Principal / Região / PAVERAMA: Jovem precisa de transplante de medula óssea

PAVERAMA: Jovem precisa de transplante de medula óssea

Quando estava com 19 anos, a moradora de Morro Bonito, Jaqueline Kolling Borges, teve um mal súbito e falta de ar. Após alguns exames, em fevereiro do ano passado, ela foi diagnosticada com leucemia. O tratamento com quimioterapia não deu o resultado esperado e, desde maio deste ano, Jaqueline soube que precisará de transplante de medula óssea. Aos 21 anos, a jovem busca um doador compatível, já que exames apontaram que seus familiares têm 50% de compatibilidade, enquanto o ideal para o transplante é 100%.
A paveramense está sendo encaminhada ao banco de medula óssea, o Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme). Ela ainda não sabe se há nos cadastros do banco um doador 100% compatível. Caso não o encontre, quem fará a doação será seu irmão, Gabriel, de 18 anos. “Eu ainda não sei direito por quanto tempo eles procuram um doador 100% compatível até decidirem fazer com um 50% compatível, que no caso será meu irmão. Mas buscamos alguém 100% para não correr risco de rejeição”, explicou.
Para atingir o objetivo, está sendo feita mobilização através das redes sociais para que as pessoas da região se cadastrem no banco de doadores. Segundo Jaqueline, a secretaria municipal de Saúde tenta intermediar, com as instituições que realizam o cadastro, que seja deslocada uma unidade a Paverama para cadastrar os moradores da região. “Se não for possível, vamos organizar transporte para o Hospital de Clínicas para fazer estes cadastros”, disse a moradora de Paverama. Segundo ela, o cadastro é rápido e leva cerca de cinco minutos.
Enquanto não realiza o transplante, Jaqueline faz sessões de quimioterapia para controlar os efeitos da doença. O tratamento é feito em Lajeado, no Hospital Bruno Born. Jaqueline reside em Paverama com os pais, Leandro da Silva Borges e Lisandra Kolling, e o irmão Gabriel.

Como ser um doador

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre realiza o cadastro de doadores de medula óssea. Para se cadastrar, é preciso ter entre 18 e 55 anos e apresentar RG e CPF. O doador não pode ser portador de nenhum tipo de câncer, nem doenças infectocontagiosas. Mais informações podem ser obtidas junto ao Banco de Sangue do Hospital de Clínicas.

Além disso, verifique

TABAÍ: Serventes de escolas municipais alertam para possível greve

Nesta semana, as serventes de escolas municipais emitiram uma nota oficial, relatando que no final ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ