Principal / Geral / Oficina do Sapo completará três décadas em 2020

Oficina do Sapo completará três décadas em 2020

A atividade profissional aprendida por Jair Antônio Gomes, conhecido por Sapo, quando menino, ele pode ensinar a seus filhos e possibilitou o sustento da família.

Isso começou aos nove anos, quando ele ajudava na oficina mecânica do Matias, na rua Campo Romero, lavando peças e fazendo outros serviços mais leves. Anos mais tarde, foi trabalhar na oficina da concessionária autorizada da Wolksvagem, que teve em Taquari até a década de 1990. Por lá permaneceu por cerca de 10 anos e, quando decidiu encarar o desafio de trabalhar no negócio próprio, ocupava o cargo de chefe da mecânica.
Construiu um prédio na frente da sua residência, com 100m², na avenida Promissão, no bairro União, e instalou a empresa. “Nunca tive medo porque sempre trabalhei nisso, sabia que tinha mercado e as pessoas conheciam o trabalho”, afirma Jair. O prédio próprio ficou ao lado da oficina de automóveis do irmão, mas isso não foi problema. “A gente conversou antes e não teve problema nenhum porque serviço tinha para os dois. Um emprestava ferramenta para o outro se precisava”, recorda. Nos primeiros anos, a esposa Nadir Lopes Gomes, 62 anos, era quem ajudava lavando as peças dos automóveis. “Quando abri aqui, a minha funcionária era a minha esposa”, ressalta.
Jair lembra das dificuldades dos primeiros anos da empresa, quando muitas ferramentas de trabalho nem existiam. Para trocar a embreagem de um veículo, por exemplo, era necessário mais de uma manhã de trabalho porque o mecânico precisava deitar debaixo do carro. Hoje, a mesma troca pode ser feita em até duas horas. “Agora é de pé embaixo do elevacar. É muito mais fácil hoje”, compara.
Nestas três décadas de atividade, a empresa registra inúmero funcionários, muitos deles saíram, abriraram o próprio negócio. Teve um momento que chegou a ter três funcionários. “Nos primeiros anos, eram oferecidos apenas serviços de mecânica geral, de acordo com a demanda tecnológica da época”, conta o filho André. Atualmente, a oficina funciona sob a coordenação de Jair e seus dois filhos, Anderson e André, que cresceram vendo o pai trabalhar e auxiliando na oficina.
Também são oferecidos serviços de revisão, reformas de motores, freios, suspensão, manutenção de sistemas eletroeletrônicos veiculares, como injeção eletrônica, freios ABS, airbag, diagnósticos computadorizados, troca de óleo de câmbios automáticos com equipamento específico, cursos de mecânica básica, entre outros. Além de Taquari, a oficina atende cidades vizinhas como Tabaí, Triunfo, Paverama e Fazenda Vilanova, contabilizando cerca de 500 clientes. “É um caminho trilhado sempre olhando para o futuro. Para isso, são feitos investimentos constantes em equipamentos e treinamentos, o que possibilita oferecer serviços que atendam os clientes de acordo com os avanços tecnológicos de um mercado em constante evolução”, destaca André.
Tendo dois filhos seguindo a profissão do pai, a empresa deverá manter-se no mercado. “Não pensamos em trocar de atividade, mas agregar ou implementar alguma coisa, algo que ainda não tenha na cidade. Estamos sempre buscando, correndo atrás de alguma coisa que possa melhorar a empresa”, destaca André. Recentemente, buscando ampliar a atividade de empresa, foi aberta a loja de autopeças junto à oficina.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ