Principal / Geral / Começa a campanha contra a influenza A e B

Começa a campanha contra a influenza A e B

Gestantes e crianças de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias devem receber a vacina contra a influenza. A campanha nacional iniciou na quarta-feira, 10, mas até o dia 18 é destinada a crianças e gestantes em qualquer período da gravidez. Segundo o Ministério da Saúde, este grupo foi o primeiro a receber as doses porque são os mais vulneráveis às complicações causadas pela influenza.

Neste ano, a campanha foi antecipada em duas semanas, e a faixa etária do público infantil foi ampliada de 5 anos incompletos para os seis anos incompletos.
A moradora do bairro Coqueiros, Andrelize Costa Vilas Boas Melo, 19 anos, aprovou a antecipação da campanha e levou o filho Miguel Costa Teixeira, 2 anos, no posto central no primeiro dia da campanha. “Acho bastante importante, ainda mais para os pequenos”, destacou.
Aline Rosa Silveira, 38 anos, também levou a filha, Sandrine Silveira Lopes, 4 anos, para fazer as vacinas na quarta-feira. “Gosto das coisas bem organizadas. Abre a campanha e já corro. Ela fez quatro anos ontem e hoje já quero dar as vacinas da idade”, afirma Aline. Para ela, a vacina é uma forma importante de prevenção. “Com certeza e do jeito que as doenças estão aumentando a cada dia”, diz.
A médica pediatra Maria Cristina Locatel dos Santos salienta a importância da vacina contra a gripe. “Apesar de ser uma doença simples, existem inúmeros tipos de vírus, alguns mais agressivos, que podem causar graves complicações e até levar à morte. Prevenir é essencial. Existem pessoas que temem a reação da vacina ou de desenvolver a doença. Mas é muito importante ressaltar que a vacina é feita de vírus inativado, ou seja, não transmite doença. Se o indivíduo apresentar gripe, mesmo vacinado, foi por outro vírus que não estava contido na vacina”, explica a médica.
A partir do dia 22 de abril, a vacinação contra influenza se estenderá aos demais públicos-alvo da campanha: trabalhadores de saúde, povos indígenas, puérperas (mulheres até 45 após o parto), idosos (a partir dos 60 anos), professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, e funcionários do sistema prisional.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. O dia D de mobilização, em que postos de todo o Brasil estarão abertos, será no dia 4 de maio. A campanha encerra em 31 de maio.
Conforme o Ministério da Saúde, a escolha dos grupos que receberão a vacina segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), baseada em estudos epidemiológicos e no comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. Por isso, são priorizadas as populações com maior chance de complicações e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave. A vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas que compõem o imunobiológico e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: A (H1N1); A (H3N2) e B.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ