Principal / Variedades / Uma experiência além-fronteiras

Uma experiência além-fronteiras

O Colégio de Ensino Médio Pastor Dohms está oferecendo uma experiência diferente a seus alunos. Em 2019, foi implantada uma parceria para intercâmbio com a cidade de Las Toscas, no Uruguai. Três taquarienses passaram 7 dias no país vizinho em outubro de 2019. Nesta semana, dois uruguaios frequentam as salas de aula do colégio em Taquari.
Segundo o diretor, Irineu Barcellos, a proposta visa a não só trabalhar a questão da comunicação, mas preparar os adolescentes para a vida. “Hoje em dia, tem muitas pessoas emocionalmente frágeis, que não são autônomas. Nós, como escola, como formadores de cidadãos, temos que ter essas iniciativas, é a nossa função na sociedade. Temos que estimular que as famílias empurrem os jovens para a vida, porque a vida é difícil. Esta é uma proposta de formação integral e com um custo baixo, o que dá a oportunidade de todos participarem”, explica o diretor. A despesa dos alunos para a realização do intercâmbio é somente com o transporte entre Taquari e Las Toscas. A hospedagem e alimentação fica por conta da família que recebe os estudantes.
Os primeiros alunos do Dohms a participarem do intercâmbio foram Gabriel Rosa de Souza, 14 anos, do 9º ano do ensino fundamental, Isabela Cardoso, 16 anos, e Nicole Pereira Bins, 16 anos, estudantes do 1º ano do ensino médio. “A experiência foi muito boa, porque os uruguaios falam bem português, mas a gente não tinha um nível tão bom de espanhol e melhorou bastante depois da viagem. Eles já estão muito acostumados com a cultura brasileira, porque a TV que eles veem é a brasileira, mas para nós foi tudo bastante diferente”, disse Isabela. “Não só pela língua, mas também pela experiência de cultura, de contato com os alunos, com os professores, de aprender a mesma coisa numa língua diferente, para mim, esta foi a parte mais legal”, acrescentou Nicole. Gabriel também frequentou as aulas correspondentes ao 1º ano do ensino médio, ao lado das colegas taquarienses. “Eu achei muito legal. Algumas partes foi um pouco difícil de se virar, porque eles falam muito rápido entre si, então algumas coisas tu não consegue pegar, mas consegui me comunicar com os colegas e gostei muito”, contou.
A experiência trouxe novos vínculos de amizade para os estudantes, além de instigar novas experiências. “Eu sempre quis fazer intercâmbio e agora, com esse que a gente fez, deu vontade de fazer mais”, relatou Nicole.

Os uruguaios

Desde a segunda-feira, Belén Barranquet, 15 anos, e Cairo Barranquet, 13 anos, estão em Taquari. Foi na casa dos irmãos que os taquarienses ficaram hospedados em Las Toscas. Os uruguaios ficarão até o final de semana no município, sendo dois dias na casa de cada um dos estudantes do Pastor Dohms que participaram do intercâmbio. Cairo frequenta as aulas do 9º ano junto com Gabriel. “Nunca tinha vindo ao Brasil. Achei muito bom, é legal”, disse.
Belén está no 1º ano do ensino médio, junto com Isabela e Nicole. “Eu gostei muito de conhecer tudo aqui, todo mundo acha Taquari muito pequena e eu acho Taquari muito grande. No lugar onde eu moro é digamos um bairro daqui, tem três mil habitantes, muito poucas casas, praticamente não tem quase nada para fazer”, contou Belén.

Os pais

A mãe de Nicole, Viviane Pereira, 36 anos, contou que chegou a ficar um pouco insegura sobre como seria a experiência da filha por uma semana longe de casa. “A gente pensa que eles não vão conseguir resolver certos problemas sozinhos, que eles vão precisar dos pais, mas não precisam não, eles já são bem resolvidos”, relatou. Para ela, a experiência foi boa tanto para o amadurecimento dos estudantes quanto da família.

Além disso, verifique

Uma noite deslumbrante

O Grêmio Recreativo Alvi Negro promoveu mais um Baile de Debutantes, no último sábado, 21 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ