Principal / Geral / Atraso de médico plantonista leva secretaria de Saúde a distribuir pacientes de menor gravidade na rede de postos

Atraso de médico plantonista leva secretaria de Saúde a distribuir pacientes de menor gravidade na rede de postos

As pessoas que procuraram o plantão do hospital São José na manhã da terça-feira, 17, tiveram que esperar além da média ou desistir do atendimento. O médico plantonista, que deveria iniciar o trabalho às 7horas da manhã, teve um atraso, conforme a direção do hospital, e o atendimento foi coberto por outro médico de Taquari, que teria trabalhado à noite.

Os pacientes de situações mais graves de urgência e emergência que estiveram no hospital foram atendidos. Os demais foram encaminhados pela secretaria municipal da Saúde para as unidades básicas de saúde.
O diretor do hospital, Rinaldo Costa, disse ao jornal O Fato, na manhã da terça-feira, que havia médico no plantão. “O Dr. Luís está conosco, estamos trabalhando com urgência e emergência. Tivemos uma dificuldade de o médico plantonista chegar aqui, e isto acontece em qualquer lugar, em qualquer trabalho. A rede de postos de saúde está aberta. O médico plantonista da urgência e emergência atende, basicamente, situações de saúde pública básica; 80% a 90% dos atendimentos se dá nisso”. Ele disse ainda que a única situação de anormalidade era a implantação do sistema de classificação de risco pelas cores, iniciada no dia anterior.

O que dizem a ATS e a secretaria da Saúde

O presidente da Associação Taquariense de Saúde (ATS), Pedro Ramos, entidade mantenedora do hospital, disse que: “A falta de médico ocorreu em outras ocasiões por breve tempo e no dia 17 a Secretaria da Saúde encaminhou alguns casos para os postos e outros pacientes foram atendidos pela enfermagem do hospital. A ATS está tomando providências junto à empresa contratada para que não ocorra mais esta situação”.
A secretaria da Saúde disse a O Fato que está ciente da situação. “Inclusive tomou as medidas que eram cabíveis, naquele momento, no sentido de acolher e encaminhar os pacientes às unidades básicas de saúde do Município. Houve períodos de tempo em que o plantão restara descoberto – na maioria das vezes o lapso temporal não ultrapassou uma hora”. A secretaria da Saúde informou ainda que o fato ocorreu nos dias 21 de outubro de 2019; 25 de outubro de 2019; 10 de novembro de 2019; 18 de novembro de 2019; e 17 de dezembro de 2019. “Tendo em vista a contratualização existente entre o Município de Taquari e a Associação Taquariense de Saúde (ATS), as medidas adotadas são no sentido de oficiar e notificar essa última para que proceda com a intervenção que julgar mais conveniente de acordo com as normas contratuais que amparam a relação jurídica firmada entre a entidade e a empresa que gerencia o plantão médico. Outrossim, a associação tem alinhado estratégias práticas afim de que problemas dessa ordem não mais ocorram, realizando um acompanhamento da escala médica – evitando intercorrências como a que ocorrera no início desta semana. Ademais, impende sinalizar que o hospital ainda se encontra em período de reconstrução, de adaptação, de recomeço, e de implantação de uma nova sistemática de gestão – com a participação da comunidade via Associação; neste caso, ajustes estão sendo procedidos diariamente a fim de bem atender à população que faz uso do serviço – restando claro que mudanças serão operadas tantas vezes forem necessárias, em se tratando da administração hospitalar em si, para que o hospital volte a ser a referência que já fora em outros momentos”.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ