Principal / Geral / Empresa Gama acompanha as mudanças do mercado da tecnologia

Empresa Gama acompanha as mudanças do mercado da tecnologia

O início das atividades da empresa Gama Soluções em Tecnologia ocorreu em 2001, quando os proprietários Gaspar Brandão da Rocha, 47 anos, buscava uma ocupação no mercado de trabalho e, junto da esposa, Marilene Schmitt Coutinho, 44 anos, abriram a empresa Gama Informática.

O nome é uma junção de Gaspar e Marilene. Naquela época, ela trabalhava como secretária no hospital de Taquari, e como o mercado da Tecnologia da Informação estava crescendo, resolveram investir no município.
Gaspar, que nunca tinha trabalhado na área, fez um curso no Senai em Porto Alegre e comprou o kit básico para iniciar – um compressor de ar e algumas ferramentas – fazendo a limpeza de computadores. “Fizemos um empréstimo de R$ 400, no Banco do Brasil, parcelado em 24 vezes. A empresa iniciou com este capital, ainda financiado”, lembra o empresário. O computador que Marilene tinha em casa era usado para treinamento. “Ela tinha computador em casa, e eu fui pegando gosto”, destaca.
A empresa iniciou em abril de 2001, mas o primeiro cliente chegou só em agosto, quatro meses depois. Nesse tempo, ele trabalhava em outra empresa na área de elétrica e hidráulica, com o avô de Marilene, Ademar Schmitt, criada por eles. Os primeiros clientes foram o hospital São José e o laboratório de análises clínicas Grams Perini. “No hospital, fizemos a limpeza de todos os computadores, e no laboratório foi mexer na rede, que eu nunca tinha feito. Tomei um suador sentado na frente do computador e as pessoas em volta me olhando”, recorda.
Com a chegada dos clientes, foi necessária uma sede. A varanda da residência do casal, localizada na rua Maria da Glória Castro e Silva, no Centro, que tinha 12m², foi fechada, e recebeu algumas melhorias, como piso. Com um ano de atividade, a empresa passou a trabalhar com a venda de suprimentos de informática.
Anos mais tarde, eles compraram uma outra casa e ampliaram o espaço da empresa. Passaram a oferecer cursos de informática, de Word, Excel, Power Point, Internet, entre outros. “As pessoas vinham aqui solicitar”, lembra Marilene. Na época, a escola tinha seis computadores para as aulas. Faziam ainda a digitação de trabalhos de estudantes e a colocação no padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Até 2009, Gaspar trabalhou sozinho porque Marilene era funcionária do hospital de Taquari.
Em 2009, abriram uma filial na Rua Albino Pinto, no Centro, na região onde o comércio está concentrado, atendendo a sugestão de um consultor de empresas. “Vimos que os clientes continuavam nos procurando aqui e não fazia diferença aquela venda das pessoas que passam e compram. Seria necessário um fluxo quatro vezes maior. Foi uma experiência que nos fez ver qual caminho queríamos trilhar, se era o de só vender”, observa Marilene. A filial funcionou por um ano.

As mudanças de foco

A área de atuação da Gama está em constante evolução. Com quase 18 anos de mercado, passou por muitas mudanças. A empresa que iniciou com a limpeza de computadores já ofereceu cursos de informática e teve como carro-chefe a venda de cartuchos e toner. “Na época que começamos, achamos um nicho que eram as recargas de cartuchos e toner. Era 50% de tudo e hoje é 10%. As pessoas estão terceirizando”, diz Gaspar. Ele conta que ter uma impressora em casa não é vantagem. “Pessoas Físicas estão vendo que não vale a pena ter impressora porque é um gasto desnecessário. O cliente vinha recarregava o cartucho, ficava 30 dias sem usar e a tinta secava. Hoje acham mais fácil mandar por e-mail ou whatsapp, que sai mais barato”.
Para estar sempre atendendo às mudanças, Gaspar faz pelo menos dois cursos por ano, presencial ou on-line, e de olho nas áreas de maior demanda. “Começamos na área de manutenção de computadores, passamos para a venda de equipamentos, um ano depois, e agora vimos que o mercado está dando uma esfriada nesta área”, destaca Gaspar.
A empresa chegou a ter cerca de 600 clientes pessoa física cadastrados na época forte da economia, entre 2014 e 2015. Atualmente, a maioria dos clientes são pessoa jurídica. Então a empresa passou, há cerca de um ano, a trabalhar com equipamentos para a área de segurança, com câmeras, alarmes, vídeo-porteiro. “Nosso foco é esse, equipamentos para a área de segurança”, enfatiza Gaspar. Atendendo a essa mudança, a empresa passou a ser Gama Soluções em Tecnologia, que amplia a área de atuação, abrangendo automação, segurança e tecnologia, recargas, material de escritório, informática e assistência técnica.
Para Marilene, a confiança no cliente é um ponto forte. “Acredito que temos que gerar confiança e ser responsáveis. Não adianta ter todo um aprendizado – é importante também – se não tiver a confiança. Lidamos com muitas empresas e se elas não tiverem confiança, especialmente na questão do sigilo de dados, que vamos tratar com toda a consideração respeito e urgência necessárias, não tem por quê”, destaca. Além do casal, trabalha na empresa a filha de Gaspar, Liliane, e temporariamente tiveram a colaboração de Júnior Cezimbra. Este ano pretendem ter mais um colaborador.
Para o futuro, além da atuação na área de segurança, a intenção é ampliar e ter maior conhecimento de produtos de qualidade.

Além disso, verifique

Missão Municipalista chega em Taquari para reunir gestores da Amcserra, Amvarp e Amvat

A Famurs segue percorrendo o Rio Grande do Sul com a “Missão Municipalista: valorizando a ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ