Principal / Geral / Situação fica ainda mais complicada na Beira do Rio

Situação fica ainda mais complicada na Beira do Rio

As más condições de tráfego na Beira do Rio e a revolta dos moradores sobre a negligência do poder público com a manutenção da localidade levaram a mais um triste episódio neste final de semana. Foi ateado fogo em uma ponte que já estava em péssimas condições. Formaram-se dois buracos de cerca de dois metros, que impossibilitam a travessia. O local foi interditado.

A ponte está situada logo nos primeiros quilômetros da estrada principal da região, que faz a divisa entre Taquari e Bom Retiro do Sul. Além de centenas de moradores, a estrada é muito utilizada para escoamento da produção da localidade, uma das mais significativas do município, principalmente na cultura do arroz e milho. Agora, para transitar pelo local, é preciso usar um desvio, por dentro de propriedades rurais, em uma ponte que já era utilizada pelos produtores. A travessia foi reformada pela Prefeitura, com material doado pelo produtor Paulo Sebastião Lopes das Neves, de 53 anos, que, na última quarta-feira, conversou com O Fato. “A gente fez para passar as máquinas, se não fizesse, ninguém mais passava, nem eu conseguia tirar minha produção. A única saída que tem agora é passar por lá, mas eu acredito que não vá danificar”, considerou.
A moradora Jair Saldanha Oliveira, 46 anos, relatou que a situação está complicada. “Taquari está perdendo mais da metade dos clientes da Beira do Rio, porque nós estamos indo tudo para Bom Retiro”, contou.

Abandono do poder público

A estrada da Beira do Rio e as duas pontes da região recebiam manutenção da Prefeitura até 2017, quando o Departamento Autônomo de Estrada de Rodagens (Daer), ligado ao Governo Estadual, fez reunião com a administração municipal para assumir novamente os trabalhos na via. Na época, foi divulgado que a estrada era de domínio estadual.
A última manutenção realizada pelo Daer no local foi em abril de 2019, quando O Fato fotografou o trabalho com maquinário do departamento. Depois disso, Daer e Prefeitura entraram em discussão sobre a quem pertencia a responsabilidade da manutenção. Em matérias já divulgadas pelo jornal, Prefeitura e Daer negam a responsabilidade sobre o serviço. Em março, a administração municipal ingressou com ação judicial contra o Governo do Estado, exigindo que o departamento faça a manutenção da via.

Daer quer que a Prefeitura faça as manutenções necessárias

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagens (Daer) disse que não vê empecilho no fato de a Prefeitura realizar a manutenção no trecho, pois ele está dentro da área do município, que já fazia os reparos. “O Departamento, aliás, enfatiza que tem autorizado e firmado parcerias com municípios para atuação em rodovias municipais e estaduais por períodos determinados. No momento, não há previsão de serviços nesse trecho”, informou a autarquia. O jornal questionou ainda se, mesmo diante da situação emergencial, a manutenção não seria realizada, mas o departamento não respondeu.

Administração municipal diz que via é do estado, mas fará os reparos emergenciais

A Prefeitura informou que interditou o local para segurança no trânsito e fará os reparos necessários. O material para a obra deve chegar até hoje, e os trabalhos serão iniciados em seguida. “Vale ressaltar que o ato de atear fogo é uma ação criminosa, prejudicando a todos. Também é importante destacar que a responsabilidade da via é do Daer, autarquia do Governo do Estado. Inclusive, o próprio jornal noticiou o Daer fazendo a manutenção da estrada, em meados de abril de 2019. A administração municipal segue buscando uma alternativa e cobrando melhorias na estrada, para não prejudicar a população”, disse a Prefeitura.

Além disso, verifique

Missão Municipalista chega em Taquari para reunir gestores da Amcserra, Amvarp e Amvat

A Famurs segue percorrendo o Rio Grande do Sul com a “Missão Municipalista: valorizando a ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ