Principal / Geral / Média de nomeações no Executivo municipal quase triplicou

Média de nomeações no Executivo municipal quase triplicou

A prefeitura publicou recentemente a nomeação de oito servidores aprovados no concurso municipal de 2014, para vagas de professor e secretário de escola. Com estas nomeações feitas em janeiro de 2019, o número de concursados que assumiram cargos no Executivo Municipal chega a 227, desde 2014. Nos últimos 20 anos, foram 413 nomeados. A média de nomeações desde 2014 é de 37,8 por ano, enquanto entre 2000 e 2013, foi de 13,2.

Na época, o baixo número de nomeações e o alto índice de contratações emergenciais, sem critério de seleção, foi motivo de diversos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) assinados pela pela Prefeitura, junto ao Ministério Público, que cobrava a realização de concurso para o preenchimento das vagas. Somente na gestão do prefeito Maneco, em 2013, é que foi realizado o concurso para substituição dos contratos por nomeações.
A professora Francieli da Silva Alves, 27 anos, é uma das pessoas que assumirá uma vaga na secretaria da Educação nos próximos dias. Cinco anos depois de ter realizado o concurso de 2014, a taquariense não tinha perdido a esperança de ser chamada. Classificada na posição 64 para o cargo que ofertava 10 contratações imediatas, Francieli foi uma das sete professoras nomeadas recentemente e está contente com a conquista. “Eu fiquei bem feliz em função da estabilidade e também por atuar na mesma cidade que eu moro, porque eu estava trabalhando em Montenegro, saía à 6h20 e, às vezes, quando tinha reunião na escola, voltava para casa quase meia-noite”, contou. Para a taquariense, a realização de concursos públicos é essencial para a comunidade. “Valoriza o profissional, o professor, e dá esta estabilidade, que é muito importante, porque os contratos para professor, tanto no município como os novos do Estado, encerram em dezembro e o professor fica sem receber durante as férias escolares e também não sabe se vai continuar no próximo ano”, relatou.
De acordo com o prefeito Maneco, a realização de concursos públicos foi um compromisso assumido por sua gestão junto à comunidade, sendo que já foram realizados três certames desde o início do seu governo, um em 2013, outro em 2014 e o último em dezembro do ano passado. Ainda é possível realizar nomeações dos concursos de 2014 e do de 2018, que terá publicada, em 4 de fevereiro, a lista final homologada dos classificados na prova objetiva. “A substituição de servidores contratados por estáveis, ou seja, aprovados em concursos, é fundamental para a qualificação de áreas como a educação, por exemplo. Há quase uma década não havia concurso e já realizamos três com o objetivo de qualificar cada vez mais nossos serviços públicos. Assumimos este compromisso, pois estes profissionais irão permanecer muitos anos formando e ensinando nossas crianças”, ressaltou. A administração municipal também salienta que tem tomado cuidado ao realizar as nomeações para não sobrecarregar o município ou inchar a máquina pública.
Além dos concursos, a Prefeitura também realiza processos seletibos simplificados para contratação de servidores em caráter temporário ou emergencial. Segundo o prefeito Maneco, não é realizado concurso para estas vagas por serem temporárias e porque preenchem cargos já ocupados por servidores nomeados que estão afastados da função ou de licença. “Pela primeira vez, também na atual gestão, são realizados processos seletivos simplificados para a contratação de servidores por tempo determinado, com análise de currículo e titulação. Com esse procedimento há mais transparência e garantia de igualdade para todos”, disse o prefeito. Atualmente, o Executivo está realizando dois processo seletivos simplificados, somando 78 vagas para diversas áreas. A Administração Municipal também informou que, em breve, um novo edital de processo seletivo será divulgado, para preenchimento de vagas na secretaria da Educação.

GERAL - Nomeações Educação TABELA

Além disso, verifique

Missão Municipalista chega em Taquari para reunir gestores da Amcserra, Amvarp e Amvat

A Famurs segue percorrendo o Rio Grande do Sul com a “Missão Municipalista: valorizando a ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ