Principal / Variedades / A tradição do baile de Kerb

A tradição do baile de Kerb

A diretoria do Esporte Clube Pinheiros realiza neste sábado, no Ginásio de Esportes do Clube, mais uma edição do Baile de Kerb. A festa tradicional da cultura germânica, há mais de 50 anos, ganhou o gosto dos taquarienses e vem sendo mantida, embora com algumas modificações.
O integrante da diretoria do Pinheiros, Rubens Bizarro Martins, 77 anos, participa destas festas há mais de 50 anos e lembra que ela era realizada no Grêmio Recreativo Alvi Negro. “No tempo que o Leo Wienandts era presidente do clube, promovia o baile de kerb. No começo era só o baile e durava três noites”, lembra Rubens, destacando que iniciava no sábado e ia até a segunda-feira.
Anos mais tarde, na década de 1980, quando João Bandeira Bizarro era o presidente do Alvi Negro, iniciou uma parceria com o Pinheiros para a oferecer os jantares. Com a construção do ginásio de esportes do Pinheiros, na década de 1990, os bailes de kerb passaram a ser realizados na sede do clube esportivo e têm sido mantidos mesmo com as mudanças na forma de realizar. “Continuamos com o título para manter essa tradição e esse tipo de cardápio que o pessoal gosta”, afirma Rubens.
Durante o jantar também se busca preservar os pratos daquela época. “Procura manter o cardápio dessa janta tradicional. Na parte de carnes, o porco é o principal. Se mantém as cucas caseiras feitas na comunidade e, no aproveitamento do porco, um dos principais é a linguiça. É característica do baile de kerb, da tradição germânica”, afirma.
Para o baile, a atração é a Banda La Paloma, de Paverama, com mais de 40 anos de atividade, que tem como característica os bailes de kerb e acompanha as modificações dos últimos anos. “Mudou um pouco a característica dos bailes de kerb onde antigamente só se tocava a bandinha instrumental e, hoje, o público pede um repertório mais mesclado”, conta o integrante da banda, Mateus Leite Vargas. Neste ano, será a quarta vez que a La Paloma vai animar o kerb do Pinheiros. “Nosso repertório é bem eclético. Damos ênfase a música instrumental, à famosa bandinha das ocktoberfest, e vamos até a música de bandas gaúchas, como canções consagradas na carreira de Os Atuais, San Marino e Terceira Dimensão. São marcas registradas do nosso repertório”.

Além disso, verifique

Uma noite deslumbrante

O Grêmio Recreativo Alvi Negro promoveu mais um Baile de Debutantes, no último sábado, 21 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ