Principal / Geral / No domingo haverá a 31ª Romaria

No domingo haverá a 31ª Romaria

Chegou o terceiro domingo de agosto e, com ele, mais uma edição da Romaria de Nossa Senhora da Assunção. A programação é aberta às 10horas com missa no santuário de Nossa Senhora da Assunção, no Rincão, sobre o tema do ano da Romaria “Maria: Amor de Mãe, sem igual”, seguida de bênção da saúde. “Queremos mostrar o amor materno do amor de Deus”, explica o coordenador, frei João Sulzbach. Esta será a 31ª edição da caminhada.

A caminhada junto da imagem de Nossa Senhora da Assunção inicia às 13h30min da Igreja de Nossa Senhora das Graças, no Rincão, até o Santuário. São 3,5 quilômetros em que os fiéis rezam e cantam. No final, no campo do Santuário, é celebrada missa campal, presidida pelo bispo da diocese de Montenegro, Dom Carlos Rômulo. A Romaria é organizada por um grupo de voluntários, chamado Família Santuário, com a participação das secretarias municipais. “Queremos fazer a caminhada de amor à vida. Por isso não trazemos cantores ou fazemos homenagens. O romeiro, quando ele se dirige a um santuário, quer fazer uma caminhada e quer se encontrar, no nosso caso, com a mãe; quer tocar na imagem, receber uma bênção, reconciliar-se e ouvir a palavra de Deus. A novidade de cada ano é o tema, não adianta querer colocar atrações que não sejam centralizadas em Maria, Jesus Cristo e em Deus”, explica Frei João Sulzbach.
A Romaria é realizada anualmente no domingo mais próximo do dia 15 de agosto, data na qual é celebrada a  assunção de Nossa Senhora, e dedicada, também, aos religiosos.
O casal Luís Carlos de Souza Faleiro, 49 anos, e Ângela Oliveira Faleiro, 57 anos, há três anos consecutivos realiza a romaria de Assunção. “É uma devoção e uma fé muito grande em tudo o que eu peço e é muita benção que recebo”, conta Ângela. “Hoje eu nem saberia descrever todas as graças que nós recebemos, foram inúmeras”, completa Luís. Como forma de retribuição, eles também acompanham a peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Assunção por todas as comunidades. Essa programação desenvolvida pela paróquia é uma forma de motivação das comunidades de Taquari e Tabaí.
A imagem é levada pelas 27 igrejas da paróquia e o casal Luís e Ângela acompanhou todo o percurso desenvolvido em mais de 20 dias. Até a terça-feira, 13, eles percorreram 640 quilômetros de automóvel, enfrentando chuva, frio, inclusive enchentes. A devoção do casal partiu de Luís. “Eu morava em Taquari mas não me identificava com a Santa. Mas há nove anos, eu tinha um tio com problema de coração, tomava muitos remédios, fez uma promessa para Assunção, de caminhar da barca até o Santuário. Quando fez o exame, o médico disse que não precisaria mais tomar remédio. Ele se impressionou, porque não imaginava. Ele ouviu falar na Santa, fez a promessa e recebeu as graças. E está vivo, tem 94 anos e é lúcido”, conta Luís.
A experiência do tio impressionou Luís. “Toda promessa feita para caminhar para ela, é atendida. Não sei se ela quer que as pessoas saem em caminhada para evangelizar. Ela deseja que as pessoas rezem e caminhem”, aponta Luís. A devoção também sensibilizou Ângela, que conta várias graças alcançadas, como a de realizar o sonho de ser mãe e a recuperação da saúde.
Na noite da terça-feira, 13, a imagem foi recebida na comunidade Santo Antônio. Hoje à noite, será levada da Comunidade Frei Galvão para a Igreja Matriz de onde, no sábado, será conduzida para a Igreja de Nossa Senhora das Graças, para a Romaria, no domingo.

PROGRAMAÇÃO

10horas – Missa no Santuário.
13h30min – Romaria, partindo da Igreja Nossa Senhora das Graças até o Santuário.
15h – Missa Festiva, com bênção e envio para missão.

SERVIÇOS

TRÂNSITO
O trânsito seguirá seu fluxo normal pela manhã. Às 12h, a VRS-868, onde é realizada a romaria, será bloqueada, entre a Igreja Nossa Senhora das Graças até o Santuário. Será permitido apenas o acesso aos veículos de som, de emergência e o que leva a imagem. A reabertura ocorrerá no término da procissão. Haverá indicação de rotas alternativas.

BANHEIROS
Os banheiros químicos estarão dispostos ao longo do trajeto, sendo na Igreja Nossa Senhora das Graças, no Campo do Juventude, no Santuário e nos estacionamentos dos ônibus e carros.

SAÚDE
Haverá ambulâncias à disposição de qualquer situação. No Santuário terá médico, enfermeira e técnica de enfermagem. Pela manhã, a UBS do Rincão, junto à Igreja de Nossa Senhora das Graças, estará aberta para apoio com enfermeira e técnica de enfermagem. Na caminhada, seguem as ambulâncias de apoio.

ÔNIBUS
Haverá linhas de ônibus saindo do bairro Praia às 12h45min e às 13h, em direção à Igreja Nossa Senhora das Graças, de onde parte a procissão.
Do Rincão para o Centro, das 15h às 18h, a cada 15 minutos.

CLIMA
A romaria é realizada com qualquer tempo.

TRANSMISSÃO
A Rádio Fraternidade FM 98.9 faz a transmissão do evento.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ