Principal / Geral / As cinco décadas de uma eletrotécnica

As cinco décadas de uma eletrotécnica

Está localizada na Rua Othelo Rosa, número 507, a eletrotécnica Araújo. A empresa iniciou há mais de 50 anos, com Nivaldo Fritz Martins, 78 anos, que trabalhava em um turno como professor em Paverama. Como tinha tempo disponível e um curso de eletrotécnica feito por correspondência, Nivaldo passou a fazer as instalações elétricas e consertos de aparelhos.
“Instalava bomba e consertava aparelhos dentro de casa”, lembra. Anos mais tarde, quando retornou para Taquari, continuou o trabalho de professor e abriu a oficina com o nome de eletrotécnica Martins, localizada na Osvaldo Aranha (próxima ao INSS). Naquela época, ele recebia as demandas da Loja Eloy Kern. Nivaldo recorda que consertava predominantemente ventiladores e enceradeiras. “Aqui em Taquari era eu que trabalhava praticamente sozinho. Tinham outros que consertavam rádio, geladeira e televisor. Não tinham as máquinas da construção civil”, diz. Após a aposentadoria como professor, Nivaldo seguiu com a empresa por mais 17 anos. Quando decidiu parar com a atividade profissional de vez, vendeu para um dos seus prestadores de serviço, Rodrigo de Oliveira Rosa, 43 anos. A empresa passou a ter o nome de Eletrotécnica Araújo, uma referência ao apelido que Nivaldo deu a Rodrigo por causa do sobrenome do seu sogro, Erni Araújo. “O Nivaldo me apelidou de Araújo e daí todos me chamam assim, mas Araújo é o meu sogro e como me conhecem como Araújo, ficou esse nome”, conta. A empresa completará, em novembro, nove anos sob o comando de Rodrigo, que iniciou os estudos através de curso por correspondência e, na época do quartel, atuou nesta área. O empresário concilia a atividade com o trabalho de Técnico em Segurança na empresa Motasa. Para manter a oficina no período que está na empresa, ele conta com a ajuda da mãe, Maria Conceição de Oliveira, e do sogro Erni Araújo, que recebem e entregam os produtos.
Rodrigo conta que a demanda pelo conserto de aparelhos acompanha ciclos da economia. Quando comprou a empresa, tinha muito trabalho. Com a facilidade do crédito, diminuiu a procura pois era mais fácil comprar um aparelho novo. Agora com a recessão econômica, aumentou a busca por conserto. “As pessoas têm procurado mais. Muitas vezes aparece um cliente com aparelho cheio de poeira, que tava guardado há tempo e quer consertar porque na loja é mais caro, e sem contar que os aparelhos têm uma qualidade inferior aos mais antigos”, compara Rodrigo.
Atualmente, a maior procura é por consertos de forno e micro-ondas e as ferramentas elétricas. “Tem semanas que chegam a entrar até 15 fornos para arrumar”, comenta. Quando a empresa iniciou, os ventiladores eram a maior procura. Hoje, no entanto, a empresa não presta mais este serviço. “Não compensa porque dá muito retrabalho e o conserto é barato”, conta.
A Eletrotécnica Araújo funcionou nas Ruas Osvaldo Aranha (próximo ao INSS), na General Osório (abaixo do Correio), retornou para a Osvaldo Aranha (perto da Corsan) e atualmente está na Othelo Rosa.
Para o futuro, a intenção é ter uma sede própria e espaço amplo para investir na venda de peças de eletrodomésticos.

Além disso, verifique

Missão Municipalista chega em Taquari para reunir gestores da Amcserra, Amvarp e Amvat

A Famurs segue percorrendo o Rio Grande do Sul com a “Missão Municipalista: valorizando a ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ