Principal / Mistura Fina / MISTURA FINA: Taquariense criador do Projeto Golfinho Rotador é transferido para o sertão pernambucano

MISTURA FINA: Taquariense criador do Projeto Golfinho Rotador é transferido para o sertão pernambucano

Na semana passada, a remoção do oceanógrafo taquariense, José Martins da Silva Junior, foi pauta de matérias em sites de notícias, incluindo o G1. Os textos abordam sua transferência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Fernando de Noronha, para a área protegida Floresta Nacional de Negreiros, no sertão pernambucano, ambos órgãos do Ministério do Meio Ambiente.
O portal Vivoverde publicou um documento da Coordenação Geral de Gestão de Pessoas do Instituto Chico Mendes, em que consta tratar-se de um formulário de remoção do taquariense, datado de 22 de julho, e assinado pelo presidente do instituto, Homero de Giorge Cerqueira, coronel da ativa da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O portal também apresenta uma nota técnica, com fundamentação, análise técnica e parecer da remoção. “O ato de deslocamento ou remoção de determinado servidor público, de ofício, contra seu interesse, em virtude do interesse da Administração Pública, tem como alicerce o princípio da Supremacia do Interesse Público. Segundo o parecer, a transferência foi motivada por uma melhor distribuição dos recursos humanos.

Possível retaliação

Entretanto, o portal VivoVerde publicou o que seria um temor do oceanógrafo. “Espero que tal processo de minha remoção de Fernando de Noronha não esteja relacionada com os grandes empresários de Fernando de Noronha, que tem sido autuados ou notificados pelo ICMBio”. O portal cita a transferência como ato de retaliação por sua atuação frente aos grandes empresários de Fernando de Noronha.
Em entrevista ao G1, em janeiro deste ano, o analista ambiental destacou que o aumento de turistas, antes sazonal, ocorre em todos os meses do ano. “A experiência que ser quer é de que o visitante cumpra o papel dele de conservação do meio ambiente”, teria dito Martins, que é considerado um dos críticos do aumento exponencial de visitação à ilha que estaria acima do limite permitido.
Na quarta-feira, 7 de agosto, O Fato entrou em contato, por telefone, com José Martins da Silva para falar sobre o assunto. Ele afirmou que recebeu orientação de seu advogado de não falar com a imprensa sobre a situação. “Sob orientação do advogado eu não posso falar sobre isso, estou negando várias entrevistas. Seria do meu maior interesse dar uma entrevista para vocês, por causa da minha relação com Taquari, mas eu não posso falar enquanto estamos elaborando esta estratégia, definindo. Assim que ficar definida, eu posso retornar e dar esta entrevista para vocês e fornecer informações. Espero que compreenda”.

Criador do Projeto Golfinho Rotador

José Martins é criador e coordenador do Projeto Golfinho Rotador e tem titulação acadêmica em oceonografia, com duas faculdades, mestrado e doutorado nesta área de conhecimento. Mora há 30 anos em Fernando de Noronha e pesquisa mamíferos marinhos.

O que é ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente. Cabe ao instituto executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União.
Projeto Golfinho Rotador – É sediado em Fernando de Noronha com coordenação do ICMBio. Desenvolve ações de pesquisa, educação ambiental, envolvimento comunitário e sustentabilidade em prol da conservação dos golfinhos rotadores, da biodiversidade marinha e de Fernando de Noronha.
Floresta Nacional Negreiros – Está localizado no município de Serrita, no sertão do Pernambuco. Criada com objetivo de promover o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais, manutenção de florestas nativas, inclusive de vegetação de cerrado e caatinga, a manutenção e proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade e recuperação de áreas degradadas.

Posição do ICMBio

O Fato solicitou uma entrevista com o presidente do Instituto Chico Mendes, Homero Cerqueira, ou uma posição da entidade sobre a transferência de José Martins da Silva para a Floresta Nacional de Negreiros. Até o fechamento desta edição não teve resposta.

Contratação de Fernando e Sorocaba para o Natal Açoriano pode não se concretizar

MISTURA - Fernando e Sorocaba 01O Mistura Fina recebeu, nesta semana, a informação de que, se a Câmara de Vereadores de Taquari não repassar R$ 300 mil do seu orçamento para ampliação da empresa Renovest, o prefeito Maneco vai encerrar as tratativas para contratar a dupla Fernando e Sorocaba, que seria o Show do Natal Açoriano deste ano, para poder viabilizar recursos para a Renovest.

O mais rápido possível

MISTURA - Rua da RodoviáriaMotoristas da Empresa Fátima têm reclamado das más condições de conservação da estrada de saída dos ônibus da rodoviária. Alguns carros estariam até sendo danificados. De acordo com o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, a responsabilidade de conservação da via é da Prefeitura. Perguntado sobre a previsão de manutenção, o prefeito diz: “O mais rápido possível”.

Deputado confirma verba para saúde do município

O deputado Maurício Dziedricki (PTB) informou nas suas redes sociais que o Ministério da Saúde realizou o pagamento de recurso de emenda parlamentar de sua autoria no valor R$ 200 mil destinados para o Fundo Municipal de Saúde de Taquari. O vice-prefeito, André Brito, confirmou que a o valor foi depositado.

Prefeito e vice são contra aumento de vereadores

Na edição do dia 2 de agosto, o Fato publicou no Mistura Fina uma matéria sobre o aumento do número de vereadores, de 9 para 11, cogitado pelo presidente do Legislativo, Vânius Nogueira. O prefeito, Emanuel Hassen de Jesus, Maneco, disse ao Mistura Fina que é contra o aumento do número de vereadores devido à atual situação financeira e política do município, do estado e do país. “Há urgente necessidade de se reduzirem os custos para se adequarem à realidade atual”, salientou
O vice-prefeito, André Brito, diz que seu partido PDT tem uma posição muito bem definida. “Que é a do zelo pelo dinheiro público, ou seja, controle da eficiência  das despesas e da eficácia da execução das políticas públicas”. Detalhe: o presidente do Legislativo, Vânius, é do mesmo partido de André Brito.

Além disso, verifique

MISTURA FINA: MP arquiva inquérito que investigava denúncias contra o presidente do Legislativo

Em julho deste ano, o vereador Felipe Reis (Podemos) fez denúncias ao Ministério Público contra ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ