Principal / Geral / Devotos de Navegantes prestam homenagem

Devotos de Navegantes prestam homenagem

No dia em que se celebrou o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, em 2 de fevereiro, a comunidade católica do bairro Praia homenageou a padroeira dos viajantes das águas, mantendo uma tradição que teria iniciado há mais de um século.

Pela manhã, houve missa na Igreja de Nossa Senhora das Dores, ministrada pelo frei Gastão Zart. Centenas de devotos de todos os bairros de Taquari acompanharam a celebração. Após, a imagem de Navegantes foi conduzida pelos marinheiros até a balsa ‘Taquariense’ para a procissão fluvial. No trajeto, diversas demonstrações de fé e gratidão, com cantos, orações e entrega de flores e velas.
Liris dos Santos, 79 anos, participou da procissão segurando a imagem de Navegantes. Ela mantém um costume há mais de 40 anos. “Uma promessa que fiz uma vez de, enquanto eu pudesse carregar ela (imagem), eu vinha. Tenho muita fé, ela sempre me ajuda e o pedido que eu fiz foi aceito, ai eu cumpro a promessa. Meu marido era marinheiro e, em alto mar, deu um problema de saúde nele. Foi parar na Santa Casa de Rio Grande. Eu morava com os filhos aqui em Taquari e me chamaram que ele estava muito mal. Recém eu tinha comprado a imagem. Prometi que se eu chegasse lá e achasse com vida e pudesse trazer para casa, enquanto eu pudesse vir aqui para trazer ela, eu traria”, conta. Liris estava na procissão acompanhada da irmã, Juraci Peres, que completará 90 anos em maio. Moradora de Porto Alegre, prefere prestar a homenagem na celebração em Taquari. “Lá é muito povo e eu podendo venho aqui”, disse.
A homenagem mantém a tradição que teria iniciado em 1917. Mari Regina Santos, 53 anos, auxiliar de padaria, mora no bairro Colônia 20 e segue os passos da mãe, já falecida. “Faço desde a minha mãe que trazia nós pequenos. Hoje estou com o meu filho e minha irmã”, diz. Para manifestar a devoção, Mari jogou flores e velas no rio. “Todos os anos faço isso para ela na água, fazendo os meus pedidos de paz, saúde e proteção para a minha família e graças a Deus somos atendidos”, ressalta.
Este foi terceiro ano que a procissão fluvial com a imagem de Navegantes é realizada. Por cerca de cinco anos o evento estava proibido pela Marinha. A retomada da procissão pela água foi motivo de mais alegria para Maria Olina Silva da Silva, 67 anos. “Fiquei tão feliz quando disseram que poderia acompanhar na barca. Adorei. Vim sem saber. Coisa mais linda, sempre venho aqui, adoro estar aqui”, conta Maria Olina, que tem divido residência entre Taquari e Porto Alegre. Ela diz ter muita fé em Navegantes, especialmente, após a cura da neta. “Fiz um pedido e fui atendida. Faz sete anos que minha neta teve câncer. Tinha linfoma em vários lugares e está curada. Pedi e senti que seria uma coisa passageira e foi mesmo. Agradeço muito a nossa mãe que abençoa a todos. Ama todos iguais”, ressalta.
Durante o percurso até a balsa, a imagem foi conduzida por marinheiros, entre eles, Elisandro Maia Reis, 34 anos, acompanhou a homenagem com a esposa e filhos. Ele é piloto fluvial há 15 anos, e trabalha para uma empresa graneleira na Lagoa dos Patos. Natural de Porto Alegre, está residindo em Taquari há 10 anos. “Sempre que posso venho. Tem anos que não consigo porque estou embarcado e, neste ano, como estou de folga, pude participar. Tenho muita fé! É ela quem me dá força para eu continuar na profissão e trazer o pão de cada dia para minha família”, destaca.
Após a missa, foi servido almoço para cerca de 200 pessoas no salão da igreja. Conforme o  presidente da comunidade, Anderson da Silva, o evento deste ano teve mais público do que no ano passado. “Circularam na festa, entre almoço e entrada, mais de 400 pessoas. Tudo tranquilo e com a maior satisfação, com a alegria do público com pedido de toca mais uma, até às 19horas. Até o final, salão sempre cheio”, conta.

Além disso, verifique

Missão Municipalista chega em Taquari para reunir gestores da Amcserra, Amvarp e Amvat

A Famurs segue percorrendo o Rio Grande do Sul com a “Missão Municipalista: valorizando a ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ