Principal / Região / FAZENDA VILANOVA: Polêmica na eleição da mesa diretora do Legislativo

FAZENDA VILANOVA: Polêmica na eleição da mesa diretora do Legislativo

A Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova é protagonista de mais uma polêmica. Na segunda-feira, 2 de dezembro, estava na pauta a eleição da mesa diretora para o próximo ano.

Três chapas se inscreveram, no entanto, em uma delas, a Chapa 1, tinha apenas o nome do candidato a presidente, Edevaldo Borges (PTB), uma vez que os demais vereadores estavam comprometidos com as outras. A chapa 2 era formada por Álvaro da Silva Brandão (PRB), como presidente; Dirceu Francisco da Silva (PDT), como vice-presidente; Leo Mota (PSD) e Marcos Adriano Lerner (PDT), os secretários e a chapa 3, tinha Sérgio Cenci Sobrinho (PP) como presidente; Ildo Diedrich (PP), como vice-presidente, e secretários Marcos Roberto de Souza (PP) e Willian Felipe da Rosa (MDB).
Como a nominata incompleta e sem o pedido de impugnação por parte dos outros candidatos, o presidente do Legislativo, Marcos Roberto de Souza (PP), colocou o assunto para apreciação dos vereadores antes de iniciar a sessão, que definiram em manter, mesmo sabendo que poderia dar problema posteriormente.
Edevaldo Borges busca a presidência porque quer concluir o prédio do Legislativo, no qual deu início ao projeto em 2016. “Meu interesse em ser presidente é único, é terminar o que foi começado por mim há uns anos atrás e não pude dar seguimento. (…) Não tenho guerra por poder. É aplicar bem o dinheiro da Vilanova na construção desta câmara, parabenizando já os demais que fizeram, Britinho e o Adriano Lerner. Era só por esse motivo”, disse o vereador no espaço do Grande Expediente, antes da votação.
Durante a eleição, nominal e com voto aberto, Edevaldo Borges recebeu cinco votos: o dele e dos vereadores do PP e do MDB, que não votaram na própria chapa. As outras siglas votaram na chapa de Álvaro Brandão.
Logo que encerrou, os integrantes da chapa que ficou na segunda colocação se declararam vencedores. Álvaro Brandão, que pouquíssimas vezes se manifesta na tribuna, utilizou o espaço. “Quero agradecer os que votaram na minha chapa, me tornando presidente desta casa”, disse. Ele também falou para os vereadores da situação. “Fica até feio pra vocês que são da situação passar por um papelão desse. (…) Vocês não têm vergonha na cara de fazer uma papelada dessa? A nossa Câmara vai virar história. Agora querem botar o Edevaldo de presidente, tentaram a tarde toda negociar com ele, não deu, aí resolveram botar ele, só ele, e os outros componentes da chapa? (…) Tá louco, isso é uma vergonha!”.
Na sequência, Ildo Diedrich subiu na tribuna e parabenizou o presidente eleito para 2020. “Bastante sucesso, seu Edevaldo. A gente vai à batalha, tem mais uma outra saída. Tem a lei orgânica, tem o regimento, isto são tudo coisas que estão erradas, mas dá para nós corrigir”.
Leo Mota, como vem fazendo há algumas semanas, criticou os colegas da situação. “As únicas chapas que teriam condições de disputar a eleição da mesa, formada por quatro, como diz o regimento interno, era a deles, que não fez nenhum voto, não mereceu a confiança nem deles mesmos, e a nossa, que fez quatro votos. A do Edevaldo é desclassificada porque não tinha os membros suficientes. Pode ir para a justiça (…)”, disse.
Sérgio Cenci contestou a afirmação de Mota. “Falar que não confia ….articulações políticas e a gente sabe bem que tinha vereador aqui que dizia que não iria fazer parte de chapa. (…) Quem vai perder não sou eu. Sempre tivemos uma chapa com quatro. Achamos neste momento que não teríamos chance de ganhar, mudamos o voto para o Edevaldo. Jogos políticos”.
Com a maioria dos votos obtidos na eleição, Edevaldo pronunciou-se na tribuna. “É momento de mudar essa linha e pensar pelo bem do município e, primeiramente, nós, nove vereadores. (…) Ninguém de vocês pensou em descer do orgulho, da ambição”. Ele falou ainda que não foi cogitada uma chapa de consenso. “Isso prova que todos nós estamos pensando em si próprio e não no município. Quando há uma chapa de consenso, mais ou menos, a gente pensa melhor, briga menos, pelo bem comum. Isso mostra que estamos com muita ambição, cada um pensando em si. Me dou o direito de falar isso porque estou mais maduro”.

A insatisfação do vereador

Edevaldo Borges manifestou na tribuna, antes da votação, sua insatisfação com o grupo do qual faz parte. Ele esperava que os colegas fossem sensíveis a sua causa, e que abrissem mão da cabeça da chapa, uma vez que já renunciou ao cargo de presidente, em 2012, e que cedeu o espaço para os suplentes. “Todo o empate é decidido pela idade. Dentro de um grupo que venho há anos, hoje tinham duas opiniões: a do seu Álvaro querendo ser presidente e que abriria para mim ser presidente, mas os dois queriam ser primeiro. Quando dá empate, os dois tem que ter a calma, a sabedoria e a consciência de analisar”, justificou. “Propostas surgiram. Todo o empate é decido pela idade. Abriria pra mim por seis meses. Os colegas deveriam ter entendido que eu sou o mais velho, por isso motivo botei o meu nome”, completou.
Leo Mota, que faz parte do grupo político citado por Edevaldo, justificou que votou em Álvaro porque são naturais da mesma localidade e se conhecem desde criança. “Não tenho nada contra o Edevaldo. Não posso deixar um irmão de porta, meu amigo, Álvaro. Eu ia deixar ele mal, onde é que tá aquela nossa amizade desde piá, trocando merenda no colégio? A gente tem que se lembrar desse tempo. O Edevaldo é meu amigo”.

Além disso, verifique

TABAÍ: Serventes de escolas municipais alertam para possível greve

Nesta semana, as serventes de escolas municipais emitiram uma nota oficial, relatando que no final ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ