Principal / Segurança / “A Brigada Militar nunca vai ser omissa”

“A Brigada Militar nunca vai ser omissa”

Na última quarta-feira, completaram-se seis meses da chegada do novo comandante da Brigada Militar de Taquari. Em entrevista a O Fato, Fábio Bilhar destacou os objetivos da corporação, de proximidade com a população e de combate à criminalidade, com a constituição da Patrulha Tático Móvel (Patamo). O Capitão também falou sobre as características e os principais crimes e infrações de trânsito que ocorrem no município.

Furtos e tráfico de drogas

Fábio relatou que a população de Taquari, em sua absoluta maioria, é formada por pessoas trabalhadoras, respeitosas, ordeiras e pacíficas, mas que há alguns problemas pontuais ainda sanáveis, por se tratar de uma cidade de médio porte. Os principais crimes são os furtos, em número considerado alto pela BM se comparado com a população do município. Segundo o Capitão, o objetivo da maioria desses crimes é a troca de mercadorias por drogas. “Temos trabalhado no sentido de combater o tráfico de drogas, porque tem todo um reflexo positivo na cidade. Quando se combate o tráfico, se combate o receptor de mercadorias furtadas e, por  consequência,   desestimula o furto”, relatou.
Para enfrentar o tráfico de drogas, a Brigada Militar tem trabalhado forte no setor de inteligência, contando com apoio da comunidade através de denúncias sigilosas no WhatsApp (51 99849-0417) e constituiu a Patrulha Tático Móvel (Patamo). “É uma novidade na cidade, com ações específicas, pessoal treinado e orientado a trabalhar com ênfase no tráfico de drogas.” A equipe tem logrado êxito nas operações. Nas últimas duas semanas, O Fato noticiou prisões efetuadas pela BM de Taquari, uma delas após troca de tiros no Rincão São José e outra de um casal no bairro São João.

IPVA vencido e infrações de trânsito

A Brigada Militar tem intensificado o número de blitze no município e, segundo o Capitão, há muitas situações de IPVA vencido, inclusive casos de 15 anos de pagamento atrasado. Em matérias já veiculadas em O Fato, a Receita Estadual divulgou que Taquari liderava o ranking, entre 37 municípios do Vale, de veículos com o imposto vencido, com mias de 10% da frota. Segundo a BM, nas abordagens também são encontrados motoristas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou cinto de segurança e veículos com características adulteradas, como canos de motocicletas. “Temos feito um trabalho intenso para que a população se conscientize. Estamos notando uma melhora neste sentido. A população está buscando regularizar seus veículos. Antes recolhíamos cinco, seis carros por dia. Hoje, estamos recolhendo um ou dois”, informou.

Efetivo

A defasagem do efetivo da Brigada Militar é um problema antigo do município e de outras cidades do estado. Em Taquari, mesmo sem a chegada de novos policiais, através de reestruturação interna, a corporação conseguiu colocar mais efetivo nas ruas. “A Brigada Militar nunca vai ser omissa. Nós buscamos fazer o máximo possível para prestar um bom serviço à população”, ressaltou o capitão.
A reestruturação objetivou aumentar o patrulhamento e fiscalização, proporcionando também maior sensação de segurança à população. “É uma forma preventiva, porque coíbe a execução de crimes. Temos conseguido bons resultados em relação a isso. A curva de delitos em Taquari está em queda”, considerou. Entre os crimes que tiveram redução significativa, estão os assaltos. Segundo o Capitão, desde sua chegada a Taquari, apenas um roubo foi registrado, no final de 2019, em um minimercado, e os autores foram presos pela BM.
Além do aumento do patrulhamento, o comandante atribui a redução à instalação das câmeras de videomonitoramento, que inibem a criminalidade e auxiliam na resolução de delitos, e ao empenho dos policiais. “Ninguém faz nada sozinho. Eu credito muito os bons resultados à qualidade do efetivo que temos aqui. Os policiais militares de Taquari são absolutamente vocacionados e comprometidos em dar segurança à população”, relatou.

Enfrentamento à pandemia

Boa parte do trabalho da Brigada Militar nos últimos dois meses tem se relacionado ao enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Além de fiscalizar as questões do trânsito, como a proibição de estacionamento em vias do Centro, a corporação tem acompanhado os fiscais municipais em vistorias em estabelecimentos comerciais. “A BM tem atuado no sentido de orientar as pessoas da necessidade do cumprimento de decretos municipais. Temos tratado cada situação de forma pontual e primando pelo diálogo. Na maioria dos casos, temos conseguido, na base da conversa, contornar as situações que se apresentam.” A corporação também tem participado de reuniões com a Prefeitura e CDL para tratar das medidas de enfrentamento à Covid-19.

Engajamento com a comunidade

A BM está realizando campanha de recolhimento de agasalhos para distribuir em comunidades carentes. O material pode ser entregue no quartel até a próxima semana e será entregue pelos policiais, nas viaturas, em áreas de maior vulnerabilidade social. Além dessa, a corporação realiza a campanha Um Sonho de Natal, que teve sua primeira edição em 2019, quando foram entregues mais de 500 presentes a crianças do município.
As ações sociais visam a não só auxiliar a comunidade com doações, mas aproximá-la dos policiais. “Para que quebre essa ideia de que a Brigada é repressora. Nós temos esse caráter fiscalizador, mas somos o braço amigo da comunidade. Nós buscamos o melhor para nossa comunidade, em todos os sentidos. E essas ações cívico-sociais vêm ao encontro disso”. As viaturas também são utilizadas nas atividades buscando a aproximação com as crianças. “A criançada adora, nos abana na rua quando estamos em patrulhamento. Essa relação é importante. Podemos conseguir afastar uma criança da criminalidade no futuro”, disse.

Construção do novo prédio da BM deve iniciar nas próximas semanas

POLICIAL - Projeto Quartel BM 01Até o final de 2020, a Brigada Militar de Taquari deve estar em prédio próprio, construído pela empresa Marozal Logística, de Triunfo, com apoio da Prefeitura de Taquari. O novo quartel ficará próximo de onde está hoje, na rua Sete de Setembro, na região do supermercado Dia e do prédio que é construído para o Sicredi.
Segundo informações do comandante da BM, Capitão Fábio Bilhar, está em trâmites finais a licença para início da construção, que deve ser concedida pela Prefeitura. A obra deve iniciar assim que sair a autorização e será realizada mesmo durante a pandemia, já que o setor da construção civil não está com atividades paralisadas. A estimativa de conclusão é de seis meses.
O prédio terá cerca de 500 metros quadrados e características que remetem à cultura açoriana. “Vai ser um ganho na prestação de serviço para a comunidade e que atende nossas necessidades. Um prédio amplo, com auditório, sala de reuniões, espaço adequado para receber a comunidade. Um prédio realmente construído para ser um quartel, de referência para a Brigada Militar em nível estadual”, considerou o capitão.
A Brigada Militar de Taquari nunca teve prédio próprio. Nos últimos anos, a corporação está instalada em prédio alugado, no final da rua Sete de Setembro.

Além disso, verifique

BM prende rapaz por porte ilegal de arma de fogo, no Passo da Aldeia

Um jovem, de 19 anos, foi preso pela Brigada Militar (BM) por porte ilegal de ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ