Principal / Região / FAZENDA VILANOVA: Escola de ensino médio precisa de atenção quanto à segurança

FAZENDA VILANOVA: Escola de ensino médio precisa de atenção quanto à segurança

A reportagem do jornal O Fato visitou, na tarde da segunda-feira, 27, a escola de Ensino Médio Fazenda Vilanova, que é o único a oferecer esta modalidade de ensino no município e vem sofrendo com a falta de segurança. O vereador Leo Mota (PSD), que já esteve no educandário para verificar a situação e vem abordando o tema na tribuna do Legislativo, acompanhou a visita da reportagem.

Recentemente, a diretora, Iara Margarete Reis, oficiou à Câmara de Vereadores, pedindo a colaboração dos edis para resolver questões como a falta de iluminação, de estrutura física, do número reduzido de recursos humanos e por haver apenas uma porta de acesso, que, no caso de um incêndio ou invasão, é a única saída do prédio.
A escola funciona em três prédios, sendo um o refeitório; em outro, há duas salas de aula e, no espaço cedido pelo Município no prédio da escola Edgar da Rosa Cardoso, com salas de aula, biblioteca e a secretaria. Ocorre que, para acessar o prédio do Município, há apenas uma porta e um estreito corredor. “Se entram duas pessoas aqui para fazer o mal, roubar os professores e alunos, por onde vão fugir tendo aquela porta trancada (acesso interno). É justo, se tem todo esse espaço que os alunos poderiam utilizar?”, diz o vereador, completando: “Os alunos que estão no ensino médio vieram desta escola, que é municipal. Esse é o perigo ao qual me refiro. Aqui atrás é uma escuridão. Pedimos para colocar umas luminárias ou faroletes. Essa tela foram os pais que colocaram”.
Ele lembra que há pouco tempo tentaram invadir o pátio da escola por questões entre alunos. “Tudo isso acontece”.
O comerciante Rui Silva de Souza, 44 anos, pai de um estudante do ensino médio noturno, se diz aflito e esteve na escola para ver a situação. “É preocupante. A escola é do governo do Estado, mas a gente sabe como está a situação do Estado”, afirma.

O que diz a 3ª Coordenadoria Regional de Educação

A diretora do educandário não estava na instituição no momento da visita e não se pronunciou ao jornal.
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou, através da assessoria de imprensa, que a Escola Estadual Fazenda Vilanova, que divide o prédio e o terreno com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar da Rosa Cardoso, está com o Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) aprovado, e em fase de elaboração de contrato. “Além disso, diversas outras melhorias estão sendo realizadas, como o cercamento do pátio, a qualificação da iluminação, a construção de duas salas, banheiros, de um refeitório e um laboratório de Ciências. Neste momento, a demanda encontra-se na Secretaria de Obras e Habitação (Sop) para elaboração de orçamento”.
Questionada sobre o prazo para realização das ações, como a iluminação e o cercamento, não respondeu.

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ