Principal / Geral / Potencial turístico a ser explorado

Potencial turístico a ser explorado

Que Taquari tem capacidade turística a ser explorada não é novidade. Há anos, o município está incluso no mapa das cidades que têm potenciais a desenvolver na área, elaborado pelo Ministério do Turismo. No entanto, o setor ainda precisa ser explorado. A falta de banheiros públicos e placas indicativas dos principais atrativos da cidade são pontos a serem corrigidos que podem alavancar a área, segundo aponta o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Oládio Luís Pereira.
Guia na rota Taquari Açoriana, a única desenvolvida em Taquari, Oládio acompanha excursões em visita ao município. Segundo ele, a rota é divulgada em sites de turismo e eventos, e o público que realiza o passeio geralmente é formado por estudantes de todo os níveis de escolaridade e por pessoas da terceira idade. O roteiro oferece visitação ao Santuário Nossa Senhora da Assunção, Lagoa Armênia, Jornal O Taquaryense, Casa Costa e Silva, Igreja Matriz São José e Casa do Artesão. Os casarios de arquitetura açoriana também são observados durante o passeio, que também pode contar com café colonial, servido em padaria do município. “O roteiro varia muito conforme o público. Normalmente se vende a grupos e agências de turismo e o passeio é montado de acordo com a preferência do cliente. Elencamos algumas prioridades em função das próprias necessidades dos visitantes. Por exemplo, hoje, a melhor estrutura para o turista é no Santuário da Assunção. Se vem uma excursão, as pessoas chegam e precisam utilizar banheiros, e em função disso, normalmente é o primeiro local que se vai”, explicou Oládio.
A visita guiada deve ser pré-agendada. Atualmente, dois pontos do roteiro não são passíveis de visitação. A Casa Costa e Silva, onde fica o único museu do município, está fechada em função das condições do prédio, e a Casa do Artesão, funciona junto ao saguão da prefeitura, também por problemas no prédio, e fica fechada durante os finais de semana.
De acordo com o presidente do Conselho do Turismo, além dos pontos a serem explorados, que também incluem o Rio Taquari e o Morro do Carapuça, o município tem eventos com potencial turístico. O Natal Açoriano, realizado durante o mês de dezembro na Lagoa Armênia, é o principal deles. A Romaria, em agosto no Santuário da Assunção, é outro evento de grande porte e que atrai milhares de visitantes. O Rodeio Crioulo Estadual, o Carnaval e a ExpoTaquari também estão incluídos.
Segundo Oládio, também está sendo elaborado um roteiro rural, visitando propriedades do interior do município. “É uma área que está crescendo bastante”, considerou.

Visão na iniciativa privada

Não é só de paisagens e eventos que vive o turismo. A iniciativa privada é ponto importante no setor. Tanto na parte de alimentação e hospedagem, quanto no próprio empreendimento como local turístico. Em Taquari, o negócio com maior potencial turístico é o Park Nativo, situado na RSC-287, próximo ao pórtico de acesso a Taquari. Com grande estrutura de piscinas, toboáguas, restaurante e hospedagem, o local atrai milhares de visitantes durante a temporada de verão.

Administração Municipal construirá banheiros e reformará prédio da antiga prefeitura

Duas obras que devem beneficiar o setor foram anunciadas pela Administração Municipal recentemente. A construção de banheiros na Praça da Bandeira, em frente à Lagoa Armênia, e a reforma do prédio da antiga prefeitura, um patrimônios histórico de Taquari. A Administração Municipal também ressaltou que Taquari é uma das cidades da região com o maior número de eventos com potencial turístico. Maneco informou que o show principal do Natal Açoriano, que ocorrerá na noite de 14 de dezembro, será anunciado nos próximos dias, justamente para proporcionar que mais pessoas possam vir ao município para participar das festividades. O prefeito também salientou que, para o desenvolvimento do turismo, é extremamente importante a iniciativa privada. “Não é só a prefeitura, a cidade tem que querer, e isto não se constrói do dia para noite e também não depende só da vontade do dono do restaurante, por exemplo, não adianta ele abrir e não ter cliente para entrar”, considerou o prefeito. Maneco informou ainda que a prefeitura desenvolve em parceria com o CDL e Sebrae, o projeto Crescer, que visa a fomentar o empreendedorismo entre os jovens.

No mapa do turismo

Um mapa divulgado pelo Ministério do Turismo em 2017 mostrou que Taquari é uma das 371 cidades do estado com potencial turístico. O município foi enquadrado na categoria D, sendo considerado um destino que não possui expressivo fluxo tradicional turístico nacional e internacional, no entanto, tem papel importante no fluxo turístico regional e precisa de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem. No Vale, 30 municípios foram considerados como potencialmente turísticos. Todos na categoria D e E, exceto Lajeado, que foi enquadrado na categoria C, entre os que concentram fluxo de turistas domésticos e internacionais. Em todo o estado, apenas três cidades foram classificadas na categoria A, a mais alta em relação ao potencial turístico, são elas Gramado, Porto Alegre e Torres. Um novo mapa deve ser publicado pelo Ministério do Turismo no mês de agosto.

Vale avança no setor

Além de diversas rotas municipais, o Vale do Taquari avança nos roteiros regionais. Recentemente, foi lançada a venda de ingressos para o Trem dos Vales, no percurso entre Muçum e Guaporé. Em três dias de vendas, foram esgotados os 3,8 mil ingressos disponibilizados para os oito passeios, que ocorrem entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro. Cada passagem custou R$ 95. O percurso é de 2h30, com saídas de Guaporé e Muçum. Após a realização destas viagens, serão feitos ajustes para um passeio definitivo no trajeto entre Estrela e Guaporé, passando por Colinas, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados.
Outra iniciativa que vem sendo feita na região é o caminho autoguiado. O percurso é indicado com placas e os visitantes o fazem a pé. No Vale, 16 municípios já inauguraram suas rotas e receberam visitantes de diversas cidades do estado.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ