Principal / Variedades / Depois de trabalhar na agricultura, o desafio como empresária

Depois de trabalhar na agricultura, o desafio como empresária

A empresa Café da Sete, localizada na principal via comercial de Taquari, completa, em maio, um ano sob o comando de Alexandra Garcia Hartmann, 39 anos, e um amigo sócio.
Ela dedicou sua via à atividade agropecuária, no plantio de milho e produção de leite, na propriedade da família no Caramujo, fornecida a uma empresa da região. Também, trabalhava com a venda de erva-mate, há 10 anos. Mas vinha pensando em trocar a atividade porque se sentia cansada.  “Meu ganha-pão era o milho e o leite, chegava a ordenhar 500 litros no dia”, diz.
Paralelo a isso, estava amadurecendo a ideia de investir em uma cafeteria, mas não tinha planejado para agora. “Só que surgiu a oportunidade da noite para o dia, não foi nada planejado”, lembra.
A cafeteria e padaria localizada no Centro de Taquari tem cerca de 20 anos de atividade e estava no segundo proprietário. Quando ela recebeu a proposta para comprar, logo disse que não poderia assumir sozinha, porque é muito grande, mas que verificaria com um amigo. “Ele veio e decidimos fechar o negócio. O ponto estava fraco. Nada foi planejado, sem análise de mercado, sem nada”, conta.
Assim, há cerca de 10 meses, eles assumiram o empreendimento, fizeram investimentos no prédio, modernizando o layout do espaço; na capacitação dos funcionários e ampliou o mix de produtos tanto na cafeteria como na padaria. Alexandra, que tinha apenas uma pessoa para auxiliar na roça, passou a coordenar 21 na padaria. O número de trabalhadores quando assumiram era de 18 empregados.
Para retomar a clientela, apostou na qualidade dos produtos. “É tudo de primeira linha” e na qualificação dos funcionários. “Com cinco meses, tinha um técnico direto aqui pra mudar as receitas, dar mais qualidade, dar dicas. Todo mês tem um (funcionário) fazendo um curso”, diz. Ela destaca a importância de apostar na qualificação do empregado. “Se eu quero um produto bom e quero ser diferente, tenho que investir nos meus funcionários”.
Preocupada em oferecer um produto de qualidade ao cliente, conta que trabalhar com tantas pessoas tem sido um desafio. “É que o resultado não depende só de mim”.
Para o futuro, o objetivo é continuar fazendo as melhorias, especialmente na área da cafeteria. “Vamos seguir trabalhando, nos informando, e vai dando tudo certo”, diz.

Além disso, verifique

Uma noite deslumbrante

O Grêmio Recreativo Alvi Negro promoveu mais um Baile de Debutantes, no último sábado, 21 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ