Principal / Geral / Projetos de estudantes do Pereira Coruja são destaques na MEP

Projetos de estudantes do Pereira Coruja são destaques na MEP

Alunos dos cursos técnico em Meio Ambiente, em Química e em Administração, do Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja, participam da 15ª Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional (MEP), promovida pela Secretaria Estadual de Educação.

A etapa regional da mostra ocorreu de forma simultânea em sete núcleos do Estado. Os estudantes de Taquari participaram em Santa Maria, nos dias 25 e 26 de setembro.
Dos quatro projetos enviados, três foram premiados: no eixo produção industrial, em primeiro lugar ficou o projeto Liofilização do mel, que consiste na transformação do Mel do estado líquido para sólido, desenvolvido pelos alunos Bruno Stancoviti, Gustavo Perottoni, Thaís Melo e Ana Paula Gonçalves.
No eixo ambiente e saúde, foi destacado em segundo lugar, o projeto Análise da capacidade de autogestão de resíduos sólidos urbanos em grandes fontes geradoras, dos estudantes Alexandra Duarte, Cristian Schaffer e Nélson Marques.
Na categoria recursos naturais, conquistou segundo lugar, o trabalho dos alunos Luís Gustavo Reis, Luís Paulo Lopes e Tauana Santos, com o projeto Construção de Biodigestor para produção de Biogás e Biofertilizantes.
A coordenadora pedagógica dos cursos técnicos do instituto, Luciene Pereira, destaca . “O resultado valida a importância do excelente trabalho realizado por professores e alunos”. Os projetos estarão expostos na Feira do Conhecimento e Feprotec, que serão realizadas na sede do Instituto, nos dias 6 e 7 de novembro.

Saiba mais sobre os projetos 

PROJETO LIOFILIZAÇÃO DO MEL

Objetiva a obtenção do mel em pó através do processo de liofilização. A liofilização se constitui na remoção da água através da sublimação, quando o mel congelado é submetido a condições de pressão muito baixas e colocado em câmaras herméticas, onde o ar de seu interior é removido através de bombas de autovácuo. Resultados preliminares das análises realizadas apontaram que o mel, em sua composição natural, não adquiria o estado desejado. Neste contexto, realizou-se a inserção de um aditivo alimentar, atingindo o objetivo da investigação. O aditivo é um composto a base de amido que atua como agente gelificante e espessante. As análises nutricionais realizadas evidenciaram que a transformação de estado não interferiu nas características relacionadas a sua composição, sabor e aroma. A investigação ainda contribui para a reflexão sobre novos produtos que podem utilizar a liofilização como alternativa para um manuseio mais prático e que possa evitar o desperdício.

ANÁLISE DA CAPACIDADE DE AUTOGESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM GRANDES FONTES GERADORAS

Tem como objetivo geral a análise da capacidade de autogestão de resíduos sólidos urbanos em grandes fontes geradoras. Para o estudo, os pesquisadores selecionaram o Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja, instituição de ensino local e uma grande fonte geradora de resíduos sólidos urbanos da cidade. Os pesquisadores buscaram verificar se o instituto seria capaz de gerenciar seus próprios resíduos sólidos urbanos, atendendo integralmente a todos os postulados da legislação ambiental brasileira, mediante um sistema que contemple a coleta seletiva e a destinação ambientalmente adequada dos materiais (reutilização, reciclagem e compostagem), a um custo financeiro mínimo e economicamente viável. Além da análise técnico-ambiental, foram realizadas conjecturas de ordem política, jurídica, econômica, social, cultural, ética e pedagógica sobre a problemática ambiental.

CONSTRUÇÃO DE BIODIGESTOR PARA PRODUÇÃO DE BIOGÁS E BIOFERTILIZANTES

O projeto busca desenvolver um biodigestor a partir de dejetos de animais para geração de biogás. A intervenção foi estruturada em etapas, sendo que culminou com a construção de um biodigestor utilizando materiais descartados. A pesquisa apontou que se trata de um assunto que precisa ser abordado e/ou divulgado para que possa ser entendido como uma alternativa de manejo correto dos dejetos bovinos, que pode contribuir para a redução do consumo de recursos naturais e comprova a existência de espaço para práticas empreendedoras neste segmento. Os resultados da parte prática da investigação apontaram que foi possível realizar a geração de biogás a partir dos dejetos de bovinos e, além disso, o resíduo acondicionado nas bombonas também pode ser aproveitado como biofertilizante. Os próximos desafios consistem em mensurar a produção de dejetos bem como a capacidade de produção de Biogás da propriedade investigada.

Além disso, verifique

Missão Municipalista chega em Taquari para reunir gestores da Amcserra, Amvarp e Amvat

A Famurs segue percorrendo o Rio Grande do Sul com a “Missão Municipalista: valorizando a ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ