Principal / Geral / Para José Harry, fechamento do bloco cirúrgico do hospital foi político

Para José Harry, fechamento do bloco cirúrgico do hospital foi político

Nove meses após o fechamento do bloco cirúrgico do Hospital São José, o assunto segue na pauta do Legislativo. Na última sessão, realizada na noite da quinta-feira, 28 de março, o vereador José Harry Saraiva Dias (PDT) fez críticas à 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, em relação à medida de fechamento do bloco, aplicada à casa de saúde em julho de 2018. Para ele, o mesmo não ocorre em outros hospitais da região.

“O fechamento do bloco cirúrgico do hospital não foi técnico, foi político. Quero saber da postura da 16ª em relação a todos os 17 hospitais da região. Em Taquari, fecha-se, nos outros municípios, se dá tempo para adequação”, enfatizou o vereador. José Harry também considerou política a decisão de retirar de Taquari a referência de atendimentos especializados em traumato-ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral e vascular, que trazia pacientes do Vale do Taquari para consultas e procedimentos no Hospital São José, quando ainda era administrado pelo Isev. A perda das referências ocorreu em 2017. O vereador, que já foi coordenador da 16º Coordenadoria Regional de Saúde, convidou os colegas a formarem uma comissão para visitar os hospitais de toda a região e verificar se eles atendem às mesmas exigências feitas a Taquari.
Leandro Mariante (PT) concordou com o colega. “Foi uma estratégia para fechar o hospital de Taquari”, considerou.
José Harry também relatou que o Governo do Estado continua atrasando os repasses para o hospital e secretaria municipal de Saúde. Dos valores referentes aos três primeiros meses do ano, apenas um teria sido pago. “A situação é preocupante de novo”. Vânius Nogueira (PDT) também relatou preocuapação com os atrasos nos repasses e disse que solicitará informações ao Conselho Municipal de Saúde. “Precisamos agir, vamos pedir ao conselho que traga ao Legislativo essas documentações”, disse o presidente da Casa.

Pedágio em Taquari é debatido pelos vereadores

Ramon Kern (PT) levou à tribuna a discussão sobre o pedágio na RSC-287, em Taquari, proposto pelo Governo do Estado na semana passada. Ele questionou se haverá isenção de pagamento aos moradores de Taquari, já que há muitos povoados que ficam às margens da RSC-287 e precisarão passar pela praça de pedágio para se deslocar ao Centro do município ou a comunidades vizinhas. “Os pequenos agricultores se locomovem, se visitam, transportam mercadorias. Eles vão precisar pagar pedágio cada vez que tiverem que passar por ali? Nosso pórtico vai estar cercado de pedágio”, relatou, se referindo também a outras praças que serão instaladas na BR-386, em Paverama e Montenegro.
O presidente da Casa, Vânius Nogueira (PDT), convidou os colegas a se reunirem com vereadores da região para debater a instalação dos pedágios. “Vamos juntar forças dentro da região para tentar combater esse absurdo, que é o pedágio. Nossos cidadãos não podem pagar mais”, relatou.
Leandro Mariante lembrou que participou das audiências públicas para a concessão da BR-386, realizadas em 2017, e falou sobre a impotência da comunidade diante de decisões impostas pelo governo. “Temos muito debate, mas força muito pouca”, considerou.

Estrada ruim na Beira do Rio

Clóvis Bavaresco (PP) relatou que a estrada da localidade de Beira do Rio, no interior do município, está em péssimas condições. Ele relatou que, há pouco mais de um ano, a manutenção da estrada havia sido devolvida pela municipalidade ao Governo do Estado, já que se trata de uma via intermunicipal, que inicia em Taquari e termina em Bom Retiro do Sul. “Conseguimos dar uma boa melhorada, agora ela está péssima de novo e o pessoal está em plena colheita”, relatou.
Leandro Mariante disse que já foi ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer) reclamar da situação da via e encaminhar solicitação de melhorias.

Sessão solene homenageia Conselho Tutelar e André Della Pace

Antes da sessão ordinária, na noite da quinta-feira, 28 de março, os vereadores realizaram sessão solene para homenagear o Conselho Tutelar do município e o lutador de Jiu-Jitsu, André Della Pace, que foi campeão gaúcho em sua categoria.

Tio Nei (PSDB) foi o autor da homenagem ao Conselho Tutelar. “Estamos fazendo uma homenagem para vocês merecida, pena que a gente não consegue, muitas vezes, colocar o nosso ombro para segurar um pouco dos problemas de vocês, porque a gente sabe que são tantos”, disse.
A conselheira tutelar, Rosa Maria de Araújo, falou em nome do colegiado. Ela destacou a responsabilidade de exercer a função, que exige conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) e ações embasadas legalmente. “Às vezes parece simples, mas exige um trabalho técnico, que é muito delicado porque se trabalha com vidas, e muita responsabilidade, porque o conselheiro pode responder por excessos ou omissão”, salientou a conselheira.
Após a homenagem ao colegiado, a sessão solene foi dedicada ao taquariense André Della Pace, que conquistou o título de campeão gaúcho de Jiu-jitsu em sua categoria. O autor da homenagem foi Leandro Mariante (PT), que falou sobre a trajetória de André Della Pace no esporte do município e lembrou o quão difícil é se tornar um campeão. “Meu aluno, meu amigo, meu companheiro e hoje uma figura destacada em âmbito nacional através do esporte. Eu venho falando há um bom tempo que, quando se trata de esporte, a gente que participa nesse nível mais tênue sabe o quanto é bom ser vencedor, sabe o quanto é bom ser lembrado e sabe o quão difícil é, principalmente num esporte pouco conhecido. Muito obrigado André por ser um atleta e um destaque da nossa cidade”, destacou o vereador.
André Della Pace agradeceu a homenagem e se emocionou ao ressaltar a importância do apoio dos pais e patrocinadores para a conquista. Com o título de campeão gaúcho, o taquariense garantiu vaga para o campeonato brasileiro de Jiu-Jitsu, que ocorre em setembro de 2019, no Rio de Janeiro. “Ainda vou voltar aqui campeão brasileiro”, disse.

GERAL - Sessão Homenagens AMDRÉ 02GERAL - Sessão Homenagens CONSELHO 01

Além disso, verifique

Missão Municipalista chega em Taquari para reunir gestores da Amcserra, Amvarp e Amvat

A Famurs segue percorrendo o Rio Grande do Sul com a “Missão Municipalista: valorizando a ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ