Principal / Geral / Perdas com a estiagem chegam a 65% das lavouras de soja e milho

Perdas com a estiagem chegam a 65% das lavouras de soja e milho

Os prejuízos pela falta de chuva na região têm aumentado a cada dia em Taquari. Sem registrar desde novembro precipitação consistente e constante, os produtores têm acumulado perdas.
Em levantamento da Emater de Taquari feito em janeiro, a estimativa era de 40% de perdas. Dados atualizados nos últimos dias pela entidade apontam uma quebra de safra de acima de 65% nas lavouras de soja e milho. A secretaria da Agricultura não tem a estimativa em reais do prejuízo.
Até mesmo a produção de arroz, que é uma atividade irrigada, que não constava no levantamento inicial, está com estimativa de quebra de 20% na lavoura. A produção de arroz é a segunda maior cultura do município. A primeira é silvicultura (acácia e eucalipto). No setor do gado de corte e leiteiro, o valor é inestimável até o momento.
O coordenador da Secretaria da Agricultura, Leandro Palagi, diz que a estiagem afeta todas as regiões do interior de Taquari, causando mais danos nas áreas afastadas dos morros e do Rio Taquari. “Está tomando proporções que há anos não atingia e a escassez de água é geral. Por termos passado uns anos bons com verões chuvosos, o pessoal não se preocupou em estocar a água. Agora aconteceu em uma escala bastante assustadora”, avalia.
A previsão, conforme Palagi, é de falta de chuva forte até abril. “Se continuar este cenário, a tendência é aumentar este prejuízo. A agropecuária representa 40% do PIB do Município e a perda será proporcional à quebra”, diz.
Desde janeiro a prefeitura está, segundo o coordenador, disponibilizado uma máquina para casos emergenciais de limpeza de açudes para a água dos animais. “Agora, como a água está terminando, passamos a oferecer o caminhão-pipa para transporte de água para os animais”, conta.
Nas últimas semanas, a secretaria está recebendo cerca de 10 pedidos de abastecimento de água por dia e a prefeitura tem disponibilizado um caminhão pipa para levar água para o gado. “Pedimos que as comunidades se organizem para fazer os pedidos nas secretarias de Agricultura ou Obras para otimizarmos este serviço. O Município é muito extenso, são 40 quilômetros de distância, e isto para um trator percorrer é muito longe. Quando estamos em um local, tentamos atender ao máximo”, solicita. Ele destaca ainda a necessidade de as pessoas atendidas disponibilizarem recipientes adequados para colocarmos a água, o que a maioria não tem.
Palagi diz que para ter o Decreto de Situação de Emergência, o que pode resultar em algum auxílio para os produtores, é necessário atingir um percentual mínimo de dano na agropecuária de modo geral do município. “Taquari é muito dependente da produção de eucalipto, que não é tão afetado. Os maiores prejuízos são nas culturas de subsistência”.
Por conta a situação crítica, a secretaria não tem atendido os pedidos de máquinas para outros serviços. “Neste momento só vamos poder cumprir atividades emergenciais. Não temos estrutura para outras obras, o que requer uma programação”.

Falta água para consumo humano

A água do açude em frente à casa da moradora da margem da VRS 828, no Rincão, Andressa dos Santos Viera, 20 anos, está escasseando. O pouco que resta está sujo para o consumo do gado e do cavalo. Além disto, o poço que abastece a casa está secando. Esta é a primeira vez que ela vive esta situação nos cinco anos que mora no local. Para o consumo da família, conta com o pouco que resta. Para o consumo da casa, nas atividades domésticas, tem pego água do poço do vizinho, mas que a água não é adequada para o uso humano. “E nem tem previsão de chuva”, diz.
Em outra residência do Rincão, também na margem da rodovia, a família de João Gabriel da Silva, 16 anos, tem utilizado água da Corsan para dar aos cavalos. O açude em frente de casa, utilizado para os animais beberem, está com o nível mais baixo desde que a família foi morar na propriedade, há três anos. “A pouca água que tem no açude está com barro e não conseguem beber. Na semana passada ou retrasada que teve uma chuva, mas não mudou nada”, diz.
O agricultor da localidade de Amoras, Juarez do Couto, 50 anos, diz que perda com a estiagem é grande. Tendo como principal cultura o fumo, ele contabiliza prejuízo de cerca de R$ 12 mil, porque foram de 30% a 35% da lavoura perdidos. “O milho que plantei em agosto e setembro não colhi nada”, avalia. Ele diz que não tinha vivido uma situação de estiagem em períodos como este. “A estiagem começou em final de outubro e início de novembro, aqui tem chovido muito pouco. Muitos agricultores nem plantaram. Milho que deveria ter sido colhido até começo de fevereiro, fumo, feijão, não deu uma cozinhada. O que tá reagindo é o aipim, então acho que fome a gente não vai passar”, disse.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ