Principal / Geral / Pampa acompanha as mudanças de gerações

Pampa acompanha as mudanças de gerações

Foi no início dos anos 70 que o empresário João Brandão de Carvalho, 73 anos, iniciou a atividade da loja Pampa Cine Foto Som. Ele trabalhava como fotógrafo em Triunfo e passou a residir em Taquari, onde seguiu com o serviço de fotografia, em uma pequena sala no ponto onde hoje é a loja Manas Modas, na rua 7 de Setembro.

Permaneceu por cerca de um ano no local até mudar para um espaço mais amplo, porém num prédio antigo no ponto onde está atualmente, na rua 7 de Setembro, esquina com a Rivaldo Azambuja Guimarães. Registrou a empresa como Pampa Cine Foto Som, junto da esposa Maria do Carmo Campos de Carvalho, 71 anos, e passou a comercializar discos, fitas, aparelhos de som, material fotográfico e escolar. “Se vendia muito filme e as máquinas fotográficas Kodak. Era uma época bem diferente”, recorda João.
A loja ainda funcionou em outros dois pontos até retornar ao prédio próprio, que passou por reforma. A mudança definitiva ocorreu há 20 anos. Enquanto isso, os empreendedores iam se adequando às exigências do mercado e já estavam comercializando peças em ouro, óculos solares e CDs, em substituição aos discos e fitas. Mas as mudanças também chegaram acompanhadas de momentos de desespero. A venda de peças em ouro atraiu a atenção de criminosos e o comércio foi alvo de assaltos por quatro vezes. Houve a decisão por terminar com as joias. Em 2003, iniciou a atividade de óptica. A filha do casal, Márcia Carvalho Peres, 47 anos, que se criou em meio aos artigos da loja e auxiliava os pais na área administrativa, cursou o técnico em óptica, durante quatro anos, em Caxias do Sul, e passou a ser a responsável técnica pela atividade. As lentes são produzidas em um laboratório em Porto Alegre. “Agora trabalhamos com um produto de necessidade das pessoas. Até iniciar com a óptica, eram artigos supérfluos”, avalia Márcia, e completa: “O diferencial da óptica é conseguir fazer o bem para as pessoas. Trabalhamos procurando orientar o cliente sobre a importância da escolha adequada para a qualidade da sua visão. Ver uma criança com grau alto colocar o óculos e conseguir enxergar detalhes da mãe, é gratificante”, salienta.
A Pampa Relojoaria e Óptica, como se chama atualmente, trabalha ainda com o comércio de relógios e lentes de contato.
Nestas quase cinco décadas de atividade da loja, eles acompanharam de perto as mudanças no mercado. “No tempo dos discos, as pessoas recebiam seus salários, passavam aqui e compravam o que tinha na loja. Saíam com uma pilha de discos. Hoje não tem mais isso. Eles compram o que realmente é necessário”, comenta João. Márcia aponta que o cliente está atento às novidades. “Ele está muito mais ciente do que é lançamento e tendência e estamos sempre trazendo novidades. Hoje, com a tecnologia, a informação e a oferta, lançam na TV à noite e pela manhã eles estão aqui procurando”.
O empresário João Carvalho, que segue acompanhando a atividade junto à loja, avalia a trajetória, destacando que não imaginou que o empreendimento seria longevo. “Fomos aos poucos, crescendo, fazendo um trabalho sério, pagando os fornecedores e tratando bem a clientela. Hoje temos um movimento relativo, temos uma estabilidade. É bem tranquilo”, afirma. Além do esforço dos proprietários, ele destaca a cooperação dos funcionários. “Se integraram muito bem com o espírito da Pampa”, ressalta.
Para o futuro do empreendimento, desejam estar sempre atentos às mudanças das novas gerações, mantendo uma boa comunicação com os clientes, não só na loja, mas também nas plataformas online.

Além disso, verifique

Missão Municipalista chega em Taquari para reunir gestores da Amcserra, Amvarp e Amvat

A Famurs segue percorrendo o Rio Grande do Sul com a “Missão Municipalista: valorizando a ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ