Principal / Geral / Paróquia São José realiza a primeira ordenação de um padre

Paróquia São José realiza a primeira ordenação de um padre

Foi um final de semana de alegria para a comunidade católica da Paróquia São José de Taquari e Tabaí. Na noite da sexta-feira, o diácono taquariense João Vítor Freitas dos Santos, 27 anos, foi ordenado padre, em cerimônia presidida pelo bispo diocesano Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, acompanhada pelo bispo emérito Dom Paulo de Conto.

Cerca de 700 pessoas compareceram à cerimônia, muitas acompanharam pelo lado de fora da Igreja, onde foi montada uma estrutura coberta, com cadeiras e telões. Nem o temporal que ocorreu no meio da celebração os afastou. Dezenas de sacerdotes de paróquias da região estiveram no ato solene que ocorreu no Igreja Matriz São José. Esta foi a primeira ordenação de um padre na igreja que tem mais de 250 anos. O coral regido pelo seminarista Natan César Jotz foi o responsável pela animação da cerimônia.
O diácono João Vítor entrou na igreja, durante a procissão, acompanhado do pai, João Alexandre dos Santos, da mãe, Cássia Andrea Freitas dos Santos, e da irmã, Laura, e permaneceu junto deles até o início do rito de ordenação, que transcorreu durante a missa. Frei Martinho Warken – atuou em Taquari por seis anos e era um dos convidados especiais da cerimônia, foi incubido de chamar o futuro padre para aproximar-se do altar, para ser apresentado pelo Reitor do Seminário São João Batista, de Viamão,  padre Eduardo Haas, ao Bispo Dom Carlos Rômulo, para o qual o diácono prometeu obediência.
Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi quando o sacerdote, em sinal de entrega total, deitou-se diante do altar e permaneceu durante toda a invocação da ladainha. O ato é seguido da imposição das mãos pelo Bispo, que lhe conferiu o Sacramento da Ordem no grau do Presbiterado. Para a veste dos paramentos a serem usados para a nova missão e serviço litúrgico, a família de João Vítor levou a estola e a casula até os dois padres que o ajudaram a vestir. O ponto alto foi o da unção das mãos, pelo Bispo, com o óleo do Crisma. Em sinal de gratidão à vida, o sacerdote abençoou sua família, no caso, os pais e a irmã. Mesmo não estando no rito da ordenação, sua mãe repetiu um costume antigo da igreja e beijou as mãos de João Vítor recém ungidas. Ele retribuiu o gesto, beijando as mãos de quem o deu à vida.
Somente após a unção das mãos e a benção à família é que ele foi acolhido no presbitério e a missa continuou para a preparação da Eucaristia. Na primeira manifestação como padre ordenado, que ocorreu em um trecho da Oração Eucarística, lembrou dos entes falecidos, a sua avó paterna, Ieda Santos, e do colega seminarista Pedro Adolfo Flores, ocorrido neste ano.
No final na celebração, com cerca de duas horas de duração, o pároco de Taquari, Gastão Zart, entregou um quadro com a imagem do Papa Francisco e a bênção apostólica e ressaltou que, no momento da ordenação, foi realizada uma rede de oração e os sinos das comunidades que o possuem, badalaram. “Sinal de alegria, de júbilo, que você seja este bálsamo de alegria para todos”, disse o pároco.
O novo padre, nos agradecimentos, lembrou do batismo e da acolhida na paróquia. “No dia 9 de janeiro de 1993, quando nesta pia batismal ganhei o maior presente que meus pais e padrinhos poderiam me dar. Aqui, neste templo, me tornei filho adotivo de Deus e membro do corpo de Cristo. Aqui realizei minha primeira Comunhão e fui crismado. Hoje recebo o Sacramento da Ordem no grau do Presbiterado e meu coração se enche de gratidão diante deste serviço que a igreja me confia”.
Para a família de João Vítor, o momento era de emoção e alegria “É difícil descrever porque é uma emoção muito grande e, no mesmo momento, um compromisso muito grande. Não tenho palavras para dizer o quanto estou feliz, muito feliz mesmo”, disse a mãe, Cássia Freitas dos Santos.

Religiosos que marcaram a trajetória do padre entre os convidados especiais

A Irmã Carolina Weber, que trabalhou no hospital de Taquari por 26 anos, quando a instituição era mantida pela Congregação Imaculado Coração de Maria, foi uma convidada especial da celebração. “Para mim foi uma grande alegria. João Vítor me convidou porque fui a pessoa que atendeu a mãe dele no parto dele. Então a família toda me quer muito bem. Eu não podia deixar de vir para Taquari, para esta solenidade tão rica, tão bonita”, disse a religiosa, que está residindo na Casa Madre Marta, em Viamão, para onde vão as Irmãs idosas.
Outro convidado especial, foi o frei Martinho Warken, que está residindo em Horizontina e atuando na paróquia Nossa Senhora do Rosário. “É uma grande alegria e muito gratificante porque eu ajudei o João Vítor a discernir a sua vocação e o encaminhei para o seminário diocesano. E ele fez questão que eu estivesse presente na ordenação e na primeira missa. Foi com uma grande alegria, além de encontrar grande amigos, de participar deste momento”.

Evento foi organizado por voluntários

A cerimônia da ordenação foi organizada pela Paróquia, com o apoio da Prefeitura de Taquari, com o trabalho de mais de 50 voluntários, que, inclusive, limparam toda a igreja, também as imagens dos santos, e doações de recursos pelos empresários e comunidade. Na noite da sexta-feira, após a cerimônia, foi distribuído lanche gratuito aos presentes e, no domingo, após a celebração, foi servido almoço no Salão Paroquial para mais de 300 pessoas, com cobrança de cartão, para a confraternização.

Mais de 400 pessoas acompanharam a missa

A primeira missa do padre João Vítor foi celebrada na manhã do domingo, 22, em frente à Igreja Matriz. Cerca de 450 pessoas prestigiaram o evento. Ele atuou na preparação da Eucaristia, acompanhado pelo bispo diocesano Dom Carlos Rômulo. A pregação foi realizada pelo Padre Ludinei Marcos Vian, que destacou a importância do momento para a comunidade de Taquari. “O que está acontecendo em Taquari? A comunidade se preparou para a ordenação do filho desta terra, padre João Vítor”, destacou. Os pais e a irmã também participaram da missa, integrando a procissão do Pão e do Vinho.

Caravanas participaram dos eventos

Caravanas de paróquias por onde o novo padre passou estiveram em Taquari para acompanhar a cerimônia da ordenação e missa, celebrada na manhã do domingo.
De Roca Sales, onde  João Vítor realizou o ano pastoral e viveu o ministério Diaconal, cerca de 50 pessoas acompanharam a celebração. “Ele trabalhou na nossa paróquia por dois anos e estamos muito felizes com o trabalho. Uma pessoa muito carismática, comunicativa. Muito importante este momento para ele e para nós também”, disse Marisa Kappler da Silva, 48 anos.
A moradora de Arroio do Meio, Maria Lúcia Finger, 62 anos, também esteve em Taquari. “Ele esteve com nós por dois anos. É uma pessoa maravilhosa e pronta para assumir o chamado. É capacitado, sim”, afirmou.
De Taquari, a moradora do Passo da Aldeia, Marlene Terezinha dos Santos, 78 anos, prestigiou a primeira missa do novo padre. “Adorei, estava ótimo, gosto muito dele”, contou.

GERAL - Ordenação Padre FOTOS

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ