Principal / Geral / Hospital busca na Justiça troca de titular da conta da energia elétrica

Hospital busca na Justiça troca de titular da conta da energia elétrica

A Associação Taquariense de Saúde (ATS), instituição que administra o Hospital de Taquari, ainda não tem a titularidade da conta de energia elétrica da RGE Sul. A fatura, pelo menos até junho de 2019, foi emitida em nome do Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev) que deixou a instituição há mais de um ano.

A ATS acionou a justiça, em abril de 2019, para a troca da titularidade e para obter dados como o valor e o número de pessoas que colaboram com a instituição através da campanha Hospital Com Mais Saúde, pela conta de energia elétrica da RGE Sul.
A juíza da 2ª Vara de Taquari, Mariana Machado Pacheco, determinou em 30 de maio de 2019, que fosse modificada a titularidade da conta de luz, colocando a ATS, e que fosse fornecido, mensalmente a lista de contribuintes do hospital. Mas a troca ainda não ocorreu nem a disponibilidade dos dados.
Conforme o presidente da ATS, Gilberto Hermann, na semana passada, ele assinou o contrato enviado pela RGE Sul para a substituição do nome da conta e espera que a próxima fatura saia no nome da ATS, que assumiu a instituição em novembro de 2018. Entre maio e novembro de 2018, a administração ficou com o Instituto de Apoio às Políticas Públicas (Inapp).

O que diz a RGE Sul

A companhia emitiu a seguinte nota:
“A RGE informa que o Programa Hospital com Mais Saúde foi criado em 2006 para auxiliar as entidades hospitalares e contribuir para a saúde financeira dos hospitais. Para todos os convênios firmados, a distribuidora realiza, automaticamente, um encontro de contas mensal entre os valores oriundos do crédito gerado pelas contribuições e a fatura de energia elétrica. Esse procedimento foi adotado para o Hospital São José de Taquari até o mês de julho. A distribuidora ressalta que todas as contribuições destinadas ao Hospital de Taquari são repassadas ao hospital. A Associação Taquariense, administradora atual do Hospital São José, deverá firmar um novo convênio para permanecer com o programa Hospital com Mais Saúde e assim receber contribuições da comunidade. A RGE presta um serviço essencial e acredita que o Programa Hospital com Mais Saúde auxilia as entidades hospitalares na geração de receitas, qualificando o atendimento à população e contribuindo para a adimplência dos Hospitais”.

Questionamentos do jornal

O jornal O Fato enviou várias perguntas sobre a situação à assessoria de imprensa da RGE Sul, no entanto, nem todos foram respondidos. Foram feitos os seguintes questionamentos:
“Por que há demora na troca do registro do beneficiado das doações, sendo que elas não estão sendo destinadas para o Hospital de Taquari? Há previsão de normalizar a situação? Para onde estão sendo encaminhadas estas contribuições? Os valores contribuídos serão revertidos para o hospital de Taquari? Como as pessoas devem proceder para fazer a adesão à campanha? É necessário assinar algum documento? Quantas pessoas fazem a contribuição em Taquari? E quanto representa em valores (reais)?”.

Situação preocupa contribuintes

O morador do Centro, 20 anos, que prefere não se identificar, diz que ao conferir a conta de energia elétrica da família, notou a cobrança da contribuição, mesmo sem ter autorizado. Ao buscar mais informações sobre a situação, soube que a conta não estava em nome da ATS nem o valor que recebia em doações. A situação causou preocupação sobre a destinação do recurso. “Primeiro de tudo, senti o direito violado porque ninguém autorizou a contribuição. E segundo, enganado porque ali diz que vai para o hospital de Taquari e depois a gente vem a descobrir que pode estar sendo mandado para outro lugar. Esta é a preocupação, se o dinheiro está vindo”, diz, completando “como a gente vai ter a certeza de que a partir de agora o dinheiro vai para o hospital e não pra Cacequi?”. Ele referia-se ao fato de, em junho de 2018, as faturas da RGE Sul terem sido emitidas com a contribuição para Cacequi, onde o Isev tinha unidade. Na ocasião, a companhia disse que corrigiria o erro.
Colaborador da campanha há mais de um ano, morador do bairro Olaria, 34 anos, que também não quer se identificar, espera que o valor esteja contribuindo para o hospital de Taquari. “É preocupante porque faço a contribuição para o hospital da minha cidade. Gostaria que o dinheiro ficasse no hospital do município”, diz.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ