Principal / Geral / Informação consta em estudo elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul

Informação consta em estudo elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul

O número de vagas na educação infantil em Taquari precisa ser ampliado. De acordo com estudo publicado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS), que leva em consideração informações do ano de 2017, o município deve criar 287 vagas em educação infantil, sendo 139 para alunos de 0 a 3 anos e 148 para a pré-escola, de 4 a 5 anos.

Conforme a auditora pública externa do TCE/RS e responsável pelo estudo, Debora Brondani da Rocha, o número de vagas a serem criadas tem como base o atingimento da meta 1 do Plano Nacional de Educação, de universalizar a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos. “De acordo com a lei, considera-se atendida a meta se houver a universalização da educação para as crianças de 4 e 5 anos. Para as de 0 a 3, considera-se atendida se 50% das crianças estiverem matriculadas”, informou o Tribunal de Contas do Estado. O objetivo, conforme o PNE, deveria ter sido alcançado em 2016.
No Vale, Taquari é o município que precisa criar o maior número de vagas. No entanto, levando em consideração a população total de 0 a 5 anos, a taxa de atendimento da educação infantil em Taquari ocupa a 30ª posição na região, num comparativo entre 36 municípios. Isto porque tem 39,15% das crianças entre 0 e 3 anos matriculadas na educação infantil, seja em creches públicas ou privadas, e 78,95% das crianças entre 4 e 5 anos na pré-escola. A meta do Plano Nacional da Educação era de que estes percentuais fossem de 50% e 100%, respectivamente, em 2016.
O município de Progresso é o que tem a pior taxa de atendimento no Vale, sendo 25,39% das crianças de 0 a 3 anos e 61,03% entre 4 e 5 anos. No total, o índice fica em 37,76%. Progresso tem 6.249 habitantes. O melhor índice da região é de Poço das Antas, que tem superávit de vagas nas duas faixas etárias, ou seja, em 2017, a rede de educação infantil tinha capacidade para atender mais alunos do que a demanda do município. Poço das Antas tem 1.976 habitantes e, além de ocupar o primeiro lugar no Vale, está na 3ª posição no estado.

O que diz a Prefeitura

A administração municipal informou que, desde o início da gestão, busca ampliar o número de vagas em creches. O problema já foi amenizado com a escola Paulo Freire, inaugurada em 2016 onde funcionava a escola Clotilde Braga, no bairro Praia. “Com a construção das duas creches no bairro Leo Alvim Faller e Colônia 20, a lista de espera deve ser zerada. As duas creches estarão em funcionamento no ano letivo de 2019”, informou a prefeitura. De acordo com a adminsitração, serão mantidas as atividades na creche Vó Laura, que fica no bairro Colônia 20, onde está sendo construída uma nova escola de educação infantil.

Tabaí, Paverama e Fazenda Vilanova também precisam criar vagas

Nos demais municípios de circulação do jornal O Fato, Tabaí, Paverama e Fazenda Vilanova, também é necessária ampliação das vagas na educação infantil. Tabaí é a cidade que precisa abrir mais vagas, 72 para alunos de 0 a 3 anos e 12 para 4 a 5 anos. Paverama tem cobertura de 100% das crianças de 4 e 5 anos, no entanto, precisa abrir 65 vagas para alunos de 0 a 3 anos. Fazenda Vilanova também atende 100% das crianças com idade de pré-escola, mas precisa abrir 12 entre 0 e 3 anos para atender 50% desta faixa etária. Veja mais informações na tabela.

GERAL - Creches Tabela

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ