Principal / Geral / Novo ensino médio será implementado, neste ano, no Instituto Pereira Coruja

Novo ensino médio será implementado, neste ano, no Instituto Pereira Coruja

Os estudantes matriculados no primeiro ano do ensino médio diurno do Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja, que inicia o ano letivo em 27 de fevereiro, já serão inseridos no novo ensino médio. O educandário é uma das escolas-piloto na 3ª Região Escolar a implementarem as mudanças propostas pelo Governo Federal, que flexibiliza o currículo, proporcionando ao estudante estar mais próximo das suas expectativas.

No Pereira Coruja, no primeiro dia de aula, os alunos vão escolher qual caminho seguir. Serão montadas duas turmas na área de Tecnologia e uma, de Cidadania e eles terão que optar. Nas duas modalidades, haverá os componentes curriculares (disciplinas) da Base Comum Curricular (BCC), onde estão Artes, Educação Física, Língua Estrangeira, Literatura, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Ensino Religioso, Biologia, Física e Química, e a Parte Diversificada, formada pelos Projeto de Vida e Percurso Formativo. Este último possibilita aos estudantes aprofundar seus conhecimentos.
No entanto, a carga horária da BCC será reduzida em relação ao ensino médio em andamento, que tem 30horas-aula por semana. Serão 25 períodos de aula semanais, em cada um dos três anos do curso. No primeiro ano, serão cinco períodos voltados para o Percurso Formativo e 20 para os demais componentes curriculares da BCC. No segundo ano, passam a ser 10horas de percurso e 15horas da BCC e, no terceiro ano, serão 15horas de percurso e 10horas de BCC.
O tempo de aula também será alterado. Ao invés de cinco períodos de 50 minutos cada, passam a ser quatro aulas de 60 minutos.
O objetivo do Novo Ensino Médio é, entre outros, a preparação básica para o trabalho e a cidadania para continuar aprendendo; o aprimoramento como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico e a compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática. Um dos conceitos básicos é o protagonismo juvenil. “O foco principal está na contribuição da autonomia e protagonismo juvenil dos estudantes, nas suas potencialidades e aspirações, sendo que ao longo da sua escolarização já estará cursando Componentes Curriculares, no Ensino Fundamental, com o objetivo de preparar para melhores escolhas como Produções Interativas (para estudantes de 1ª ao 5º Ano) e Projeto de Vida (para estudantes de 6º ao 9º Ano) com continuidade do Projeto de Vida, ao longo de todo Ensino Médio”, explica a assessoria da 3ª Coordenadoria, em entrevista a O Fato, por e-mail.
A coordenadora Cássia Cristina Benini avalia como positivo o Novo Ensino Médio (ENM). “Vem para promover uma educação com equidade e qualidade, garantindo a todos os estudantes os mesmos direitos de aprendizagem, potencializando o protagonismo juvenil, a autonomia e a responsabilidade por suas escolhas, em virtude das novas demandas e complexidades da vida contemporânea”, justificou.

Escola está se preparando desde o ano passado

A implantação do Novo Ensino Médio no Instituto Pereira Coruja começou a ser preparada em 2019. Professores e a direção tiveram encontros e atividades pedagógicas ao longo do ano, utilizando mecanismos para tirar de dentro da escola a real necessidade dos alunos. Segundo o diretor da escola, André Vanderlei da Silva, foi aplicado um questionário on-line aos alunos, pais e membros da comunidade sobre a escola, abordando, entre outros, as necessidades do aluno e a relação da escola com o mercado de trabalho. Também foram realizadas oficinas com temas diferentes, dentro da proposta de flexibilização. A partir destas ações, foi feito um diagnóstico sobre quais Percursos Formativos seriam necessários. “Até pouco tempo atrás, entendia-se que o ensino médio teve um distanciamento da realidade do aluno, com muitas disciplinas teóricas e que o Novo Ensino Médio traria uma aproximação do educando com a realidade da sociedade”, diz o diretor. O material foi compilado pela secretaria estadual de Educação (Seduc), devolvido à escola, com a solicitação de inclusão de objetivos de estudos e conteúdos, novamente devolvido com as sugestões de Percursos Formativos. O de Tecnologia, conforme o diretor do instituto, abordará como utilizar o conhecimento tecnológico em benefício do cidadão, a evolução na medicina, as novas possibilidades dos meios de produção e como pode beneficiar o cidadão, estatística, construção de gráficos de entendimento e também, o uso da tecnologia da informação.
A modalidade de Cidadania, conforme André Vanderlei, abordará a aproximação dos grupos, sendo eles minorias e maiorias, cada um com suas causas e, principalmente, a necessidade de se construir o caminho do respeito e da tolerância. “Vai se trabalhar muito a formação do aluno para estar inserido no meio social que vai enfrentar ao sair da escola, o mercado de trabalho, desafios para a formação continuada dele, e não apenas a sociedade digital, que eles vivem dentro das redes sociais”, explica.
O diretor também tem boa expectativa em relação ao Novo Ensino Médio. “Estamos tentando fazer da melhor forma para extrair o que tem de melhor que seria, na realidade, se aproximar do interesse do aluno e fazer com que ele venha a aumentar o seu interesse em estudar e a estar na escola, tendo a possibilidade de escolher o caminho, sem se descuidar da formação base. A BNCC permanece com todas as disciplinas durante o ensino médio”, justifica.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ