Principal / Geral / Taquari mobiliza-se no combate ao coronavírus

Taquari mobiliza-se no combate ao coronavírus

CORONAVÍRUS - Ruas Vazias 05A corrida para evitar a propagação do vírus que vem assustando o mundo mobilizou o Executivo e as equipes de saúde de diversos municípios, e em Taquari não foi diferente. Polícia Civil e Brigada Militar estão colaborando com as ações. Desde a quinta-feira, 19, foram emitidos quatro decretos restringindo serviços. No primeiro deles, o prefeito Declara Estado de Calamidade Pública, seguindo a mesma medida que o governador do Estado, Eduardo Leite adotou no dia 19, pela manhã.
O uso de espaços públicos, inclusive da Lagoa Armênia, principal cartão postal da cidade, também está proibido e ,para impedir a aglomeração, a internet  wifi foi desligada no meio da semana. Outra medida adotada pela Prefeitura foi a colocação de um carro de som nas ruas, no final de semana, alertando para a gravidade da situação e a necessidade do isolamento social.
Na manhã da segunda-feira, 23 de março, a principal rua comercial de Taquari em nada lembrava que era o primeiro dia da semana. O movimento que se via estava apenas em frente às farmácias, com as poucas pessoas aguardando para entrar e nas agências bancárias. Assim transcorreu ao longo da semana. As calçadas vazias e o silêncio nas ruas, para o cozinheiro Jones Rosa da Silva, 45 anos, é assustador. “Parece zona de guerra, só se vê isso em filme, mas é necessário. Se alguém tiver infectado e em contato com os demais?”.
CORONAVÍRUS - Atendimento Farmácia 01Com o decreto municipal, no comércio, apenas os serviços essenciais, como farmácias, e, no ramo da alimentação, restaurantes, ao meio-dia, e mercados podem funcionar e ficar abertos até às 20horas.  Após, apenas com serviço de tele-entrega. Todas as medidas de segurança devem ser tomadas, como higienização frequente, redução em 50% da capacidade de atendimento, mantendo a distância entre as mesas. A aproximação dos balcões de atendimento, como nas farmácias e padarias, está limitado através de fitas para preservar a distância mínima do balconista.
“A prefeitura está dando um exemplo de como se deve agir, como tem que se prevenir. A parte do governo está sendo muito bem assistida. O problema maior são as pessoas. Muitas ainda não se conscientizaram da gravidade da situação e do quão importante é cada uma fazer apenas a sua parte. Não é porque ainda não temos infectados que o vírus não existe. A economia vai sofrer um baque grande, vejo pelo movimento aqui, pela adaptação que estamos fazendo, a tendência é que eu demita funcionários, se não houver uma reversão logo. Não faço parte do grupo de risco, mas tenho meus pais, avós, filhos, então estou tentando fazer de tudo pra evitar com que essas pessoas não sejam contaminadas. Se na Itália não tem estrutura para atender à população, imagina aqui no Brasil”, diz o empresário do ramo da alimentação, Vinícius Lopes de Castro.
Antes mesmo do decreto municipal restringindo a abertura do comércio, na tarde da quarta-feira, 18, havia loja anunciando o fechamento por tempo indeterminado. Diretores da rede Prata decidiram pela quarentena nas 15 unidades do Estado. “Como disse nosso diretor, temos que cuidar da gente para quando reabrir que seja com todos bem, com saúde e nenhuma perda. Temos grávidas na rede, vendedores e gerentes com mais de 60 anos. Decidiu-se que todo o mundo ia ficar em casa, lojistas, diretoria e marketing. Temos que cuidar agora para não ser pior depois. Pensamos nos clientes também e para os colaboradores cuidarem das suas famílias em casa, como está acontecendo”, explicou a gerente da unidade de Taquari, Daniela Bittencourt Mendes.

Higienização foi feita nos espaços públicos

GERAL - Limpeza das Ruas 01 AServidores do setor de Limpeza Urbana da secretaria de Obras, divididos em duas equipes, realizaram o trabalho de higienização dos espaços públicos, como Lagoa Armênia e estação rodoviária, postos de saúde e praças, nesta semana. Eles percorreram diversos bairros, utilizando um caminhão contratado. Segundo a coordenadora do setor, Cleonice Almeida, foram 150 litros de hipoclorito de sódio. Uma parte foi doada por empresas e o setor aguarda novas iniciativas por outras.
Ela destaca a valorização que recebeu do trabalho. “Descemos a Rua 7 (no Centro) e recebemos aplausos. Como a gente se sente orgulhosa de poder estar fazendo um pouco para ajudar. Isso é gratificante para quem tá aqui. Muitos queriam estar em casa, mas alguém tem que estar na linha de frente”, diz.

Cerca de 50 autuações para cumprimento do decreto

CORONAVÍRUS - Interdição Estabelecimentos 02A semana foi de muito trabalho para os fiscais da prefeitura. As primeiras medidas para evitar aglomeração passaram a valer na sexta-feira, 20 de março. A ordem era para o comércio reduzir o número de clientes, observando uma distância mínima entre as pessoas e reforçar as medidas de higiene para evitar uma possível propagação do coronavírus.
Fiscais da Prefeitura foram às ruas para acompanhar a situação, junto à Brigada Militar. A Polícia civil se somou no decorrer na semana. Na manhã da sexta-feira, a fiscalização e BM interditaram um dos maiores supermercados de Taquari, pelo descumprimento do decreto. No entanto, poucas horas depois, o estabelecimento, atendendo às determinações, pôde reabrir. Um funcionário tem permanecido na porta ,controlando o número de clientes que podem entrar a cada vez.
Como as pessoas seguiam se reunindo em outros pontos, o prefeito editou um decreto mais restritivo, na noite do sábado, fechando bares, todo o comércio de artigos considerados não essenciais e limitando o atendimento em restaurantes. O atendimento das lojas pode ocorrer através de aplicativo ou rede social e com tele-entrega. No dia seguinte, dezenas de bares foram fechados. Em um dos casos, o proprietário de um bar, na Borges de Medeiros, foi conduzido ao quartel da Brigada Militar por estar em pleno funcionamento, com clientes, infringindo o Decreto Municipal destinado a impedir propagação do vírus Covid-19. O estabelecimento foi lacrado pela Prefeitura Municipal e o proprietário conduzido para confecção do Termo Circunstanciado, por infringir determinação do poder público, destinada a impedir propagação de doença contagiosa.
Na manhã da segunda-feira, primeiro dia de vigência do decreto que fechou o comércio, algumas lojas também foram interditadas. Conforme levantamento da Prefeitura, foram em torno de 100 notificações, quando o proprietário recebe as orientações, e cerca de 50 autuações.
O trabalho de orientação continua a ser realizado. O comando da Brigada Militar convocou todos os seus integrantes que estavam em férias para retornar, assim como todos os que estavam afastados. “Vamos agir, dentro da legalidade, apoiando a prefeitura, orientando as pessoas, mas, se for necessário, iremos prender quem contrariar o decreto”, afirmou o capitão Fábio Bilhar.
A Polícia Civil também está atuando. “Foram realizadas ações no município, junto com a fiscalização municipal”, disse a delegada Betina Martins Caumo.

Taquari tem um caso suspeito de Covid-19 com internação

CORONAVÍRUS - Hospital 02Taquari tem um caso suspeito de contaminação por coronavírus. A notícia foi dada pelo prefeito Maneco, na manhã do sábado, via rede social. Segundo a Prefeitura, trata-se de uma mulher de 83 anos, moradora do Rincão.
Devido à condição do caso, ela está internada, em isolamento, no Hospital São José. Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, o estado de saúde da mulher é estável. Foi coletado material para análise da causa, se é por Covid-19, e encaminhado ao Laboratório Central (Lacen), em Porto Alegre, na manhã da segunda-feira. O prazo para o resultado é de cinco dias.
O prefeito Maneco diz ainda que não há, neste momento, como saber se a possível contaminação teria ocorrido através do contato com alguém portador do vírus, e que o médico que a atendeu identificou os sintomas semelhantes ao de coronavírus, indicando o isolamento. Outras duas pessoas gripadas, mas sem agravamento, estão fazendo o tratamento em casa. Elas não tiveram material coletado para o teste, que deverá ocorrer apenas com os hospitalizados.
O primeiro caso suspeito de Covid-19 de Taquari foi descartado, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura. Na segunda-feira, 16 de março, um servidor da Secretaria Municipal da Saúde teria feito o teste, cujo resultado chegou na última segunda-feira.

Vale do Taquari tem nove casos confirmados

O Ministério da Saúde divulgou, ontem, que o Brasil tinha 2.915 casos confirmados desde 26 de fevereiro, com 77 óbitos. No Rio Grande do Sul, foram notificados 2.958 casos, com 190 confirmados, 1015 descartados e 258 suspeitos que seguem em investigação para COVID-19. Estavam em análise para classificação 968 notificações. Conforme boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde, entre os casos confirmados, 72 (38%) são do sexo feminino e 118 (62%) do sexo masculino. A faixa etária com maior número de casos é a dos 50 aos 69 anos, com 72 casos (38%). O primeiro óbito por COVID-19 no Rio Grande do Sul ocorreu na terça-feira, de paciente residente em Porto Alegre, do sexo feminino, com 82 anos de idade. Foram confirmados casos em 43 municípios do estado, sendo que , no Vale do Taquari, até a tarde da quarta-feira, havia cinco casos confirmados em Lajeado, um em Estrela, dois em Anta Gorda e um em Cruzeiro do Sul. Tabaí tinha três casos suspeitos, mas foram descartados nesta semana.

O que é permitido com o decreto de restrição de atendimentos

O decreto de estado de calamidade pública editado pelo governo municipal há uma semana limitou uma série de atividades no comércio e prestação de serviços. Depois disso, outros três documentos mais restritivos foram publicados. Segundo o prefeito, ainda não há prazo para a situação normalizar, o que ocorrerá quando os governos Federal e Estadual revogarem os decretos de estado de calamidade pública. “Taquari será o primeiro a cumprir”, afirmou na rede social nesta semana.
Apenas serviços considerados essenciais estão em atividade, como lotéricas, bancos, e do ramo de alimentação. Nas padarias , não será permitido consumir no local.
Os espaços públicos estão interditados e o uso de praças e playgorunds não é permitido. Mesmo assim, muitas pessoas seguiam no final de semana levando os filhos. A situação chamou a atenção da dona de casa Marjana Nunes, 27 anos, que está bastante preocupada com o momento atual. “Taquari está bem ciente, prevenindo e avisando bem o pessoal. Em outros locais que tenho contato, não há uma campanha bem forte e tão explicativa com o pessoal como aqui. Não sabemos quem pode ser um transmissor (do vírus) já que muitas pessoas podem estar com corona e não apresentar sintomas”, justifica Marjana.
As atividades não citadas no decreto podem seguir trabalhando, porém, como todos os demais serviços, devem redobrar os cuidados de higiene, reduzir a capacidade de atendimento em 50% e manter as pessoas afastadas. Além disso, disponibilizar álcool em gel para os clientes. Há ainda limites para a aquisição de bens de saúde, higiene e alimentação, evitando, sempre que possível, o esvaziamento do estoque de produtos. O atendimento nas lojas pode ser feito por agendamento.

ESCOLAS
Está vedado o funcionamento das escolas em geral, tanto de educação infantil (creches e pré-escolas), como de ensino fundamental, de ensino médio, de idiomas, cursos Profissionalizantes, cursos universitários, dentre outros do mesmo segmento. As escolas da rede de ensino público encerram as atividades na quarta-feira, 18, e as da rede privada na terça-feira, 17 de março. Não é permitido ainda o funcionamento de brinquedotecas, espaços kids, playgrounds e espaços de jogos.

LAZER
Casas noturnas, de eventos, clubes , sedes sociais que promovem eventos e festividades com aglomerações de pessoas estão proibidos de abrir, assim como a realização de eventos e de reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, ainda que em ar livre, de festas, bailes, casamentos, aniversários, formaturas ou outros.

ESPORTE
O funcionamento de academias, centros de treinamento, centros de ginástica e clubes sociais, independentemente da aglomeração de pessoas, está vedado.

RELIGIÃO
A assessoria de imprensa da prefeitura informou, n início da tarde de ontem, que segue proibido qualquer tipo de missa, culto ou atividade religiosa.

TRANSPORTE
Serviços de transporte coletivo de passageiros funcionam com a lotação limitada a 50% da capacidade fixada.  Os veículos de transporte individual de passageiros, táxis, deverão circular apenas com as janelas abertas.
O serviço de travessia da balsa Taquari/General Câmara  funciona entre às 7h e 19h nos horários de costume. São apenas duas travessias pela parte da manhã e duas pela parte da tarde, salvo a necessidade de travessia de emergência em nome da saúde pública. Em cada travessia , deverá ser observada lotação equivalente a 50% da capacidade máxima. Durante a travessia, o motorista e os passageiros deverão permanecer dentro dos veículos como forma de controle da aglomeração de pessoas.

BANCOS
Agências bancárias, lotéricas, dos Correios, terminais de autoatendimento estão realizando o atendimento com portas fechadas, com equipes reduzidas em 50% e com restrição do número de clientes, na proporção de um cliente para cada funcionário, como forma de controle da aglomeração de pessoas.  Os terminais de autoatendimento precisam observar as mesmas regras de higienização aplicadas às agências bancárias, de responsabilidade tanto da instituição financeira quanto do estabelecimento onde está localizado.
As agências lotéricas só poderão prestar os serviços de pagamento e recebimento de contas, sendo vedada a realização de aposta. A agência dos Correios de Taquari não está abrindo.

VELÓRIOS
Está limitado o acesso de 10 pessoas a velórios, com duração máxima de quatro horas, devendo a cerimônia ocorrer das 8h às 18 h. Quando a causa morte se der em razão da contaminação do COVID-19 , deverá ser realizado o sepultamento ou cremação direto, ficando proibida a realização de velório.

PRESTADORES DE SERVIÇOS
Prestadores de serviços, como clínicas médicas, manicures, cabeleireiros, pedreiros, pintores, mecânicos podem seguir trabalhando, observando as medidas de prevenção, entre elas, evitar a aglomeração de pessoas.

ÓRGÃOS PÚBLICOS
O atendimento ao público na Prefeitura, assim como Correios, Corsan, centros ligados ao Detran e cartórios está suspenso por tempo indeterminado. Em muitos deles, apenas serviços internos são realizados.

SAÚDE PÚBLICA
Seguem o transporte da Saúde para hemodiálise, quimioterapia e tratamentos contínuos; farmácia básica mantém o atendimento; consultas eletivas e agendamentos estão suspensos temporariamente; caso haja a necessidade de consulta, antes de dirigir-se ao posto de saúde, entrar em contato via telefone (whatsApp ou ligação); todos os postos estão com ‘entrada controlada’ (atendimentos via triagem); o comparecimento ao posto deve ser individual, permitindo-se acompanhantes apenas aos menores de idade e vulneráveis; medicação contínua e controlada será solicitada mediante contato telefônico (whatsapp ou ligação); procedimentos de rotina estão suspensos temporariamente, como, por exemplo, o pré-câncer, e casos de urgência serão avaliados pela equipe UBS/ESF. Gestantes devem dar continuidade ao pré-natal e, a partir do 7º mês de gestação, entrar em contato com a Unidade de Saúde Central para adiantar as consultas de rotina.

Vereadores autorizam contratação excepcional de profissionais da saúde

Em sessão extraordinária, realizada na recepção da Câmara de Vereadores na tarde da terça-feira, 24, foi autorizada a contratação emergencial de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes e auxiliares administrativos. A contratação é temporária e terá vigor enquanto perdurar o estado de calamidade pública no município. São 10 vagas de 20 horas semanais e 10 vagas para 40 horas nos cargos de médico, enfermeiro e técnico em enfermagem. Para agente administrativo, são 10 vagas com carga horária de 40 horas semanais e, para auxiliar administrativo, 10 vagas de 30 horas semanais.

Hospital São José passa por adaptação em 12 leitos

CORONAVÍRUS - Melhorias HospitalA Prefeitura começou, nesta semana, uma obra emergencial no Hospital São José. As melhorias visam a adaptar 12 leitos da instituição para isolamento. O objetivo é ter melhores condições de atender a possíveis casos do novo Coronavírus em Taquari.
Segundo o prefeito Maneco, a obra foi iniciada com recursos próprios. Uma campanha foi lançada ontem pela Prefeitura de Taquari, visando a conseguir doações com a comunidade e empresas para a realização da reforma nos leitos e equipamentos. A estimativa é de que as melhorias custem cerca de R$ 200 mil. “Os leitos serão da mesma qualidade de UTI, mas a gente não pode dizer UTI, porque para isso precisa de autorização do governo do estado, mas os equipamentos serão praticamente os mesmos”, explicou o prefeito.
Maneco também salientou que, além dos 12 leitos, os demais quartos do hospital podem ser usados em regime de isolamento, caso haja necessidade. “Mas a nossa expectativa é não precisar disso, se Deus quiser. Mas, se precisar, nós estamos preparados”, informou.
O Hospital São José também conta com uma sala de emergência, construída durante a reforma do setor, que foi inaugurada no final do ano passado. No local, há dois leitos e todos os equipamentos para atendimentos de emergência.
O hospital possui atualmente três  respiradores e mais um equipamento que necessita de conserto. O prefeito também divulgou que o tomógrafo, adquirido no início do ano, deve começar a ser instalado na próxima semana. O aparelho vem a complementar o Centro de Imagem do hospital e os exames que podem ser oferecidos pela instituição. A casa de saúde já conta com Raio X digital e aparelho de ecografia.
A Prefeitura também comprou, com recursos próprios, novos equipamentos para a instituição, que já começaram a chegar, sendo cinco camas elétricas, um cardioversor e um videolaringo.

Taquari conta com três testes para diagnóstico do Coronavírus

Os exames que detectam o Covid-19 foram encaminhados às Prefeituras pelo Governo Federal. Taquari recebeu cinco testes e já realizou dois. Um deu negativo e outro aguarda resultado. Sobraram três exames, mas, segundo o prefeito, o Governo Federal prometeu enviar novos testes na semana que vem. No entanto, a determinação do Ministério da Saúde é de que sejam realizados os exames apenas em paciente com situação grave que necessite de internação hospitalar. Para o prefeito, isto irá mascarar os índices de contaminação pelo novo coronavírus, apresentando números muito aquém da realidade.

OIW e Tknet doam dois respiradores

Nesta semana, as empresas OIW Telecom Solutions e o provedor de internet Tknet  divulgaram  a doação  de dois respiradores para  o Hospital São José. Os equipamentos já foram adquiridos e devem chegar hoje à instituição. “Não podemos deixar de fazer a nossa parte como cidadãos. Esse pensamento faz parte da nossa história empresarial e familiar”, disse um dos sócios da OIW, Roberto Ferreira.

Família Costa doou mais três respiradores

O prefeito Maneco também divulgou a aquisição de outros três respiradores, desta vez doados pela advogada Cecília de Araújo Costa, em nome da família Costa. Os equipamentos já foram adquiridos e devem chegar hoje ao hospital.

Poder Judiciário destina R$ 250 mil para equipamentos hospitalares

Parte das verbas depositadas a título de penas alternativas de prestação pecuniária ou transação penal da Comarca de Taquari     será destinada ao Hospital São José. Nesta semana, o juiz da 1° Vara, Leonardo Bofill Vanoni, deferiu o repasse de R$ 253.925,00 para a Associação Taquariense de Saúde, administradora da instituição, para a compra de diversos equipamentos hospitalares, conforme projeto apresentado pela entidade.
O recurso pôde ser destinado à entidade sem a publicação de edital, como ocorre anualmente, em função da excepcionalidade do caso, conforme é previsto em lei. Diversas reuniões entre Poder Executivo, Legislativo, Ministério Público e Judiciário foram realizadas para viabilizar o projeto aos trâmites da legislação brasileira. “Todos empreenderam esforços para viabilizar o projeto apresentado. Nunca houve causa tão importante e destinação mais adequada que esta. Trata-se de um conjunto de penalidades ou alternativas à pena de natureza pecuniária, revertendo em benefício direto da comunidade para o combate do maior inimigo do estado enfrentado neste século”, relatou o juiz em sua decisão.
A verba servirá para a compra de cinco camas elétricas, dois carros de emergência, um cardioversor, cinco bombas de infusão, cinco monitores de sinais vitais e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Segundo a administração do hospital, os equipamentos já começaram a chegar na instituição.

Renovest e comunidade fazem doações

Ontem, o hospital recebeu 200 jalecos, costurados pela equipe da Renovest, que segue trabalhando em equipamentos de proteção individual para o hospital. Também foram entregues diversos materiais de higiene e alimentação para reforçar o estoque da instituição.

Prefeitura distribui kits de higienização

CORONAVÍRUS - Kits Higienização 01A Prefeitura distribuiu 2.000 kits de higienização para a população carente do município. Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, cada kit possui dois litros de água sanitária, um detergente de louças de 500ml e um sabonete. Durante a segunda-feira, dia 23, funcionários da Prefeitura e da Câmara de Vereadores realizaram a organização do material no Ginásio de Esportes para a distribuição. Além da trabalho de assistência, a ação tem como objetivo promover o cuidado com a higiene e reforçar a importância das medidas de prevenção à pandemia.

Unidades de Saúde recebem termômetros digitais

A assessoria de imprensa da prefeitura de Taquari divulgou que 23 termômetros infravermelhos digitais foram entregues a postos de saúde, hospital e secretaria de Saúde, na tarde da quarta-feira, dia 25. O material é utilizado para medir a temperatura, evitando o contato entre o profissional e o paciente.

Campanha busca a colaboração de costureiras

A secretaria da Assistência Social está organizando uma rede de solidariedade entre costureiras e empresas de confecção do município, a fim de produzir máscaras e aventais cirúrgicos para o Hospital São José.  Segundo a assessoria de imprensa, a administração municipal encaminha o material, se for o caso, e depois recolhe as máscaras e aventais.
Quem desejar participar pode entrar em contato com a coordenadora do CREAS, Mara Kalkmam, pelo telefone 99771- 6926 ou com a gestora da Assistência Social, Marisa Fazenda, 98175-7880.

Vacina contra a gripe esgota no primeiro dia

CORONAVÍRUS - VacinhaçãoTaquari recebeu 1.300  doses da vacina contra a gripe que foram distribuídas apenas no primeiro dia. Nesta fase da campanha, apenas profissionais da saúde e idosos acima de 60 anos podem receber a dose.
A 16ª Coordenadoria Regional de Saúde diz que recebeu 17 mil doses e fez a distribuição de acordo com a estimativa populacional dos 38 municípios. Na segunda remessa enviada na quarta-feira, as doses foram aplicadas nos residentes da Comunidade Pella Bethânia, os profissionais de saúde de lá e idosos acamados.
A vacina não imuniza contra o coronavírus, mas a campanha foi antecipada pelo Governo Federal para ajudar no diagnóstico, uma vez que a contaminação pelo Covid-19 pode ser descartada. A dose da campanha, também destinada a pessoas com doenças crônicas, crianças até quatro anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) e indígenas,  imuniza contra a influenza A (H1N1 e H3N2) e B. Em Taquari, ela é aplicada em todas as unidades de saúde, inclusive as que não têm sala de vacina, como no bairro Leo Alvim Faller.
Para evitar aglomeração, as doses são dadas no lado de fora das unidades, em barracas montadas especialmente para a vacinação. Os profissionais de saúde estão atendendo usando avental e máscara.  Para manter a distância entre as pessoas, há sinalização no chão marcando onde o paciente deve ficar.
A moradora do bairro Leo Alvim Faller, Romilde Duarte, 66 anos, faz a vacina todos os anos e recebeu a dose no primeiro dia da campanha. “Vi que tinha pouca gente e aproveitei para chegar no posto”, disse. Romilde mostra-se preocupada em relação à questão do coronavírus. “A gente não sabe o que pode acontecer mais adiante”, afirmou.
O prefeito Maneco destacou na rede social, na noite da terça-feira, 23 de março, o trabalho das equipes dos postos de saúde durante a campanha de vacinação e a colaboração das pessoas que foram tomar a vacina e cumpriram as medidas de proteção.

Além disso, verifique

Missão Municipalista chega em Taquari para reunir gestores da Amcserra, Amvarp e Amvat

A Famurs segue percorrendo o Rio Grande do Sul com a “Missão Municipalista: valorizando a ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ