Principal / Geral / Convidados participam do primeiro passeio de Turismo Rural

Convidados participam do primeiro passeio de Turismo Rural

O passeio experimental no novo roteiro de turismo de Taquari foi realizado na última terça-feira. Cerca de 30 convidados estiveram em seis propriedades rurais do município, inclusas no itinerário Freguesia das Figueiras. Os pontos de visitação são nas localidades de Amoras, Arroio do Potreiro e Júlio de Castilhos.
A visita piloto teve o objetivo de avaliar a logística e condições do roteiro, que será inaugurado em 2020. O passeio durou cerca de 9h30 e foi guiado pelo presidente do Conselho do Turismo, Oládio Pereira, turismóloga do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Claudiana Castro, e a coordenadora municipal de Cultura, Sabrina Freitas.
Para a servidora pública, Cleonice Almeida, o roteiro destaca a natureza e belos lugares, além de boa comida típica. “Temos lugares lindos na área rural e que muitos, como eu, não tinham conhecimento. Tenho certeza que vai ser muito bom para a cidade e vai trazer muitos turistas”, opinou.
O roteiro de turismo rural está sendo planejado desde 2017 e é fruto de parceria entre Sindicato Rural, que ofertou o curso do Senar aos empreendedores, Prefeitura de Taquari, Conselho do Turismo e Emater.

Ecotrilha Morro da Cabrita

GERAL - Turismo Rural - TRILHA 1O primeiro ponto de visitação foi a propriedade de Elisete Cardoso e Régis Amaral, situada na localidade de Júlio de Castilhos. Os visitantes foram recebidos pelo casal e as filhas, Marina e Ana Júlia, ao som de gaita, entoada por Vinício Silva da Luz, de 19 anos.
No local, foi oferecida uma caminhada de cerca de dois quilômetros até o Morro da Cabrita. Em meio à natureza, os visitantes puderam descobrir o motivo do nome do morro. Uma marca na coloração das rochas remete à figura de uma cabrita. Também foi possível realizar uma trilha até uma pequena caverna nas rochas. O percurso, não muito extenso, tem nível de dificuldade moderado.
Na volta, os proprietários ofereceram degustação e venda de alimentos como pães, cucas, broas, biscoitos e sucos, produzidos pela filha do casal, a gastróloga Marina Cardoso. O proprietário Régis Eli Amaral ficou contente com a visita piloto. “Sabemos que ainda temos coisas a fazer, mas saiu tudo dentro do que a gente se programou para apresentar, estamos bem satisfeitos, com o público que veio também. É isso que queremos passar, um momento para as pessoas passearem e sentirem-se bem aqui conosco”, disse.

Atafona Martins

GERAL - Turismo Rural - ATAFONA MARTINSEm um galpão da propriedade de Tatiana Martins e João Carlos Martins, em Amoras, há praticamente um museu da produção rural do século XX. O local foi o segundo ponto de parada da excursão, que pôde conhecer maquinários como atafona e moinho de milho. Delícias feitas com massa de tapioca, polvilho e farinha de milho também foram experimentadas. Além da degustação, foram vendidos demais alimentos feitos no local.
Para o proprietário João Carlos Martins, o turismo rural será mais uma oportunidade de renda e de compartilhar com as pessoas o maquinário antigo que está guardado em seu galpão. “Essa iniciativa foi muito boa. A gente viu o valor das coisas que a gente tinha e não estavam sendo bem aproveitadas. Eu estou procurando incrementar mais, há dois meses comprei o moinho de milho e estou colocando a funcionar e agora vou buscar um engenho de cana, daqueles antigos à tração animal, que está no meio de uma roça de milho em Paverama. Eu procuro dar valor para essas coisas porque os antigos valorizavam muito isso, são relíquias”, considerou.

Cabanha Duas Figueiras

GERAL - Turismo Rural - ALMOÇO 1O almoço do roteiro turístico foi servido pela Cabanha Duas Figueiras, situada no Arroio do Potreiro, de propriedade de Noeci Labres Porn, a Cí, e Carlos Silva Porn. O local, acostumado a receber eventos de grande porte, possui um amplo salão em meio ao cenário rural.
No bufê, porco e frango assados ao molho de geleias com pimenta, arroz, feijão temperado, massa ao alho e óleo, batata doce, farofa, saladas, entre outros. O cardápio deve ser padrão em todas as visitações. Além do almoço, os visitantes puderam apreciar a tranquilidade da cabanha, que também oferece passeios a cavalo e de charrete, e conta com animais, como coelhos, entre outros.
A proprietária conta que a família estava ansiosa para que o roteiro saísse do papel. “E deu tudo certo como a gente planejava, até acima do esperado. E tudo que vem com o turismo é para engrandecer a propriedade”, relatou.

Recanto dos Piovesan

GERAL - Turismo Rural - LEO PIOVESANA chácara do casal Sirlene e Léo Piovesan, às margens da RSC-287, em Amoras, foi o quarto ponto de parada da excursão. No local, há uma grande variedade de plantas, entre árvores frutíferas, exóticas, medicinais, entre outros. Alguns dos exemplares, inclusive, estão ameaçados de extinção, como a Palmeira Juçara, natural da Mata Atlântica. Os visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre as espécies que foram adquiridas pelo casal ao longo dos anos, em diversas cidades e estados do Brasil.
Produtos da chácara, como frutos e alimentos, também foram degustados e vendidos. A proprietária, Sirlene Piovesan, está muito feliz com a propriedade inserida no roteiro de turismo rural. “Eu estou adorando, porque eu estou organizando a propriedade, primeiro para mim e para a família, depois para o turista. Tinha coisas que era para a gente ter feito 15 anos atrás e agora estamos fazendo, com este empurrãozinho. A gente adora visitas, é uma pena que é só uma hora aqui, eu queria o dia inteiro”, relatou.

Sítio da Ana

GERAL - Turismo Rural - ANA MARIANa propriedade do casal Ana Maria da Rosa e Marciliano Oliveira de Freitas, às margens da RSC-287, em Amoras, os visitantes conheceram a produção orgânica de hortaliças e morangos. Sucos, frutas, compotas e alimentos produzidos pela proprietária e suas vizinhas também puderam ser degustados e comprados.
A agricultora Ana Maria estava feliz da vida com a visita à sua propriedade. “É muito gratificante porque eu consegui deixar mais organizada a propriedade até para mim mesmo e isso já é muito importante. Eu me sinto bem faceira e quero cada vez dar o meu melhor para que a rota continue”, falou.

Cervejaria Morro Pelado

GERAL - Turismo Rural - CERVEJARIAUma cervejaria situada nas terras de Nei Antônio da Silva, também às margens da RSC-287, em Amoras, foi o último ponto de parada do roteiro. O empreendimento fica em uma casa centenária, que esteve prestes a cair, mas foi reformada pelos descendentes do proprietário em 2015. O local abriga a Cervejaria Morro Pelado, que é comandada por Alexandro Pereira da Silva, o Kinho, seu filho Thiago e o cunhado Vinícius Ely.
No local, os visitantes foram recebidos por Nei, Kinho e sua esposa Luciane Bastos. Foi possível observar as características da construção da casa, que foram preservadas pela família, a qual estima que o imóvel tenha sido construído em 1830. A excursão também pôde conhecer o processo de fabricação da cerveja, degustar e adquirir os produtos da Cervejaria Morro Pelado.
O proprietário, Alexandro Pereira da Silva, o Kinho, contou que a família pretende fazer mais melhorias na parte externa do local para agradar ainda mais os visitantes. “Para nós, está sendo uma satisfação receber os amigos e fazer parte deste roteiro turístico, que está engatinhando ainda, mas acreditamos que Taquari tem um potencial grande para isso. A gente tem um pensamento de que pode dar certo, depende da gente investir um pouco para atrair esses visitantes para nossa cidade”, contou.

Prefeito parabeniza empreendedores e organização

Durante o almoço na Cabanha Duas Figueiras, o prefeito Maneco esteve presente e aproveitou a oportunidade para parabenizar a organização do Turismo Rural e os empreendedores. “A gente sabe do grande trabalho que foi feito para, no dia de hoje, atender bem todo mundo, valorizando a nossa cidade. É um processo longo, de persistência, muito trabalho e divulgação, mas a árvore está plantada e agora só tem que crescer e gerar frutos, que serão importantes para cada um individualmente e para a cidade como um todo”, enfatizou o prefeito.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ