Principal / Geral / Prefeitura quer inaugurar Posto de Saúde em Amoras no primeiro semestre de 2019

Prefeitura quer inaugurar Posto de Saúde em Amoras no primeiro semestre de 2019

A comunidade do interior está mais perto de contar com um posto de saúde. A unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), construída em Amoras para atender todas as localidades próximas a RSC-287, deve ser inaugurada ainda no primeiro semestre de 2019, segundo estimativa da prefeitura. Nesta semana, em entrevista a O Fato, o vice-prefeito André Brito falou sobre esta e outras obras em andamento no município.

De acordo com André, a inauguração do posto atrasou em função de reparos que tiveram que ser feitos no prédio, em alguns acabamentos, além do acesso ao posto, que teve que ser feito após a construção da estrutura da unidade de saúde. “Em tese a obra está pronta, já foram resolvidos uns probleminhas de infiltração de água, agora estamos só esperando o Ministério da Saúde dar o atestado de conclusão da obra para podermos inaugurar”, disse. O investimento foi de R$ 350 mil, com recursos do Ministério da Saúde. Segundo o vice-prefeito, o objetivo é colocar uma equipe de saúde para atuar no posto assim que for inaugurado.
A prefeitura já busca alternativas caso haja dificuldade para encontrar médicos para o posto, como tem ocorrido em outros unidades de ESF do município, como Colônia Vinte e Rincão São José. Segundo André Brito, em recente viagem a Brasília durante a Marcha dos Prefeitos, foi solicitado o desmembramento dos contratos dos médicos de ESF, que são de 40 horas semanais, ou seja, dois turnos de atendimento. A ideia é que sejam contratados dois médicos para 20 horas de atendimento ao posto, o que, para a prefeitura, facilitaria na contratação de profissionais, que poderão exercer outras atividades, como atendimento particular, no turno em que não estarão na unidade de saúde pública. Também são estudadas parcerias com universidades para terceirização das equipes de atendimento nos postos, o que também facilitaria a reposição de médicos, de acordo com a administração municipal.

Obras de asfaltamento

Sobre o pacote de obras de asfaltamento que inclui as ruas Osvaldo Aranha, João Pessoa e Avenida Getúlio Vargas, a prefeitura disse que aguarda a Corsan realizar a substituição da canalização na João Pessoa e Getúlio Vargas para poder iniciar a obra de asfaltamento. De acordo com o vice-prefeito, a substituição dos canos ainda não começou, em função de ter encerrado, no final de 2018, um contrato da Corsan com a empresa que fornece horas-máquina à companhia. Para renovação do contrato, é preciso realizar trâmites burocráticos de licitação. Para não atrasar a obra, a prefeitura pretende firmar convênio com a Corsan visando a que o município contrate as horas-máquina e, posterioprmente, ter o valor ressarcido pela companhia. O convênio passa por apreciação da Corsan.
Enquanto isso, segundo André Brito, a empresa responsável pela obra atua no bairro Boa Vista II, onde também venceu licitação para asfaltamento de ruas. Em relação a segunda camada de asfalto que deve ser colocada na rua Osvaldo Aranha, no Centro, o vice-prefeito disse que a obra deve iniciar na segunda quinzena de maio.

Impasse no calçamento do Leo Alvim Faller

O vice-prefeito também falou sobre a obra de calçamento do bairro Leo Alvim Faller, que beneficiará as ruas Professora Carolina Alvim, Ivan Américo de Castro, Pedro Kersting Renner e Leo Wienandts. Segundo ele, o recurso para o asfaltamento está trancado no Governo Federal, que até agora não liberou valores das etapas já realizadas. “Nós antecipamos nossa contrapartida, em comum acordo com a Caixa, com intuito de alavancar as medidas para fazer com que eles liberem as parcelas daquela obra, mas ainda não liberaram. O governo quer que a empresa trabalhe para depois receber, mas obviamente que as empresas querem fazer as etapas e já receber. É uma questão que atrapalha a comunidade e as pequenas empresas que precisam desses pagamentos para se manter”, disse Andé Brito. A liberação deste recurso também foi uma pauta do Executivo, durante viagem a Brasília, realizada há duas semanas, quando também ocorria a Marcha dos Prefeitos no Distrito Federal.

Reforma e ampliação da emergência do hospital

A obra deve ser entregue na primeira quinzena de maio, segundo a prefeitura. A reforma e ampliação da urgência e emergência do hospital São José, onde funcionava o plantão da instituição, iniciou em janeiro de 2016. O investimento é de R$ 1.602.010,73.

Pautas em Brasília

O vice-prefeito, André Brito, esteve em Brasília entre os dias 8 e 11 de abril, durante a Marcha dos Deputados. Entre as pautas da viagem, além de buscar a liberação de recursos para obras em andamento e o desmembramento dos contratos dos médicos dos postos de ESF, o Executivo municipal participou dos debates de pautas coletivas para todos os municípios do Brasil. Segundo ele, entre os assuntos, foi pleiteado mais 1% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios, a ser pago no mês de setembro. “O governo assumiu o compromisso de que enviaria o projeto para Câmara para votar a toque de caixa. A gente sabe que quando ele querem, fazem. Esse 1% provavelmente fica para o ano que vem, mas estamos brigando que pague, no mínimo, 0,25% esse ano”, disse. Outra pauta coletiva foi a situação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza dos cartões de crédito. Atualmente, o retorno do imposto das compras feitas por cartão retornam para o município onde está situada a sede da empresa. Os prefeitos querem que este valor retorne para o município onde foi efetuada a despesa.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ