Principal / Região / Em Paverama, mulheres têm representatividade

Em Paverama, mulheres têm representatividade

Paverama comemora 31 anos de emancipação política neste sábado, 13 de abril. Para marcar a data, o jornal O Fato realizou entrevistas com algumas das mulheres que se destacam no município, mostrando uma característica que vem sendo cada vez mais marcante em Paverama, a representatividade feminina.

Atualmente, a política do município vive um momento histórico, quando a Câmara de Vereadores tem um terço de suas cadeiras ocupadas por mulheres. A presença feminina também está no Executivo, onde existem duas secretárias municipais, Ingrid Marise Strauss, na Administração, Fazenda e Planejamento, e Rosicler Flach, na Educação e Cultura, além de a primeira dama e a esposa do vice-prefeito terem grande envolvimento com ações da comunidade.
Outros segmentos importantes de Paverama são comandados por mulheres. O jornal entrevistou algumas destas personalidades femininas que se destacam no município. Confira.

A primeira-dama e a vice-primeira-dama

Em Paverama, além da primeira-dama, Débora Markus, a esposa do vice-prefeito, Ivani Dickel, tem destaque na comunidade e é conhecida por vice-primeira-dama. De forma conjunta, as duas realizam algumas ações em prol da comunidade, como o Baile das Luluzinhas, evento que marca o Dia Internacional das Mulheres e visa a arrecadar doações de alimentos para famílias carentes. Além disso, sempre estão envolvidas nas ornamentações alusivas a datas comemorativas, como Páscoa e Natal e nos demais eventos da comunidade. Quando da construção do novo Centro Administrativo, as sugestões foram muito importantes na construção de uma galeria para exposição de vestidos das cortes que representaram o Paverama Fest. Também, é marcada participação em grupos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Ivani Dickel costuma, nas quintas-feiras, participar de um grupo que confecciona peças manuais para doação.
A primeira-dama, Débora Markus, conta que busca contribuir e participar socialmente junto com seu marido, Vanderlei Markus. “A decisão de o Vanderlei ser candidato não foi tomada sozinho, foi pensado junto. Ele foi candidato com meu apoio, com o apoio da família, então temos que caminhar juntos”, disse Débora. No primeiro ano do mandato do prefeito Vanderlei Markus, em 2013, a primeira-dama chegou a ter uma sala de atendimento ao público dentro da prefeitura, mas Débora conta que não foi possível conciliar essa atribuição com sua vida profissional, já que é professora e coordenadora escolar na rede estadual.
Todo o trabalho desenvolvido pelo Gabinete é voluntário, inclusive o baile das Luluzinhas, que é feito somente com doações. Para a primeira-dama, é importante atuar junto à comunidade, principalmente com a realização do baile, que beneficia famílias carentes e economiza recursos públicos na Assistência Social. Débora também destaca a relevância da participação feminina em diversos segmentos para o desenvolvimento do município. “Acredito que o toque feminino é importante em tudo, tem que ter os dois lados. Acho que o homem e a mulher têm que andar juntos, isso é na sociedade, é em casa, é na política. Cada vez mais as mulheres estão pegando seu espaço, e quando eu digo da necessidade de caminharem juntos, me refiro tanto à mulher quanto ao homem, porque o homem também está buscando um espaço que até então não ocupava, buscando se preocupar com a casa, fazer uma comida, cuidar de seu filho de uma forma diferente. Acredito que homens e mulheres estão se igualando na sociedade”, disse.

Corte valorizada

PAVERAMA - Corte 01A atual corte do município de Paverama foi escolhida em junho de 2018, num concurso que reuniu 13 candidatas, sendo as vencedoras Jordana Costa Steffen, 17 anos, Janaína Dickel Bilhar, 20 anos, e Renata Althaus, 17 anos. As representantes do município também são bastante valorizadas junto à comunidade e recebem vestidos luxuosos. Os trajes utilizados atualmente custaram R$ 9,5 mil ao todo, conforme contrato publicado no site da prefeitura. No novo Centro Administrativo há, inclusive, uma galeria para exposição dos vestidos utilizados pelas cortes da Paverama Fest, desde a sua primeira edição, em 2002.
Para a atual Rainha de Paverama, Jordana Costa Steffen, 17 anos, não só a corte, mas todas as mulheres do município são bastante valorizadas. Ela se diz imensamente grata por poder representar a força e o carisma da mulher paveramense e divulgar as belezas e potencialidades do município, conhecido por terra da paz. “Eu vejo a participação da mulher no desenvolvimento do nosso município com muito progresso, dia após dia. Na zona rural, nas fábricas de calçado, como empresárias, educadoras, mães de família, donas de casa e cuidadoras das nossas crianças, que são o futuro do nosso município. Todas essas mulheres, com diferentes funções em seu trabalho, contribuem cada vez mais no crescimento e desenvolvimento do nosso município”, considera a rainha.

Três mulheres no Legislativo

Com um terço Câmara de Vereadores ocupado por mulheres, o Legislativo de Paverama tem representatividade feminina bastante superior à média nacional. Enquanto em 2016, no país, 13,5% dos eleitos para o cargo de vereador foram mulheres, em Paverama o percentual foi de 33%, superior também à média do Vale do Taquari, que foi de 22%. Oito municípios da região não tiveram mulheres eleitas, entre eles, Fazenda Vilanova e Tabaí. No país, 23% das cidades não elegeram vereadoras.
Para Vanderlea Machado, eleita pelo PMDB, estes números não são por acaso e mostram que a maioria do eleitorado não tem dúvida da capacidade feminina. “O que não pode acontecer é da própria mulher ao se candidatar não ter esta conviccão e apenas se dispor a preencher números. Não digo que tenha acontecido em outros lugares, mas posso afirmar que aqui em Paverama não aconteceu. Aproveito para homenagear a todas as mulheres que, assim como nós três, se dedicaram a uma campanha eleitoral, acompanham a política e assim contribuem com a historia da mulher na política aqui no município”, relatou a vereadora. Para ela, a participação feminina na política é necessária e destaca diversos segmentos comandados por mulheres em Paverama, como secretarias e conselhos municipais, empresas, escolas, empreendimentos rurais, igrejas, entre outros. “São mulheres que no dia a dia fortalecem o fato de que somos capazes de estar onde quisermos e fazer bem feito”, ressalta Vanderlea.
A vereadora Luciara Silva (PSDB) chegou à presidência da Câmara no ano passado. Ela destacou que o reconhecimento da comunidade é fundamental para a conquista do cargo político. “Não basta termos várias candidatas e elas não serem votadas. Já ouvi dizer que mulher não vota em mulher, aqui pelo menos isto não é verdade. Sobre o reconhecimento da comunidade, nossa responsabilidade aumenta, temos que acima de tudo mostrar a que viemos e fazer acontecer”, disse. Para a vereadora, é preciso aumentar a representatividade feminina em outros municípios e poderes, como Assembleia Legislativa, Congresso e Poder Executivo, que ainda tem predominância masculina. “A nossa participação no mundo político, seja como eleitoras, desde a década de 1930, seja como candidatas a cargos públicos, vem ocorrendo, mesmo que a passos lentos. Porém, mesmo que ainda tímida, a presença cada vez maior de candidatas é algo fundamental para o fortalecimento da democracia. Temos que nos posicionar na luta pelos direitos das mulheres, mesmo sabendo que pisamos num campo minado de preconceito, exclusão e violência contra elas. Nós não queremos tirar o espaço de ninguém, queremos apenas ser reconhecidas pelo espaço que conquistamos”, considerou.
Vereadora pelo PSB, Cenilda Cassol acredita que os números revelem um avanço na sociedade, no reconhecimento da importância da mulher em cargos públicos, mas considera que ainda há muito trabalho a ser feito neste sentido. “Mulher precisa acreditar mais na mulher, geralmente votam mais em homem. “Há permanência da cultura machista, inclusive nos partidos públicos, há falta de visibilidade e de investimentos em candidaturas femininas. Esta maior representividade em 33% das cadeiras ocupadas por mulheres é um bom sinal, demostra que a política está despertando o interesse, e dando credibilidade a nós, lutadoras, e trabalhadoras”, disse. Para a vereadora, é fundamental a participação política das mulheres, que são muito importantes em diversas questões da vida, desde o lar até a vida pública. “É importante a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para lideranças em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública”, considera a vereadora.

Hoje, haverá comemoração antecipada

A prefeitura realiza um evento na noite de hoje, no Centro Cultural Evangélico, para marcar o aniversário de emancipação política de Paverama. A programação inicia às 18h, com palestra sobre gestão na agricultura, ministrada pela Emater. Haverá cerimônia alusiva ao aniversário do município, apresentação do grupo instrumental de Morro Azul e premiação dos Destaques da Nossa Terra, nas categorias Empresarial e Produtor Rural. A prefeitura informou que o nome dos homenageados e os critérios de seleção serão divulgados na noite da premiação.

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ