Principal / Variedades / Geleia de jabuticaba do Paulo Renato

Geleia de jabuticaba do Paulo Renato

Em época de frutificação da jabuticabeira, muitas vezes não se sabe o que fazer com tantas frutas. Uma boa alternativa encontrada pelo morador do Passo da Aldeia, Paulo Renato dos Santos, 60 anos, foi a geleia de jabuticaba. Além de conservar a fruta por mais tempo, a receita fica bastante saborosa.
No preparo da geleia, são utilizados 2,5 kg de jabuticaba, 2,5 litros de água e 1 kg de açúcar. A fruta deve ser bem lavada e colocada em uma panela grande. “Na própria panela que vai cozinhar, tem que esmagar a fruta com um pilão ou algum socador até que fique toda em caldo. Aí leva ao fogo com 2,5 litros de água e vai mexendo até soltar as cascas e ficar bem vermelho. Não pode tampar a panela, porque ferve e sobe mais que leite”, explica Paulo Renato. O cozimento deve ser feito por cerca de 40 minutos, em fogo baixo. Depois, é preciso coar com uma peneira, separando o líquido do bagaço da fruta. Pode-se utilizar um pano para extrair todo o líquido do bagaço.
Este caldo é colocado à fervura novamente. Desta vez, adiciona-se 1 kg de açúcar. O cozimento é feito até que esteja em textura de geleia. “Leva uma hora e meia mais ou menos até que o caldo fique bem grosso. Reduz pela metade a quantidade da panela e tem que mexer de vez em quando”, conta Paulo Renato.
A receita rende 2,5 kg, em torno de seis potes plásticos destas geleias vendidas em supermercado.

Além disso, verifique

Uma noite deslumbrante

O Grêmio Recreativo Alvi Negro promoveu mais um Baile de Debutantes, no último sábado, 21 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ