Principal / Geral / Com dedicação e produtos diversificados, Flor do Mato está há 24 anos no mercado

Com dedicação e produtos diversificados, Flor do Mato está há 24 anos no mercado

Em 1995, a comerciante Rosiane Dorneles Silveira, então proprietária da Bicho de Pé Calçados, resolveu se dedicar a um novo segmento: as flores. Com madeiras e materiais que buscou em chácaras, ela montou um espaço rústico nos fundos da sua loja de calçados. O local ficava na rua Osvaldo Aranha e foi onde, no dia 7 de abril daquele ano, surgiu a Flor do Mato.

A floricultura visava a oferecer variedades em arranjos florais, tanto para presentes como para funerais. “Na época não tinha internet, não tinha cursos e eu não tinha muito conhecimento de nome de flores, de como fazer um laço. Fui buscando informações nos livros e fiz um curso de um dia em Porto Alegre. Fui aprendendo, inventando, na prática”, disse a comerciante. Depois de dois anos de loja, surgiu a oportunidade de Rosiane fazer um curso profissional de florista, a Escola Iberoamericana de Arte Floral, quando obteve bastantes conhecimentos sobre a área.
Em 1998, a loja passou para outro prédio, na rua Sete de Setembro, onde está até os dias atuais. Para a comerciante, um dos fatores que influenciaram a permanência da floricultura no mercado, durante estes 24 anos, foi a busca pela qualidade e diversificação dos produtos. Além de flores e cestas, que contam com chocolates, biscoitos e outros produtos da serra gaúcha, a loja trabalha com presentes criativos, livros, cartões, plantas artificiais, fontes e segmento místico, com incensos, difusores, entre outros. O ambiente da loja também é apontado como parte desta trajetória. “Como trabalhamos com emoções, temos que estar sempre de bem com a vida, ter uma energia boa, porque flores já são uma energia. Buscamos receber bem o cliente, com alegria e atenção. Muitos clientes vêm na loja buscar energias positivas, isto é muito bom”, contou.
Rosiane começou a loja com o auxílio de uma funcionária e hoje conta com quatro colaboradoras, entre elas, a filha Luísa Silveira Kerber. “Se tem algum motivo para eu ter essa loja esses anos todos, é o amor naquilo que eu faço. Minha paixão é essa loja”, enfatizou. Em 2008, ela chegou a abrir uma filial da Flor do Mato em Capão da Canoa, no litoral norte. Rosiane deixou o empreendimento em 2014, quando vendeu para uma funcionária. “Nesse ramo de comércio, arte, montagem, tem que ter muito da nossa presença, é importante. Não dou conta de ampliar e estar presente”, disse.
Segundo a florista, o produto mais vendido na loja é a rosa vermelha importada e a data de maior movimento é o Dia dos Namorados, embora tenha grande procura no Dia das Mães e Natal. Em 24 anos de atividades, a Flor do Mato coleciona muitas histórias. Daria um livro, segundo a proprietária. Uma das mais engraçadas, contou Rosiane, aconteceu há muitos anos, entre um rapaz de Paverama e uma moça de Taquari. Buscando a volta do relacionamento, o jovem procurou ajuda nas flores. “Ele escreveu no cartão que, se ela aceitasse aquela desculpa e as flores, que fosse em um terreno que tinha em frente da casa dela e colocasse uma taquara com um paninho branco na ponta. Eu mesma fui entregar para que eu pudesse narrar toda a recepção, a reação dela para ele, como havia pedido, pois estava muito esperançoso que ela ia se emocionar e mudar de ideia. Só que a reação dela foi diversa daquilo que ele esperava, ela correu comigo e eu quase apanhei, ela não queria saber de nada e disse que seria um pano vermelho que iria colocar, para o espantar” lembrou, aos risos.
Para o futuro, Rosiane pretende continuar desenvolvendo e buscando variar os produtos da loja com muitas novidades. “Nestes 24 anos, o mais importante é o reconhecimento do nosso trabalho, da nossa dedicação e amor, e queremos continuar crescendo para que possamos emocionar cada vez mais a todos os nossos clientes desta cidade maravilhosa”.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ