Principal / Geral / Em Taquari, mais de 18 mil eleitores estão aptos a votar, inclusive os que não comparecerem no primeiro turno e não justificaram

Em Taquari, mais de 18 mil eleitores estão aptos a votar, inclusive os que não comparecerem no primeiro turno e não justificaram

O segundo turno da eleição para presidente e governador será no domingo, 28 de outubro. No país, 147 milhões de eleitores voltam às urnas. Para a Presidência da República, concorrem Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL). Para Governador do Rio Grande do Sul, disputam Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB). No Estado são 8 milhões de eleitores.

Deste vez, o primeiro voto será para governador, com dois dígitos. Após visualizar a foto do candidato pretendido, é preciso confirmar o voto na tecla verde. Na sequência, será o voto para presidente, também com dois dígitos. Depois de visualizada a foto do candidato, é preciso confirmar. Para votar em branco, digita-se a tecla branca e a verde para confirmar.
Em Taquari, 18.856 eleitores estão aptos a votar. O número reduziu em relação à eleição de 2016, quando eram 21.328, porque quase 2,4 mil eleitores não fizeram o recadastramento biométrico e tiveram o título de eleitor cancelado. As pessoas que estão nesta situação poderão fazer a regularização em novembro.
A expectativa para o a eleição do próximo domingo é que não haja demora durante a votação, como ocorreu no primeiro turno, porque são apenas dois cargos a serem votados.
Mesmo assim, é importante levar uma cola com os número do candidato em que se deseja votar. No primeiro turno, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Estado, foram anulados 460 mil votos para governador, porque foram digitados e confirmados números que não correspondiam a candidatos ao cargo de governador.
A seções abrem às 8 horas para votação e encerram às 17horas, sem fechar ao meio-dia. É necessário apresentar documento de identificação com foto. No título de eleitor constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. É possível também utilizar o aplicativo e-Título (título de eleitor em meio digital, disponível para Android ou iOS), que substitui documento oficial com foto.
Quem não votou no primeiro turno nem justificou poderá votar no próximo domingo. No entanto, o eleitor que não votar por três pleitos, não justificar ausência, nem pagar as multas terá o título cancelado.
Quem não estiver no domicílio eleitoral e não puder votar deverá justificar. O formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral está disponível nas seções e no cartório eleitoral, localizado na Rua Margarida Ribeiro, 16, no Centro. É possível justificar pela internet, através do site https://justifica.tse.jus.br.

TRE realizou auditoria em urna eletrônica

A Justiça Eleitoral de Taquari recebeu, no primeiro turno da eleição, ocorrido em 7 de outubro, dois pedidos de impugnação registrados em ata de eleitores que justificaram não ter visto a foto do candidato na urna eletrônica durante a votação.

Visando a esclarecer, na manhã da sexta-feira, 19, houve uma auditoria publica no Cartório Eleitoral de Taquari, com a presença do juiz eleitoral, Leonardo Bofill Vanoni, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Taquari, servidores do cartório de Taquari, dois técnicos de urna e uma das eleitoras que apresentou impugnação na ata de eleição. Segundo o servidor do cartório, Iedo Ferraz, os dois eleitores que pediram a impugnação foram convidados, mas apenas um compareceu. Assim, apenas uma das urnas foi auditada. O objetivo, segundo o servidor, foi demonstrar a inviolabilidade física da urna, a integridade e autenticidade do software, que carrega todos os arquivos de programa que operam na urna; a correspondência entre o resultado presente na urna e o totalizado pelo TSE em Brasília e o comportamento do hardware e do software, conforme o esperado, a partir de todo o planejamento e organização e execução dos trabalhos pela Justiça Eleitoral.
Segundo o cartório, a eleitora demonstrou-se satisfeita e contemplada. Iedo explicou que há um espaço de tempo entre o número digitado para gerar a foto. “O que tem acontecido com a experiência é que existe um pequeno tempo depois que o número é digitado, até aparecer a foto do candidato. Existe um relatório que se pode extrair da urna, chamado log interno da urna, que demonstrou que, em algumas urnas de Porto Alegre, houve espaço somente de três segundos do voto do governador e presidente até a finalização da votação, ou seja, em três segundos ele votou para dois cargos e encerrou a votação, não houve tempo de gerar a foto. É impossível ter aparecido a foto tanto do governador quanto do presidente”, destaca. A auditoria da urna eletrônica está disponível para quem queira saber e conhecer.
Ele orienta que os eleitores realizem o procedimento da votação com calma. “Aguardando passo por passo, o processo dentro da urna. Ou seja, digita o número do candidato, aguarda aparecer a foto e em seguida confirma. Se digitar o número e em seguida confirmar, o voto será computado, mas a foto não vai aparecer porque a confirmação encerra aquela etapa”, explica.

GERAL - Eleições Tabela Urnas

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ