Principal / Geral / Redução no número de votos na eleição do Conselho Tutelar é rejeitada pela Câmara

Redução no número de votos na eleição do Conselho Tutelar é rejeitada pela Câmara

Um impasse que atrasava a publicação do edital para o Conselho Tutelar foi resolvido na noite da quinta-feira, 25 de abril. Durante sessão na Câmara de Vereadores, foi rejeitado por unanimidade um projeto, de autoria do Executivo, que alterava o número de votos na eleição do Conselho Tutelar, que deve ser realizada em outubro deste ano.

A proposta da Prefeitura era de que fosse reduzida de cinco para uma as possibilidades de votos no pleito. Com a reprovação, é mantida a legislação de 2015, que possibilita ao eleitor escolher cinco candidatos, o mesmo número de eleitos na votação. Não é possível votar cinco vezes em um mesmo candidato.
A justificativa da Administração Municipal para a alteração era a inibição de criação de chapas. Para os vereadores, estava muito perto da eleição para a mudança de regras. “Neste ano eu vou pelos cinco votos, mas vocês já vão se preparando que, para a próxima eleição, eu voto em um”, disse Tio Nei à plateia, formada, em boa parte, por atuias conselheiros tutelares e outros interessados em participar da eleição para o colegiado.
Mariante (PT) disse que considerava pontos positivos e negativos na escolha de cinco candidatos. Como negativo, citou a possibilidade de formação de um grupo, em que se trabalha junto para eleição no cargo. Como positivo, relatou a situação da comunidade, que pode escolher mais de um nome na votação. “Pode dar ideia de um cartel que se junta e vai se elegendo ou não. Não acho o modelo eleitoral mais justo, mas está muito em cima para mexer nas cartas do jogo”, considerou.
Ramon (PT) também votou contra a alteração no número de votos. “Faltou tempo para debate, para discussão”, disse o vereador, que também falou sobre uma emenda, de sua autoria, aprovado na sessão do dia 11 de abril, em que possibilita duas reconduções ao cargo de conselheiro. “Há, paralelo a isso, no Congresso, uma lei que foi aprovada, mas ainda não foi sancionada, liberando as reconduções, então essa lei se sobrepõe à minha emenda, que deve se tornar nula. Mas, em ambas, o direito prevalece”, destacou.
José Harry (PDT) disse que considerava louvável a escolha de mais de um candidato não só para a eleição do Conselho Tutelar, mas também para vereadores e deputados. “Seria muito mais representativa, teria muito mais força”, ressaltou.
Com a resolução do impasse sobre o número de votos, deve ser publicado edital com as regras da eleição em Taquari. Até o fechamento desta edição, o documento ainda não havia sido divulgado.

Ruas recebem o nome de Eduardo Espíndola Machado e Leopoldo da Costa Leite

GERAL - Sessão Nome de RuaDois projetos de lei, de autoria do vereador Leandro Mariante (PT), de denominação de nome de ruas foram aprovados. Passa a chamar-se Eduardo Espíndola Machado, a rua que liga o Loteamento Harmonia, no bairro Colônia Vinte, à Bertholdo Kern, onde está situada a empresa Marques Terraplanagem. Também passa a denominar-se Leopoldo da Costa Leite a via do loteamento que inicia na rua Campo Romero e termina na Bertholdo Kern.
O autor dos projetos destacou as atividades desenvolvidas pelos homenageados, sendo Leopoldo da Costa Leite o primeiro morador da região, que auxiliou no desenvolvimento da localidade. “Pessoa de bom coração, que teve todos os seus filhos de adoção, um gesto lindo e que eu admiro muito”, disse. Mariante também falou sobre Eduardo Espíndola Machado, o Adinho, que contribuiu durante toda a sua vida ao esporte do município. “Um cara que sempre ajudava e dizia algo que é muito difícil: não quero que o meu nome apareça. Porque essa é a verdadeira doação”, reassaltou.

Vale-feira

O vereador Leandro Mariante indicou ao Executivo a criação de um vale-feira para os funcionários da prefeitura. O valor sugerido é de R$ 25 para a compra na feira municipal do produtor rural. “E aí também sempre teremos que ter produção na feira”, alertou. Para Vânius Nogueira (PDT), é uma boa ideia. “Iria injetar um valor bem considerável no município”, disse.

Pé na porta do hospital

Ademir Fagundes (PDT) disse que recebeu denúncia em relação à urgência e emergência do Hospital São José. Relatou que havia 15 pacientes no local, entre eles, uma mulher grávida que acabou ganhando o bebê naquele dia, e, segundo foi informado ao vereador, o médico plantonista não atendia as pessoas. “Eu sei de fonte segura que ele fica trancado em um quarto mexendo no celular. A próxima vez que eu receber essa reclamação, eu vou até lá e vou levar a imprensa junto. Se precisar, vou colocar o pé na porta”, falou Ademir.

Coleta seletiva

Mais uma vez, o vereador José Harry (PDT) subiu à tribuna para convidar a comunidade a participar do seminário sobre coleta seletiva que vai ser realizado nos dias 21 e 22 de maio, no Grêmio Recreativo Alvi Negro. “Vamos criar, entre todos e que seja para todos, uma proposta de reciclagem do lixo na nossa cidade”, relatou. O vereador disse que, junto com o grupo que está organizando o seminário, havia convidado as escolas municipais a participarem do evento e, nos próximos dias, passaria nas estaduais.

Drogas na Lagoa Armênia

A vereadora Pastora Mara (PSDB) fez indicação à Brigada Militar que intensifique a fiscalização na Lagoa Amrênia para inibição ao consumo de drogas no local.

Mais efetivo policial

Ramon (PT) fez uma moção ao Governo do Estado para nomeação dos aprovados no concurso público da Brigada Militar e Bombeiros. Ele também convidou os colegas para pressionarem o governo para aumento do efetivo em Taquari. “A decisão de onde vão ser alocados estes policiais é política, meramente política, não me venham com história de indicadores criminais”, disse. Zé Harry sugeriu que sejam realizadas audiências com o novo secretário estadual de Segurança, Ranolfo Vieira Júnior, assim como foram feitas durante o período em que Cézar Schirmer esteve à frente da pasta.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ