Principal / Segurança / Comandante do Corpo de Bombeiros fala sobre a prevenção de incêndios

Comandante do Corpo de Bombeiros fala sobre a prevenção de incêndios

Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Glaiton Contrera, o ponto mais frágil e mais crítico que causa a maioria dos incêndios em residências são as condições da rede elétrica. “Essa é a causa de 60%, 70% dos inícios de incêndio, vem das condições precárias da rede elétrica.
As pessoas devem evitar ao máximo o acúmulo de equipamentos ligados na mesma tomada”. Segundo o tenente, fios deformados, enrugados, com mudança de tonalidade mostram que a rede elétrica está velha. “O leigo deve chamar um eletricista. Existe diferença entre eletricista e emendador de fio. Emendar fio quase toda pessoa consegue fazer. Tem que chamar um profissional”. Contrera diz que muitas vezes as casas não estão preparadas para o número de eletrodomésticos e eletrônicos que existem hoje em dia. O comandante recomenda que a rede elétrica deve ser revisada a cada cinco anos.
Outra coisa para a qual o tenente chama atenção é o uso do chuveiro elétrico. “Quanto estiver usando o chuveiro, não utilizar outro equipamento de média ou alta potência, por exemplo, ar condicionado, micro-ondas, máquina de lavar. Numa residência, o equipamento que demanda mais energia é o chuveiro, mesmo não sendo o mais comum causador de incêndio. É mais comum começar por causa de um ar condicionado, uma cafeteira, mas o chuveiro causa desgaste da rede”.
A instalação de gás da residência também deve ser observada. “A mangueira e o regulador que faz a conexão entre o botijão e o fogão devem estar dentro da certificação. A mangueira e o regulador têm validade de cinco anos. Você vai encontrar oito, dez, quinze anos de uso ou mais e que nunca rompeu. Mas normativamente é cinco anos. Ela recebe influência do clima se a mangueira ficar do lado de fora, o sol danifica, as intempéries de modo geral”. Conforme o comandante, quando a mangueira começa a ficar pouco maleável é sinal que deve ser trocada.
Outro fator que pode causar um incêndio de grandes proporções é a proximidade de uma residência a outra. “Uma casa muito junta à outra potencializa no caso de uma residência pegar fogo, à outra também pega muito mais rápido”. O comandante aconselha que, na hora de construir, os afastamentos mínimos sejam respeitados.

Além disso, verifique

Polícia Civil prende suspeito de tráfico no Passo da Aldeia

A Polícia Civil de Taquari prendeu, na manhã de ontem, quinta-feira, dia 7, em flagrante, ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ