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RGE Sul identifica “gatos” em 30% das inspeções realizadas em Taquari

A concessionária de energia RGE Sul realizou, em Taquari, no ano passado, 146 inspeções na rede de energia elétrica. Dessas, foram constatadas 43 irregularidades, ou seja, 29,45%. No ano anterior, em 2017, foram 203 inspeções, sendo 65 irregularidades, o que corresponde a 32% dos casos averiguados.

Conforme a RGE Sul, os custos com as fraudes e furtos de energia são considerados nos reajustes da tarifa e acabam onerando todos os clientes regulares, conforme determina a legislação do setor elétrico. A RGE tem 2,86 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos e possui uma área de fiscalização que atua continuamente no combate ao furto de energia e às ligações clandestinas. As equipes da RGE realizaram, em 2018, 126 mil inspeções nas suas redes de energia elétrica, para identificar adulterações e conexões clandestinas, os populares gatos. Deste total, 29.670 ligações apresentaram algum tipo de problema, correspondendo a 23,38% do total. As inspeções são realizadas para evitar problemas na rede de distribuição de energia elétrica e garantir a segurança da população, evitando acidentes com as ligações precárias e que não observam os padrões e normas técnicas.
Segundo o Gerente de Serviços de Recuperação de Energia da RGE, Alexsandro da Silva Souza, uma vez identificado qualquer tipo de alteração na medição da energia consumida, são realizados os cálculos da quantidade de energia furtada e fixada a cobrança do valor que não passou pela medição.
Para identificar os fraudadores, além das inspeções de campo, os profissionais trabalham com o cruzamento de dados de consumo e inteligência artificial, que permitem identificar com mais precisão possíveis fraudes. Geralmente os casos que apresentam irregularidades constatadas nas inspeções já apresentavam indícios no levantamento prévio feito pelos sistemas do Grupo CPFL, controlador da RGE.
As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Também, são cobrados dos fraudadores os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu o furto, acrescidos de multa. A RGE, além das demais distribuidoras pertencentes ao Grupo CPFL, tem atuado em parceria com o poder público para coibir estas práticas, inclusive com a intensificação das ações conjuntas com a Polícia Civil gaúcha.
Durante o ano passado, uma média de 81 ligações clandestinas foi detectada por dia nas inspeções da distribuidora. Mesmo que as ações policiais tenham como foco principal os clientes comerciais e empresariais, as operações da distribuidora também abrangem os clientes residenciais, que integram a maior parcela dos clientes ativos.

Ações de
fiscalização e
pela segurança

Rastrear e fazer o desligamento dessas ligações clandestinas é uma questão de segurança para a população. Também ajuda a evitar curtos-circuitos que afetam a rede e que, em muitos casos, provocam o desligamento e a queima de equipamentos e eletrodomésticos de ruas inteiras, além do risco de incêndio de imóveis dessas localidades.
Consumidores que adotam essa prática, popularmente conhecida como “gato”, também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais.
As ligações irregulares também são responsáveis pela sobrecarga da rede de energia elétrica que deixa o sistema de distribuição mais suscetível à interrupção. A regularização destes clientes não apenas traz cidadania para essa parcela da população, como também beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.

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