As pessoas que procuraram o plantão do hospital São José na manhã da terça-feira, 17, tiveram que esperar além da média ou desistir do atendimento. O médico plantonista, que deveria iniciar o trabalho às 7horas da manhã, teve um atraso, conforme a direção do hospital, e o atendimento foi coberto por outro médico de Taquari, que teria trabalhado à noite.
Os pacientes de situações mais graves de urgência e emergência que estiveram no hospital foram atendidos. Os demais foram encaminhados pela secretaria municipal da Saúde para as unidades básicas de saúde.
O diretor do hospital, Rinaldo Costa, disse ao jornal O Fato, na manhã da terça-feira, que havia médico no plantão. “O Dr. Luís está conosco, estamos trabalhando com urgência e emergência. Tivemos uma dificuldade de o médico plantonista chegar aqui, e isto acontece em qualquer lugar, em qualquer trabalho. A rede de postos de saúde está aberta. O médico plantonista da urgência e emergência atende, basicamente, situações de saúde pública básica; 80% a 90% dos atendimentos se dá nisso”. Ele disse ainda que a única situação de anormalidade era a implantação do sistema de classificação de risco pelas cores, iniciada no dia anterior.
O que dizem a ATS e a secretaria da Saúde
O presidente da Associação Taquariense de Saúde (ATS), Pedro Ramos, entidade mantenedora do hospital, disse que: “A falta de médico ocorreu em outras ocasiões por breve tempo e no dia 17 a Secretaria da Saúde encaminhou alguns casos para os postos e outros pacientes foram atendidos pela enfermagem do hospital. A ATS está tomando providências junto à empresa contratada para que não ocorra mais esta situação”.
A secretaria da Saúde disse a O Fato que está ciente da situação. “Inclusive tomou as medidas que eram cabíveis, naquele momento, no sentido de acolher e encaminhar os pacientes às unidades básicas de saúde do Município. Houve períodos de tempo em que o plantão restara descoberto – na maioria das vezes o lapso temporal não ultrapassou uma hora”. A secretaria da Saúde informou ainda que o fato ocorreu nos dias 21 de outubro de 2019; 25 de outubro de 2019; 10 de novembro de 2019; 18 de novembro de 2019; e 17 de dezembro de 2019. “Tendo em vista a contratualização existente entre o Município de Taquari e a Associação Taquariense de Saúde (ATS), as medidas adotadas são no sentido de oficiar e notificar essa última para que proceda com a intervenção que julgar mais conveniente de acordo com as normas contratuais que amparam a relação jurídica firmada entre a entidade e a empresa que gerencia o plantão médico. Outrossim, a associação tem alinhado estratégias práticas afim de que problemas dessa ordem não mais ocorram, realizando um acompanhamento da escala médica – evitando intercorrências como a que ocorrera no início desta semana. Ademais, impende sinalizar que o hospital ainda se encontra em período de reconstrução, de adaptação, de recomeço, e de implantação de uma nova sistemática de gestão – com a participação da comunidade via Associação; neste caso, ajustes estão sendo procedidos diariamente a fim de bem atender à população que faz uso do serviço – restando claro que mudanças serão operadas tantas vezes forem necessárias, em se tratando da administração hospitalar em si, para que o hospital volte a ser a referência que já fora em outros momentos”.