Principal / Região / FAZENDA VILANOVA: Sessão do Legislativo é adiada em nova tentativa de votar projeto de lei dos servidores

FAZENDA VILANOVA: Sessão do Legislativo é adiada em nova tentativa de votar projeto de lei dos servidores

O projeto de lei que altera artigos do Regime Jurídico Único dos Servidores estava previsto para ser votado na tarde da quarta-feira, 14 de abril. Esta é a segunda vez em menos de 10 dias que os vereadores se reúnem para apreciar a matéria. O projeto de lei começou a ser debatido na semana passada, logo que foi enviado ao Legislativo, na segunda-feira, 6 de abril. O texto prevê o fracionamento das férias dos servidores, entre eles, o magistério, e a suspensão dos contratos emergenciais.
Na terça-feira, 7 de abril, primeiro dia marcado para a votação, um grupo de professores esteve na Câmara de Vereadores e justificou que gostaria que os alunos seguissem em aula a distância, como vem ocorrendo na rede estadual de ensino e em municípios vizinhos ,  e que o período de isolamento social não fosse considerado férias.  No entanto, a sessão foi adiada porque o Executivo não enviou o projeto de lei na forma física (impressa), como deve fazer para entrar em votação. A matéria foi enviada por e-mail e ganhou repercussão após vídeos do vereador Leo Mota (atualmente no PDT) na rede social.
O projeto de lei em debate diz que, em decorrência do estado de calamidade pública em Fazenda Vilanova, a concessão das férias será notificada, por escrito, ao servidor, inclusive membros do magistério, com antecedência de, no mínimo, 48 horas e que, para os servidores membros do magistério, no interesse da administração, será o gozo das férias fracionado em até três períodos, não podendo nenhum ser inferior a 10 dias corridos  , e o pagamento da remuneração de férias será realizado em até cinco dias úteis após o início das mesmas. O projeto de lei também diz que  poderá o Município suspender os contratos administrativos temporários, de caráter emergencial, sem nenhum ônus para o Município. A suspensão do contrato administrativo acarretará na interrupção da remuneração ao contratado e pagamento de qualquer parcela indenizatória, assegurada a manutenção do vínculo empregatício. Conforme a exposição de motivos do projeto de lei, a administração  entende que a recuperação do período em que as aulas estão suspensas deve ser realizada de forma presencial.
A sessão foi remarcada para a quarta-feira, 15 de abril, e um novo grupo de professores esteve na Câmara, justificando que teme que os contratados sejam dispensados e que entrem novos profissionais, o que afetaria o vínculo dos alunos com o professor. “Estamos pleiteando para que não ocorra o rompimento total dos contratados, se não  terá que fazer novo processo de contratação e a perda vai ser maior”, justificou um professor que preferiu não se identificar.

Emenda retira texto sobre as férias

Nesta semana, o vereador Leo Mota entraria com uma emenda retirando um dos artigos do projeto de lei, o que trata do fracionamento das férias. Todos os vereadores estavam presentes para a realização da sessão extraordinária, porém, na hora de iniciar, o presidente Álvaro Brandão (atualmente no PDT) anunciou a suspensão. Ao jornal O Fato ele justificou que aguardaria a decisão do governador Eduardo Leite quanto ao funcionamento das escolas, que deveria ser anunciada naquela tarde. “Segunda-feira voltará a sessão normal. Acredito que será votado na próxima sessão”, disse Brandão. Quanto à emenda apresentada, Mota disse “Não vou retirar a emenda, vota a favor ou contrário quem quiser”.

Matéria dividiu o Legislativo

O assunto dividiu os vereadores. A oposição, formada por Leo Mota, Álvaro, Dilceu Silva e Marcos Adriano Lerner, todos do PDT, e a situação, por Sérgio Cenci, Marcos Roberto, o Codécio, João Fernandes, todos do PP,  e Luís Carlos Brito (MDB) disputam o apoio de Edevaldo Borges (PTB).

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ