Principal / Variedades / Pela segunda vez, prenda da 15ª região tradicionalista

Pela segunda vez, prenda da 15ª região tradicionalista

A representante do CTG Pelego Branco, Maria Eduarda Lima Souza, 16 anos, conquistou o título de primeira prenda da 15ª Região Tradicionalista (RT), na categoria juvenil, no concurso realizado nos dois últimos finais de semana. A atividade integrou a 50ª Ciranda Cultural de Prendas e o 32º Entrevero Cultural de Peões, ocorrido em Portão.  “A conquista foi repleta de dedicação e comprometimento. Uma preparação bem intensa, acompanhada por pessoas muito especiais. O resultado de todo esforço é o título de 1ª Prenda Juvenil da 15ª Região Tradicionalista. Chegar a este cargo, mais uma vez, é uma honra, que enche meu coração de alegria”, destaca Maria Eduarda. Ela foi a única representante do município a participar do concurso que ocorreu também nas categorias mirim e adulta. O concurso que define as representantes da região envolve a apresentação de relatório de atividade do decorrer do ano como representante da entidade local, no caso o CTG Pelego Branco; prova escrita sobre o Rio Grande do Sul, oral e artística. Esta é a segunda vez que Maria Eduarda conquista o título na região. Em 2017, quando participou da 48ª Ciranda de Prendas obteve a faixa na mesma categoria. A prenda, filha de José Gilso de Souza e Jaqueline Lima Souza, iniciou as atividade no CTG Pelego Branco, em 2004, quando foi Prendinha Dente de Leite, e, em 2008, foi escolhida a Bonequinha.

“Ser prenda do Estado poderá ser a consequência de todo este esforço”

OF – Há quanto tempo você estava se preparando?
Eduarda – Entrei neste mundo das Ciranda de Prendas no ano de 2016, ou seja, há mais de três anos os concursos fazem parte da minha vida. Para este regional, em específico, a preparação começou em janeiro de 2019, tornando-se mais intensa que as outras, entretanto, já vinha participando de alguns eventos que eram promovidos. Mas graças às experiências em oportunidades anteriores, consegui conciliar todas as demandas que a Ciranda exige.

OF- Por quais avaliações você passou para obter o título?  
Eduarda – Passei por uma série de provas. Elas iniciaram com a entrega de um relatório de atividades um mês antes do concurso, que compreende a participação em eventos estaduais, regionais e de entidades, promoção de projetos como o “CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha” e o “MTG e a Comunidade Escolar”. Juntamente com uma pesquisa para a mostra folclórica, que neste ano teve o tema “Mulheres que fizeram e fazem história no Tradicionalismo”.
No primeiro dia de concurso, 22 de junho, pela manhã, apresentamos a Mostra, expondo materiais referentes ao assunto. Pela tarde, a prova oral, na qual é realizado um sorteio cerca de 15 minutos antes da apresentação; prova artística envolvendo cantar (poderia ser declamar ou tocar algum instrumento, mas eu escolhi o canto), uma dança tradicional e uma de salão.
Finalmente, no dia 29, a prova escrita, que engloba a história, geografia, tradição, tradicionalismo e folclore do Rio Grande do Sul, acompanhada por uma redação.

OF – Esta é a segunda vez que você conquista a primeira colocação na região. Sabe se mais alguém alcançou este feito?  
Eduarda  – Sim, é uma honra representar a minha região novamente. Dentro da 15ª RT, várias pessoas já conquistaram mais de uma vez o primeiro lugar em concursos, mas representando Taquari e o CTG Pelego Branco, acredito que seja a primeira vez.

OF – Como objetiva (quais metas) realizar sua gestão como prenda da região?
Eduarda – Tenho diversas ideias para esta gestão. O objetivo principal é trabalhar com muita união, sem nenhuma diferença entre nós. Além disso, participar de vários eventos, conhecer novos lugares, fazer mais amizades e servir de inspiração a outras pessoas. Buscar trazer assuntos interessantes aos eventos, que sejam capazes de atrair novos adeptos ao departamento cultural. Estar à disposição de prendas e peões que tenham vontade de concorrer e auxiliá-los no que estiver ao meu alcance. Planejar e me preparar para a Ciranda Estadual. Por fim, aproveitar muito caminho ao longo deste ano, porque é a melhor e mais importante parte.

OF – Há algo que pretenda fazer de diferente em relação à gestão anterior?
Eduarda – Naturalmente, a vivência vai nos ensinando a evoluir. Nesta gestão, busco trabalhar ainda mais e fazer a minha parte para contribuir no crescimento do CTG Pelego Branco e da 15ª Região Tradicionalista.

OF – Você disputará o concurso de primeira prenda do Estado. Como vai se preparar para esta etapa? Ser prenda do Estado é sua meta?
Eduarda – Pretendo iniciar a minha preparação o quanto antes, com calma e organização. Estudos, ensaios, viagens e novos aprendizados com certeza farão parte dela. O ser prenda do Estado poderá ser a consequência de todo este esforço. Seria hipócrita falar que não é a meta, não só minha, mas de todas as prendas que participam do concurso estadual. Mas em nenhum momento posso deixar que este seja meu único propósito. Afinal, o prendado engloba diversas coisas além da competição.

Além disso, verifique

Uma noite deslumbrante

O Grêmio Recreativo Alvi Negro promoveu mais um Baile de Debutantes, no último sábado, 21 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ