Principal / Geral / Estaleiro deverá iniciar operação em agosto

Estaleiro deverá iniciar operação em agosto

O grupo Masal, de Santo Antônio da Patrulha, e o Estaleiro Vitória, de Triunfo, são os proprietários do Estaleiro Colorado, instalado em Taquari, no espaço que pertenceu à empresa Navegação Aliança, de Porto Alegre. A área de foi adquirida por cerca de R$ 5 milhões, em agosto do ano passado. Até 2016, era ocupado pela Intecnial, de Erechim, para manutenção de embarcações.

O investimento em Taquari une o grupo Máquinas Agrícolas Santo Antônio da Patrulha (MASAL), que atua na área de produção de guindaste e metalurgia, e o Estaleiro de Construções e Reparos Navais Vitória, de Triunfo, para a manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes. O empreendimento, batizado de Estaleiro Colorado, tem programado para agosto o início das atividades a pleno vapor. “A ideia é reativar todo o processo. Existe mão-de-obra de qualidade em Taquari e há uma tradição voltada para a indústria naval. Encaminhamos todos os trâmites burocráticos que precisam e devemos começar a operar no segundo semestre”, diz um dos sócios, Diogo Paz Bier, conhecido no meio político e artístico do Rio Grande do Sul como Mano Changes. “Estamos resolvendo tudo para começar a operar e colocar mais mão de obra”, afirma. Para isso, é necessário que a licença operacional seja homologada pela Fundação de Proteção Ambiental (FEPAM). “Já colhemos todas as informações, fizemos todos os testes. Já existe o Alvará Provisório da prefeitura e a parte de Bombeiros está pronta. Foram feitas as benfeitorias necessárias para as homologações das certificações e a ideia é começar a prestar serviço externo quando estiver tudo pronto”, diz.
A previsão é de gerar até 40 empregos. Atualmente, segundo Mano Changes, há pessoas trabalhando na área em variadas funções. “Estamos garantindo esta mão de obra qualificada. A demanda boa será para os próximos meses. Queremos montar uma equipe e valorizar os moradores de Taquari”, ressalta.
Para garantir a demanda, o estaleiro Colorado está em negociação com a empresa Aliança, de Porto Alegre, para fechar uma parceria. Ele também cogita a possibilidade de ampliar a capacidade do estaleiro, com a construção de mais um carreiro para manutenção das embarcações. “A atividade no estaleiro será de manutenção. A cada cinco anos, os barcos têm que fazer testes para ver o desgaste da chapa, mas poderemos trabalhar com a ampliação dos navios. A Aliança, que era a antiga proprietária, é nossa parceira”.

Não só para colorados

O nome do empreendimento, Estaleiro Colorado, é uma referência ao time do coração das famílias dos empresários tanto do Grupo Masal, presidido por Cláudio Bier, como do Estaleiro Vitória, Sandro Oliveira da Cruz. Mas a paixão pelo futebol, garante Mano Changes, não terá qualquer influência sobre a escolha dos trabalhadores. “É Estaleiro Colorado, mas os gremistas podem trabalhar”, afirma.

Transporte fluvial como alternativa

O empresário destaca que o transporte fluvial é uma alternativa de custo reduzido no mercado. “Hoje um dos grandes problemas da escoação agrícola é o custo de logística. Na região Sul, 20% do Produto Interno Bruto (PIB) está atrelado ao custo de logística, em países como os Estados Unidos não chegam a 8%. Temos uma malha fluvial interessantíssima onde se consegue escoar a produção mais barata. Estamos nos instalando numa hora muito boa. A longo prazo, é bem viável que cada vez se possa estar gerando mais demanda. Quanto mais navios tiver, mais interessante será para o mercado”, avalia.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ