Principal / Variedades / Muito mais que uma aula de música

Muito mais que uma aula de música

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Timótheo Junqueira dos Santos, no Rincão, área rural de Taquari, além das matérias obrigatórias, como português e matemática, os alunos têm um atrativo: o grupo Luz da Melodia.
Atualmente, 27 estudantes, do 3º ao 9º ano, integram a banda, incluindo dois ex-alunos que, mesmo cursando o Ensino Médio em outra instituição, não deixaram de participar.
As atividades iniciaram em 2013, na escola, com o grupo de flautas, quando eram disponibilizados recursos do programa federal Mais Educação. Com o aumento da demanda de alunos interessados em participar e a aquisição de mais instrumentos musicais, no ano de 2014 passou a ter dois formatos, o de Banda Marcial e o de Grupo Instrumental.
Hoje, sem o incentivo do Governo Federal, o grupo mantém-se com a realização de promoções. No ano passado, ganhou alguns instrumentos que pertenceram à Banda Marcial Municipal.
Os alunos que estão na banda começaram no grupo sem conhecimento algum sobre tocar um instrumento. Hoje fazem apresentações em diversos eventos escolares e municipais, como a Parada Natalina, a Feira do Livro municipal, a abertura da Semana da Pátria, abertura da Semana da Pessoa com Deficiência, Semana do Idoso, formatura dos Bombeiros Voluntários, inauguração do posto de saúde do bairro, 71ª Expansão da Chama Crioula na Lagoa Armênia, momentos cívicos na escola, entre outros. No repertório, o grupo procura incluir músicas que marcaram gerações com sucessos clássicos nacionais e internacionais, músicas folclóricas e regionais. Recentemente, passaram a tocar o Hino Nacional Brasileiro, uma das canções mais difíceis, e o hino Rio-grandense.
No último 7 de Setembro, alguns membros participaram de uma integração com os alunos da Banda Marcial da Escola Osvaldo Ferreira Brandão, no desfile cívico de Bom Retiro do Sul.
O grupo é regido pela professora de música Pâmela Goethel Dutra, e coordenação com a equipe diretiva formada pelas professoras Nara Haetinger (diretora) e Silvana Oliveira, a vice-diretora.

Mudanças na atitude em sala de aula

Aprender a tocar um instrumento é apenas um dos benefícios de quem está na banda. Os integrantes mostram avanços nos objetivos sociais como disciplina, socialização, autoestima, integração, e nos objetivos cognitivos, que são memória, concentração, coordenação motora, percepção, raciocínio lógico, entre outros.
O estudante Gustavo Gomes da Silva, 15 anos, sente que mudou seu comportamento desde que passou a trabalhar com a música. “Antes era muito agitado, qualquer coisa eu tava correndo”, conta. Hoje, mesmo não sendo aluno da Timótheo Junqueira dos Santos, porque está no 1º ano do ensino médio, segue na banda.
A vice-diretora e professora de matemática, Silvana Oliveira, diz que as mudanças são percebidas logo que o aluno passa a fazer parte do grupo. Ela cita o caso do aluno Juliano que está no grupo e não se concentrava na aula. “Ele era hiperativo, não participava das aulas, sem concentração e não aprendia matemática. Depois que começou a tocar, mudou. Quando chegou no 9º ano, era excelente, concentrado; continuava com as dificuldades, mas melhorou em termos de interesse, concentração em aula; tinha excesso de falta e não faltou mais”.
Para a professora de música, Pâmela, além de aprender a tocar um instrumento, o importante é o processo educacional. “Não é só o produto final. A apresentação do grupo é um dos objetivos, é a culminância. Mas, o mais importante é esta caminhada”, destaca.
O grupo musical é uma oportunidade de aprendizado extracurricular para quem está na área rural e uma opção nesta era em que os adolescentes estão voltados à tecnologia. “Eles se mantêm aqui, na localidade onde moram. É muito importante isto de estar dentro da escolas. Os pequenos acompanham os ensaios e ocorre esta troca”, salienta.

Além disso, verifique

Uma noite deslumbrante

O Grêmio Recreativo Alvi Negro promoveu mais um Baile de Debutantes, no último sábado, 21 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ