Principal / Geral / Família reside em prédio onde funcionava o CTG David Canabarro

Família reside em prédio onde funcionava o CTG David Canabarro

A movimentação de pessoas em um prédio da prefeitura na avenida Ceci Leite Costa, bairro Santo Antônio, chamou atenção da comunidade. Nos últimos dias, a administração municipal recebeu diversas denúncias a respeito da ocupação irregular do local. As instalações, que eram utilizadas até 2015 pelo CTG David Canabarro, hoje abrigam uma família.
O casal Giovana Olinda de Souza, 50 anos, e Leandro Moura de Azevedo, 38 anos, mora no prédio há um mês, junto de dois filhos de Giovana, um menino de 12 anos e uma adolescente de 15 anos. Também habita o local, em que não há luz, nem água encanada, o namorado da jovem, de 19 anos. A família conta que morava de aluguel, pelo valor de R$ 250, enquanto Leandro trabalhava como cortador de mato. Após perder o serviço, o homem começou a catar materiais recicláveis para o sustento da casa. O dinheiro não era suficiente para o aluguel e as despesas básicas, como alimentação, e eles acabaram se mudando para uma residência destelhada e abandonada no Leo Alvim Faller, e, por último, em outra casa abandonada na São Francisco. “Nos mandaram sair”, conta Leandro. Sem ter para onde ir, a família passou a residir no prédio do antigo CTG David Canabarro. Eles possuem alguns colchões e um fogão improvisado. Os filhos menores de idade que estão no local frequentam a Escola Municipal Emílio Schenk.

Assistência Social acompanha o caso

O coordenador de Assistência Social, Felipe Reis, informou que a pasta acompanha o caso há duas semanas e tem visitado a família no prédio do CTG e realizado reuniões para buscar uma solução. Entre as possibilidades encontradas, está o encaminhamento dos familiares para a casa de uma filha de Giovana, que reside em Montenegro. A jovem de 19 anos está grávida do terceiro filho. A Assistência Social conversa com ela para analisar se há espaço para abrigar os cinco moradores do CTG David Canabarro. Felipe Reis também relatou que a pasta está tentando auxiliar Leandro na busca por um emprego para que consiga pagar um aluguel. “A gente está fazendo tudo o que é possível enquanto Assistência Social, para buscar uma solução. Não queremos tirar eles dalí e colocar na rua, ainda mais com crianças”, disse o coordenador.
Paralelo a isso, a Assistência Social averigua a situação da casa na São Francisco em que a família morou por alguns dias. A princípio, o local está sem moradores fixos e a prefeitura analisa a possibilidade de tentar reaver a propriedade para que seja novamente destinada aos inscritos no programa Minha Casa Minha Vida. Giovana e Leandro estão na lista de espera. No entanto, há outros 300 inscritos e tem que ser realizado sorteio para a destinação da casa.

Situação semelhante já foi resolvida

Além da família, outro homem chegou a residir no CTG David Canabarro. Ele tinha dependência em álcool e era natural de Montenegro. A Assistência Social conseguiu contato com a filha dele, que o levou para sua casa. O homem iniciou tratamento contra o alcoolismo em Montenegro.

O prédio

A área de terras em que está situado o prédio do CTG David Canabarro pertence à prefeitura de Taquari. O local foi cedido ao CTG em 1982. Após a cessão, além do galpão, foram construídas duas casas, que acabaram sendo vendidas a terceiros pela patronagem do CTG. Em 2005, o município ingressou com ação judicial para reintegração de posse da área, sendo que, em 2008, houve decisão favorável à prefeitura, determinando a saída voluntária dos moradores que estivessem ocupando o local. A reintegração de posse foi cumprida em fevereiro de 2015, com a presença da Brigada Militar, oficial de Justiça e administração municipal. Desde então, o galpão e as residências estão desocupados.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ