Principal / Mistura Fina / MISTURA FINA: Sessões da Câmara voltam a ser realizadas presencialmente

MISTURA FINA: Sessões da Câmara voltam a ser realizadas presencialmente

Suspensas desde o final do mês de março, as sessões ordinárias do Legislativo de Taquari  voltaram a ser realizadas. O encontro ocorreu no fim da tarde da última terça-feira, sem a presença do público, apenas de parte dos funcionários da Casa e imprensa.
As mesas dos vereadores também foram mudadas. O presidente da Casa, Leandro Mariante (PT), e o secretário Ramon (PT) compuseram a mesa diretora. Pastora Mara (PSDB) ficou ao centro do plenário. Já as bancadas de Marquinho (PSDB) e Tio Nei (PP) foram  colocadas na plateia. A tribuna não foi utilizada  e cada vereador se pronunciou de sua mesa.
Leandro Mariante disse que o retorno dos encontros segue as orientações das bandeiras adotadas pelo Estado e acompanha o retorno do atendimento ao público na Prefeitura, que ocorreu na última segunda-feira. Ramon solicitou reconsideração da ordem. “Estamos aqui com 12 pessoas. Acho que cada vereador deve responder por si e divulgar o seu trabalho. Eu estou fazendo a minha parte e não me sinto confortável em voltar às reuniões presenciais”, disse. Mariante informou que também ouviu outras considerações dos vereadores, mas voltou a frisar a retomada dos serviços que vêm ocorrendo gradualmente, salientando que o retorno não é definitivo, podendo mudar  de acordo com  as bandeiras adotadas pelo Estado. “Vamos avaliando conforme a demanda. Mas vejo escolas se programando para voltar, a Univates retomou as aulas nesta semana, Prefeitura voltou, e temos muitas demandas”, considerou, falando que há cerca de  15 obras em andamento no município que precisam ser acompanhadas pelos vereadores, que têm o dever da fiscalização.
No encontro, não foram apreciados projetos de lei. Os vereadores aprovaram apenas uma Moção de Aplausos aos profissionais da saúde e quatro requerimentos, sendo dois deles sobre a Corsan. Leandro Mariante solicitou lista de ruas que receberam reparos da companhia, material utilizado e valor gasto. Pastora Mara pediu uma averiguação sobre a água fornecida ao Rincão São José, tendo em vista que os moradores estão reclamando do gosto e acreditam que seja necessária limpeza na caixa d’água.

Retorno dos encontros foi avisado com 8h de antecedência

Por volta das 9h da terça-feira, os vereadores foram avisados, no grupo da votação por WhatsApp, de que os encontros retornariam a ser presenciais. Quatro acabaram não comparecendo.Clóvis Bavaresco (PP) foi um deles. Antes da sessão, ele já havia avisado à direção da casa  que estava em consulta médica em Porto Alegre e não conseguiria chegar a tempo. O  Mistura Fina procurou os demais ausentes. Zé Harry (PDT) disse que não foi ao encontro por estar gripado, mas que não apresenta os sintomas da Covid-19. O jornal não conseguiu contato telefônico com Ademir Fagundes (PDT) e Vânius Nogueira (PDT), e eles não responderam às mensagens no WhatsApp até o fechamento desta edição.

Um ano depois, Beira do Rio recebe manutenção novamente

MIASTURA - Ponte Consertada 02A Prefeitura cedeu, temporariamente, à queda de braço com o Governo do Estado em relação à manutenção da estrada da Beira do Rio. Depois de ter sido ateado fogo, na última semana, em uma das pontes da localidade, que estava em péssimas condições, a secretaria municipal de Obras realiza as melhorias necessárias na travessia e estrada.
A última manutenção feita na região  foi em abril de 2019, pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagens (Daer). O Estado havia feito acordo com a Prefeitura, em 2017, para a retomada da manutenção da Beira do Rio. Na época, foi dito que a estrada era de âmbito estadual. Depois de abril do ano passado, o Daer não realizou mais melhorias na localidade e passou a alegar que a via não era de sua responsabilidade. A Prefeitura discordou e, em março deste ano, ingressou com ação judicial, cobrando do Estado a manutenção da região.
Sem qualquer serviço nas estradas e pontes, a comunidade revoltou –se  com a situação e ateou fogo em uma das pontes, que já apresentava enorme buracos. O incêndio agravou ainda mais a situação, e foi preciso interditar a ponte. O trânsito estava sendo desviado por uma travessia entre propriedades rurais.
Nesta semana, a secretaria municipal de Obras trabalhou nos reparos necessários na ponte e estrada. “A via é de responsabilidade do Daer, mas com a situação, a administração municipal está realizando os reparos. Foi retirado o madeiramento velho e a secretaria de Obras iniciou a colocação de pranchões para liberar o trafego no local”, informou o prefeito Maneco, através de sua assessoria de imprensa. A administração municipal também destacou que o ato de incendiar a ponte foi uma ação criminosa.
A questão judicial entre Prefeitura e Daer sobre a responsabilidade da manutenção segue em andamento.

Câmara online

A Câmara de Vereadores de Taquari agora conta com página no Facebook. A rede social é utilizada para publicar avisos e transmitir sessões e reuniões que ocorrem na Casa.

Saiu do ninho, mas ficou no galho

O vereador Tio Nei, filiado ao progressista desde abril, aproveitou o retorno da sessão para falar sobre sua saída do PSDB. “Já devia ter trocado na outra gestão, porque eu sou do bem e quero o bem da nossa cidade. Vou continuar concorrendo a vereador, quem vai me julgar é o povo”, disse.
Tio Nei teve problemas com o presidente do PSDB, João Batista, e outros integrantes do partido sobre sua posição na Casa. A situação se complicou após, no início desta legislatura, em 2017, o vereador firmar acordo com colegas que compõem a base do governo Maneco para a eleição da mesa diretora. Tio Nei disse que continuará ao lado da administração municipal quando achar que deve. “O que eu achar errado, vou  criticar, mas é o momento de falarmos bem, de nós elogiarmos, até porque, para Taquari, a nossa comunidade não tem do que se queixar da atual administração. Vemos ruas asfaltadas, tudo que está sendo feito e eu seria hipócrita se falasse que está sendo mal administrada”, opinou.
A sigla escolhida por Tio Nei ainda representa oposição ao atual governo, mas já esteve ao lado do partido do vice-prefeito, André Brito (PDT), em eleições passadas. Já nos últimos dois pleitos, PP e PSDB formaram coligação. “Eu saí do ninho, mas fiquei no galho”, concluiu o vereador.

Mais pavimentações

A Prefeitura segue realizando obras de pavimentação e recapeamento asfáltico previstas em contrato de R$ 5,8 milhões, assinado no início deste mês. Nesta semana, foram realizados trabalhos nas ruas Santo Antônio, Albino Pinto, Ceci Leite Costa, Major Viana, José Antero Siqueira, avenida Açorianos e vias do bairro Praia. O contrato prevê melhorias em 46 vias em diversos bairros do município, mas serão executadas  por etapas, conforme a disponibilidade de recursos.

Além disso, verifique

MISTURA FINA: MP arquiva inquérito que investigava denúncias contra o presidente do Legislativo

Em julho deste ano, o vereador Felipe Reis (Podemos) fez denúncias ao Ministério Público contra ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ