Principal / Geral / Brownie “Bendito” é produzido aqui

Brownie “Bendito” é produzido aqui

Em maio deste ano, a empresa Bendito Delícias Artesanais completa um ano de atividades. Localizada na rua José Rocha Pereira, 57, no Loteamento Figueira (em frente da Praça), o empreendimento tem como carro-chefe a produção do brownie Bendito, um tipo de bolo de chocolate feito num tabuleiro e dividido em pequenos quadrados.

Mas a história da empresa começou em 2011, quando os taquarienses Anelise Bender Dorneles, 48 anos, morava com o esposo, Adriano Schaffer, 56 anos, e os filhos Nicole Dorneles Cardoso e Calil Dorneles Cardoso, em Santana do Livramento, na fronteira do Brasil com o Uruguai. Ela conta que mudaram para lá para trabalhar com a produção de mel, mas Anelise buscava alternativas dentro das áreas em que gosta de atuar, como flores, fotografia e culinária de doces, quando sua filha, na época adolescente, pediu que fizesse cupcakes para compor um book fotográfico. Ela aceitou, passou a buscar informações sobre o bolo e viu que havia um mercado grande. Em um mês, ela desenvolveu a própria receita e passou a produzir os bolinhos. Para ganhar clientes, disponibilizou gratuitamente na festa de aniversário de um ano do filho de uma psicóloga conhecida sua. “Fiz alguns cartões e pedi para colocar na festa para fazer a propaganda. Na noite da festa, já teve gente ligando e dali foram muitas encomendas”, conta. Com um mês, eles abriram a empresa Sabor di Festa e atendiam as cidades de Santana do Livramento e Rivera, que totalizam 160 mil habitantes. “Comecei a fazê-los cada vez mais elaborados, mesmo sem curso, aprendendo pela internet. Chegou ao ponto de que, para reservar a quantidade para uma mesa de doces, tinha que ser com uns oito meses de antecedência. Tinham mães que faziam o chá de bebê e reservavam para a festa de um ano”, lembra. Os pedidos foram tantos, que contratou um funcionário, e o esposo e a filha passaram a trabalhar com ela. Buscando a expansão e facilitar o andamento da linha de festa dos coopcakes, solicitaram o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e, como trabalhavam com chocolate para os bolinhos, decidiram investir nos produtos com chocolate. Fizeram treinamentos e fecharam parceria com a Nestlé que deu curso. Daí nasceu a Sabor di Festa Chocolate.
Porém, em 2014, Anelise descobriu câncer de mama e precisou dedicar-se ao tratamento, o que limitou o trabalho, porque não conseguia pegar muitos pedidos. O tratamento quimioterápico era em Porto Alegre, a cada 21 dias. Tinha ainda uma semana de restabelecimento das condições físicas. Somado a isso, a filha que a ajudava mudou-se para Taquari para estar mais perto da universidade.

Após o chocolate, nasceram os brownies

Em 2015, após a cirurgia, precisou passar pelas radioterapias diárias também em Porto Alegre. Então, a família optou por mudar-se para Taquari, onde tinham uma casa. “Chegamos aqui e tivemos que começar do zero no sentido da clientela. Segui mandando coisas para Livramento, mas a logística e o custo ficaram complicados. Em Taquari, atendíamos mais em datas específicas como Natal e Páscoa”, conta. No mesmo ano, abriram a loja de chocolate em casa, o que foi sucesso. “No início chegava a dar fila na porta”, diz. Mas a produção era sazonal e a confeiteira ficava com tempo ocioso. Para preencher, começou a pesquisar os brownies, pois tinha vontade desde lá de Livramento. Nesta época, já tinham mais um funcionário, a filha tinha voltado para trabalhar na empresa de casa, assim como o esposo, e o genro Juliano Kern também estava integrado à equipe. “Fizemos os brownies em julho do ano passado e estouraram. Passamos a trabalhar noite e dia”, lembra. A produção conjunta do bolinho e os chocolate foi mantida por um mês. Devido à procura, decidiram deixar o chocolate de lado. A filha passou a trabalhar o marketing de lançamento, trocaram o nome da empresa para Bendito Delícias Artesanais e, a cada semana, lançavam, pelas redes sociais, um sabor, o que deixava os clientes na expectativa. Para tornar o brownie conhecido, o produto era deixado nos restaurantes, comércio e alguns supermercados de forma consignada. Apenas o que era consumido era pago. Também foram deixados nas universidades como Unisinos, Univates e, para a Unisc, há estudantes que levam. O produto é vendido ainda em Venâncio Aires e Porto Alegre e em cerca de 40 locais em Taquari. A média é de seis mil unidades por mês. No inverno de 2018, chegou a 10 mil unidades, mas no verão caiu a cinco mil. “Achamos que seria um a mais, para suprir a lacuna que tinha entre as festas e virou o carro-chefe”, avalia Anelise.
Para o futuro, a ideia é fazer vendas pela internet através de uma loja no site Elo 7 e pela rede social, Instagram. “Por enquanto, a produção é artesanal mas estamos vendo maquinário e pensamos em buscar um espaço maior”. A linha de festa, com brownie decorado, segue sendo comercializada. Há ainda o brownie cake, para o lanche de escola; o brownie no palito, coberto com chocolate; o de colher e no pote (na Páscoa); brownietone (no Natal) e a marmita; no verão, há a torta de sorvete, com ganache e confeitos; outro produto que está sendo colocado no mercado é o pão de mel, que fazia em Santana do Livramento. “Vai ser no formato do brownie, recheado, e coberto de chocolate e de sabores diferentes”, adianta Anelise. Há ainda, o suspiro saborizado e o temático.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ