Principal / Segurança / Sistema de informática da Câmara de Vereadores é invadido por hacker

Sistema de informática da Câmara de Vereadores é invadido por hacker

O assessor administrativo da Câmara de Vereadores, Osvaldo Capelão de Moraes Junior, realizou uma ocorrência policial na quarta-feira, 26 de junho, relatando que o sistema de informática da Câmara de Vereadores pode ter sido invadido por um hacker.

Conforme Osvaldo, o Portal da Transparência estava fora do ar no dia 20 de junho e continua até hoje. No momento, o servidor do sistema também estava inacessível e um programa suspeito estava rodando dentro dele. A empresa que presta assessoria nesta área para Câmara conseguiu derrubar o programa, interrompendo as atividades de criptografia (refere-se à construção e análise de protocolos que impedem terceiros, ou o público, de lerem mensagens privadas) de arquivos. Osvaldo cogita que a invasão visava a um possível pedido de resgate, ou seja, o hacker pediria dinheiro para liberar ou não apagar arquivos.
Os computadores da Câmara de Vereadores tiveram que ser formatados e até ontem não havia gerado mais prejuízos para o Legislativo. Os funcionários não receberam contato do hacker. A Câmara está com as atividades normais porque o programa de dados é copiado diariamente por questão de segurança. A empresa que presta assessoria está trabalhando para reestabelecer o Portal da Transparência. A Polícia Civil investiga o caso.

Prefeitura passou pelo problema

Caso semelhante com o que aconteceu com Prefeitura de Taquari, em maio. Foi praticado um ransomware, que consiste na ação de um hacker – indivíduo que quebra e invade sistemas de segurança para obter vantagens pessoais – que criptografa (armazena e codifica) todos os dados que constam em um equipamento, seja um computador ou vários em rede. Os dados da Prefeitura foram bloqueados e o criminoso cobrou um resgate em bitcoin (moeda virtual) no valor de R$ 27 mil. O valor não foi pago e em registro foi realizado na Delegacia de Polícia Civil de Taquari na quarta-feira, 31 de maio.

Além disso, verifique

BM prende rapaz por porte ilegal de arma de fogo, no Passo da Aldeia

Um jovem, de 19 anos, foi preso pela Brigada Militar (BM) por porte ilegal de ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ