Principal / Geral / Definida a nova composição do Conselho Tutelar

Definida a nova composição do Conselho Tutelar

Elvos Flores, Rosa Maria Araújo, Mara Pereira, Ivone Kanenberg e Eliane Santos foram eleitos no domingo, 6 de outubro, para compor o Conselho Tutelar, na gestão 2020/2024. A posse dos eleitos será no dia 10 de janeiro de 2020. Pela segunda vez, os integrantes do Conselho Tutelar, em todo o Brasil, foram definidos através do voto dos eleitores.
A votação ocorreu durante todo o dia no Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja, onde foram colocadas 10 urnas. A eleição foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Mais de 50 pessoas, a maioria funcionários públicos municipais, foram convocadas para atuar nessa eleição.
A movimentação nas seções de votação iniciou cedo na manhã do domingo. Ao todo, em Taquari, compareceram para votar 2.787 pessoas, o que corresponde a 14% dos aptos (19.047). Foram 13.935 votos válidos pois cada eleitor poderia votar em até cinco candidatos.
O resultado oficial foi divulgado por volta das 18horas, uma hora após o fechamento das urnas, sendo Alvinho, com 1162 votos; Rosinha, 1.087; Mara, 1084; Ivone, 1036 e Eliane, 960.
A aposentada Sandra Maria Bitencourt da Silva, 66 anos, chegou cedo na seção de votação e conta que não se incomodou em ter que sair de casa no domingo para votar, mesmo com chuva.
“Sou muito bem recebida no Conselho. Precisei e estou precisando do Conselho e é uma função muito importante para a cidade”, diz.
O empreiteiro de obras, Rafael Santos da Rosa, 43 anos, também votou pela manhã. “Acho necessário votar porque precisamos destas pessoas para ajudar a gente e as crianças”, justificou, completando que já precisou do serviço do Conselho.
O caldeireiro Abraão dos Santos Siqueira, 43 anos, destacou a importância do voto. “O conselho tem uma função muito importante na cidade, cuidando das crianças, envolvendo as famílias. Cada um deveria ter a consciência de vir votar. É uma instituição muito importante que cuida de diversas questões, como a familiar e socioeducativo. Conselho já me ajudou muito em várias questões, até de documentação e orientação”, afirma.
Os números da participação cidadã neste ano foram menores em relação à eleição de 2014, quando eram 30 candidatos, oito urnas para votação instaladas no Ginásio de Esportes Municipal. Naquele ano, foram 21.980 votos e 4.396 eleitores votantes.

TABELA ELEITOS.cdr

Organização diz que eleição foi tranquila

O coordenador da Comissão Eleitoral Especial (CEE) do Comdica, Cássio Reis, diz que a eleição foi muito tranquila. “Um domingo de muito trabalho, muitas preocupações para que tudo desse certo e que finalizou sem incidentes”, diz.
Para a comissão, o processo foi positivo. “Também é importante ressaltar o belo trabalho de todos que se disponibilizaram para auxiliar na organização, presidentes de mesas, mesários, equipe de apoio, candidatos, fiscais de candidatos, enfim muitas pessoas se dedicaram e colaboraram com a Comissão Eleitoral, auxiliando para que pudéssemos chegar ao final do dia com tudo acontecendo perfeitamente”, destaca.
Os próximos passos no processo de escolha são avaliações de possíveis recursos e formulação de editais para a finalização do processo, previsto para o dia 1º de novembro.

Segundo comissão, denúncias são improcedentes

Na semana passada, a comissão eleitoral recebeu de um candidato a denúncia de propaganda irregular contra quatro candidatos, que estariam fazendo campanha conjunta, através de santinhos grampeados, formando uma ‘chapa’, o que não é permitido. A comissão decidiu pela improcedência das quatro comunicações realizadas pelo candidato.

Colegiado experiente

Dos eleitos no ultimo domino, três são integrantes do Conselho Tutelar atualmente, Rosa Maria, Mara e Ivone, e dois, Elvos e Eliane, fizeram parte em gestões anteriores. O primeiro colocado, Elvos, conhecido por Alvinho, obteve 1.162 votos, o que representa 8% dos votos. Ele foi o mais votado também na eleição de 2014, assumiu o cargo com uma liminar porque não conseguiu concluir o ensino médio até o dia da posse, o que era uma exigência do edital da eleição. A liminar foi cassada dois meses após a posse.

Veja como os eleitos avaliaram o resultado da eleição

“Gratidão pelos meus amigos que continuaram a lutar por mim nesta semana que eu não pude fazer as visitas. Muitos não sabem mas estou com o pé quebrado e não pude fazer visitas, passei de cama na última semana, e muito feliz pelo reconhecimento nas redes sociais do trabalho que foi realizado nestes quatro anos. Tudo o que um conselheiro quer ouvir é que ele fez um bom trabalho e que o resultado veio por esta atuação e dedicação”.
Rosa Maria

“Como estou atuando há sete anos, muitas pessoas acham que tem que renovar o grupo, que é bom entrar pessoas novas, com ideias diferentes, mas acho que as pessoas avaliaram esta questão de estar preparado para agregar outras pessoas. Acredito que o nosso trabalho no próximo ano será de excelência porque as duas pessoas que estão entrando têm um preparo de conselheiro tutelar. Encaro o trabalho com muita alegria e dedicação e não tenho como um fardo”.
Ivone Kanenberg

“Fiquei muito contente pelo resultado em uma eleição de grandes candidatos e bastante competentes. Agora vamos nos reunir para tentar fazer um trabalho muito bom durante esses quatro anos. Pra mim, uma segunda eleição onde fui, mais uma vez, o candidato com mais votos é muito gratificante. Hoje me sinto muito feliz em fazer parte do Conselho Tutelar”
Alvinho

“Foi muito importante o resultado. As pessoas não eram obrigadas a votar e foram mesmo com aquele tempo ruim, pela amizade. Agradeço a Deus e a todos”.
Mara Pereira

“Esse momento é de grande alegria porque era um desejo, desde que saí do Conselho, de retornar, dar continuidade ao meu trabalho. Foi uma caminhada muito bonita, pacífica e ordeira. A própria coordenação da campanha fez muito bem, tudo correu de forma transparente. Estou bastante satisfeita com tudo o que aconteceu e muito feliz por ter sido eleita”.
Eliane Santos

Além disso, verifique

Missão Municipalista chega em Taquari para reunir gestores da Amcserra, Amvarp e Amvat

A Famurs segue percorrendo o Rio Grande do Sul com a “Missão Municipalista: valorizando a ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ