Principal / Geral / Conselho de Saúde recebeu reclamações sobre atendimento no hospital

Conselho de Saúde recebeu reclamações sobre atendimento no hospital

A reunião deste mês do Conselho Municipal de Saúde, realizada na noite da terça-feira, 17, na secretaria da Saúde, foi marcada por reclamações quanto ao atendimento no plantão do Hospital São José.

Uma moradora do bairro Caieira, Renata Martins, relata que seu filho, de três anos, chegou com crise de asma, no dia 18 de novembro, e, após nebulização, ficou agitado, com formigamento nas pernas e dor no peito. Ele foi colocado no oxigênio. O médico do plantão pediu que fosse chamado o pediatra dele, que não atendeu o telefone, e que ele ganhou alta, porque “não teria mais o que ser feito no hospital”. Ela disse que assinou um termo de responsabilidade e levou o filho para casa. Chegando em casa, o menino não mais caminhava. O avô levou em seu carro para atendimento em Lajeado, onde chegou no hospital com o batimento cardíaco muito baixo. A mãe suspeita de medicação errada dada na unidade de Taquari.
Outra situação, levantada por Gabriel Carvalho, dá conta de um procedimento envolvendo a sua mãe, no dia 30 de novembro, em que o médico falou para a família que teria (a família) que fazer alguma coisa porque a mãe iria morrer. Ele questiona o fato de o médico ter pedido à família para fazer alguma coisa e que o caso foi estabilizado pelo médico João Carlos Dilli.
Estavam presentes na reunião o presidente da Associação Taquariense de Saúde (ATS), Pedro Ramos, e a vice-presidente, Simone Pereira, e a coordenadora da Secretaria Municipal da Saúde, Etiene Marques, que disseram que os casos serão averiguados.

O que diz o Hospital

O jornal O Fato entrou em contato com a direção do Hospital São José sobre os casos citados na reunião do Conselho de Saúde, que emitiu a seguinte resposta: “Os dois casos relatados merecem toda a nossa atenção e respeito. Entretanto, para que haja uma resposta satisfatória é importante que os usuários atentem para duas questões: a identificação do paciente (nome e idade), dia e horário da ocorrência e encaminhamento imediato das queixas ao conhecimento da Direção. Estamos iniciando já na próxima semana a Ouvidoria no hospital, por meio de formulário disponibilizado na recepção e que, após preenchido, será depositado em urna lacrada e respondido em no máximo três dias. Outro canal será o e-mail ouvidoria-ats@outlook.com. Naquilo que se referir à relação médico-paciente, está protegida pelo sigilo, e as respostas por outros canais mais abertos não poderão ser utilizados. No primeiro caso específico, do filho da sra. Renata, pelo relato, a criança foi atendida rapidamente dentro da urgência que ela relata (crise de asma) e pelas prioridades já implantadas no Plantão de Urgência e Emergência. A criança foi atendida pelo médico plantonista e solicitada a vinda do pediatra, que pelo relato não atendeu o telefone. Esta solicitação de uma segunda opinião de médico especialista é sempre realizada pelo hospital, uma vez que o cidadão está em atendimento SUS. Relata a mãe que “não tinha o que fazer no hospital e assinou termo de responsabilidade e levou o filho para casa”. Estes termos são assinados quando o paciente e/ou familiar desistem de continuar a investigação e/ou não aceitam a continuidade das condutas. A conduta médica é apoiada no Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina e avaliada (conduta) quando elementos assim determinam. Estamos à disposição da sra. Renata, para que ela faça o relato do ocorrido e assim possamos encaminhar ao Diretor Técnico, Dr Dilli. O segundo relato também tem as mesmas características. Solicitamos ao sr. Gabriel que venha ao hospital fazer o seu relato para que possamos também fazer o encaminhamento e podermos dar um retorno”.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ