Principal / Variedades / Pesquisador registra mais de 100 espécies de aves em Taquari

Pesquisador registra mais de 100 espécies de aves em Taquari

O estudante taquariense de Ciências Biológicas da Univates, Leo Jaime de Vargas, 29 anos, está desenvolvendo o trabalho “Avifauna no município de Taquari, RS, Brasil”. O trabalho consiste em conhecer a biodiversidade do município e descobrir a existência de determinadas espécies em locais específicos para se obterem dados científicos e, principalmente, alertar a sociedade para a necessidade de medidas de preservação dessa fauna e de seus habitats.
O estagiário do Laboratório de Ecologia e Evolução da Univates, de março até aqui, registrou 105 espécies de aves habitando o município. “Ressaltando que este número pode ser bem maior. É um número considerável para a avifauna em todo o vale, visto que, segundo dados do COA VALES (Clube de Observadores do Vale do Taquari e Rio Pardo), este número, 105, é quase um terço das espécies registradas para estes dois vales, que é de cerca de 333 espécies”, explica Vargas.
O estudante cita, também, como estímulo ao desenvolvimento deste trabalho, a necessidade de valorização da cidade. “Os moradores precisam saber que Taquari tem potenciais positivos, como o de ser refúgio de uma avifauna considerável e digna de ser contemplada. E que, principalmente, isso seja de conhecimento de todos”.
O trabalho é desempenhado com a participação do Laboratório de Ecologia e Evolução da Universidade do Vale do Taquari – Univates, que dá suporte à pesquisa, definindo as metodologias e técnicas a serem empregadas neste tipo de levantamento. A Universidade também dá acesso a publicações científicas e utiliza resultados no incremento do banco de dados relacionados à ecologia das espécies dentro do Vale do Taquari.

Na prática

Para conseguir mapear as espécies de aves, Leo Jaime Vargas, realiza caminhadas e fotografa em locais previamente estipulados, registrando em uma planilha. São sete locais: mata com espécies nativas, mata de eucalipto, açude, casa do estudante no bairro Coqueiros, área industrial, Lagoa Armênia e Praça da Matriz. “Cada local se refere a ambientes que apresentam condições e recursos diversos, sugerindo serem ocupados por diferentes espécies de aves”.
Dentro do método de pesquisa, ele permanece entre 30 e 45 minutos em cada local, visitando-os com uma frequência regular.
O número de pássaros encontrados são submetidos a programas estatísticos que fornecem dados ecológicos sobre a avifauna, quanto a distribuição, comportamento e características dos animais. A ave é identificada através de um banco de dados digital, onde estão catalogados os pássaros de todo o Brasil. “Esses dados contribuirão para a escrita de um artigo científico e também para um catálogo que pretendo fazer sobre as espécies que encontrei”, revela o estudante.
Uma das grandes descobertas do pesquisador é ter encontrado uma espécie que é classificada como quase ameaçada de extinção, o cais-cais. “Que é um passarinho que se alimenta de pequenos frutos, encontrado na estação experimental no ponto de mata com espécies nativas. Cais-cais ou Euphonia chalybea, Mikan 1825. Esse é o nome científico e o autor que descreveu a espécie”, explica.

Além disso, verifique

Uma noite deslumbrante

O Grêmio Recreativo Alvi Negro promoveu mais um Baile de Debutantes, no último sábado, 21 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ