Principal / Variedades / Na expectativa pelo ENEM

Na expectativa pelo ENEM

Milhares de estudantes em todo o país vão realizar, a partir deste domingo, a prova dos Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Muitos fazem para avaliar o desempenho, mas a maioria concorre a uma vaga em universidades através de programas do Ministério da Educação, como o ProUni e Sisu. Serão dois finais de semana para abraçar a oportunidade de ingressar na universidade utilizando a nota do Enem. São quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha cada e uma redação em Língua Portuguesa. No dia 3 de novembro serão aplicadas as provas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação, Redação e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). Os candidatos terão 5h30min para realizar a prova. No dia 10 de novembro, serão as de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Matemática. Nesse dia, o tempo de duração será de cinco horas.
O exame, além de avaliar o desempenho do estudante, oportuniza uma autoavaliação, dá acesso à Educação Superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), desde que obtenha nota na redação diferente de zero; ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior; a instituições portuguesas; ao programa de Financiamento Estudantil (Fies)e serve ainda para o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Nesta semana, quatro estudantes, um de cada escola de ensino médio de Taquari contou como está a expectativa e os preparativos para a realização do exame. Em Taquari, as provas serão aplicadas no Instituto Pereira Coruja e na escola Barão de Ibicuí.

Confira seu documento

Só vale documento de identificação original, oficial e com foto.
Não tente levar cópias simples, cópias autenticadas ou documentos sem foto.

Obrigatório levar

Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;
Documento oficial de identificação, original e com foto.

Quais pertences são proibidos na sala de prova?

É proibido entrar na sala de provas utilizando telefone celular e outros equipamentos eletrônicos como wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar, relógio, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. Também não são permitidos lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações.
Caso o participante chegue portando esses pertences, deverá guardá-los, antes de entrar em sala, em envelope porta-objetos. Este envelope porta-objetos será lacrado e identificado e deverá ser mantido pelo participante debaixo da carteira desde o ingresso na sala até a saída definitiva do local de provas.

“É a primeira vez que realizo o ENEM, estou um pouco ansiosa por ser uma prova de tal importância. Espero acabar tendo um bom desempenho tanto na parte das questões, quanto na prova escrita, pois além do auxílio de alguns professores, tenho dedicado algumas horas para revisar estudos anteriores e me atualizar de informações de grande relevância. Almejo realizar o curso de Fisioterapia”.
Gabriele Gomes Cândido, 18 anos, 3º ano, Escola Barão de Ibicuí.

“A minha expectativa é muito boa. Eu fiz a prova no ano passado e obtive um resultado muito bom para quem estava realizando o Exame pela primeira vez, sem muita preparação. Esse ano estou me esforçando um pouco mais e estudando um pouco sobre os assuntos que poderão vir a cair no ENEM. Acredito que o resultado será um pouco melhor do que aquele que eu obtive no ano anterior. Comecei o ano fazendo um cursinho online, mas devido a outros compromissos eu tive que parar com os estudos para o ENEM, o que retomei nestas semanas que antecedem a prova. Estou revisando algumas coisas que são fundamentais, como redação e matemática”.
Maria Eduarda Lima Souza, 16 anos, 3º ano, Escola Barão de Antonina.

“É a primeira vez que faço o ENEM. Anteriormente, participei de simulados na escola, com o estilo da prova e com a mesma duração. Acho muito importante, porque é uma preparação. O aluno aprende a administrar o tempo e trabalha a concentração. A gente sempre cria uma expectativa muito grande, por ser uma prova muito desafiadora e extensa, que abrange praticamente tudo que o aluno estudou. Apesar disso, devemos manter a concentração, porque dessa forma é possível lembrar o que foi estudado. Revisei todas as matérias, com leituras e exercícios, até mesmo de provas anteriores do ENEM, mas dei atenção redobrada às matérias que apresento maior dificuldade. Outro ponto que acho muito importante é praticar a escrita, para a redação”.
Ígor Iuri Santos Rodrigues, 18 anos, 3º ano, CEM Pastor Dohms.

“Eu estou com uma alta expectativa para o ENEM, acredito que ele é a porta de entrada do meu maior sonho: cursar Direito. Para a realização desse sonho, comecei a estudar ainda em 2018, quando estava no segundo ano do ensino médio, já completei dois anos de cursinho, estudo de forma online devido aos horários flexíveis e baixo custo. Minha primeira realização do Enem foi em 2018 como treino e nesse ano venho confiante depois de dois anos intensos de estudo.”
Amanda Maísa de Vargas, 17 anos, 3º ano, Instituto Pereira Coruja.

Além disso, verifique

Uma noite deslumbrante

O Grêmio Recreativo Alvi Negro promoveu mais um Baile de Debutantes, no último sábado, 21 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ