Principal / Geral / Prefeito diz que o plano será providenciado, mas para as reformas não há recursos disponíveis

Prefeito diz que o plano será providenciado, mas para as reformas não há recursos disponíveis

O incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, em 2 de setembro, trouxe à tona uma preocupação. A falta de prevenção e de manutenção em todo o País desses espaços que guardam a história.

Nesta semana, o jornal O Fato Novo esteve no Museu Casa Costa e Silva e constatou que os dois extintores do local estão vencidos e não há Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), emitido pelo Corpo de Bombeiros. O Museu, além do acervo mobiliário da família do Marechal Arthur da Costa e Silva, que presidiu o Brasil de 1967 a 1969, abriga a Biblioteca Pública Municipal, a Casa Açoriana, e objetos de demais personalidades locais, como Sofia da Costa e Silva e Frei Roque Ruschel.
Em diversas ocasiões, o jornal O Fato Novo tem mostrado os transtornos causados pelas goteiras e infiltrações que há na casa. A Hora do Conto, que acontecia no sótão, não é mais realizada.
O estudante taquariense Angelo Antônio Junqueira da Silva, 18 anos, esteve, nesta semana, na redação do jornal O Fato Novo e disse que a situação do museu é preocupante. “Já tinha visto que isto estava ocorrendo. Estive ali nesta semana, visitei todas as dependências. Fiquei apavorado e indignado com a situação. Ali, até os 9 anos morou o Marechal, antes de ir para a Escola Militar, e depois voltou presidente do Brasil, o único taquariense que voltou presidente. Nossa história está ali dentro”.
Ele destaca a necessidade de união da comunidade. “Se nós, povo taquariense, não nos unirmos, vai acabar. Tem um acervo que, se molhar, não tem recuperação, como o piano da Sofia da Costa e Silva. No quarto de casal, a cômoda e o roupeiro perderam os pés, tem muitos quadros que os funcionários conseguiram salvar as telas, mas as molduras não, e guardaram”.
Ele teme ainda o risco de incêndio, uma vez que as instalações são antigas e acredita que se a biblioteca for retirada do local a casa poderá ser fechada.

O que diz a prefeitura

O Fato Novo questionou a prefeitura, nesta semana, sobre a situação. Através da assessoria de imprensa, houve a seguinte manifestação:
“A Prefeitura de Taquari salienta que valoriza a democracia e os direitos civis em sua integridade, de modo que abomina as atrocidades cometidas entre 1964 e 1985. O período da Ditadura produziu memórias que muitos brasileiros preferem esquecer. O Museu Casa Costa e Silva é um espaço que remete a um dos ditadores que contribuiu para os anos de chumbo no Brasil. Cabe ressaltar que o município não é proprietário do local, sendo que o mesmo pertence ao IPHAN – INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL e é cedido ao município. Qualquer obra ou alteração depende da aprovação do referido órgão. Como o local também armazena os livros da biblioteca municipal, a Prefeitura está buscando alternativas para preservar o acervo em outro espaço, o qual possui grande valor histórico e cultural, com milhares de exemplares. A Prefeitura de Taquari reforça que mantém o espaço do Museu Casa Costa e Silva em condições de segurança para os profissionais que lá trabalham. Atualmente a Prefeitura não dispõe de recursos para atender às demandas da população e ao mesmo tempo investir no museu que foi casa de um dos representantes da Ditadura. Como é bem reconhecido, a Administração ainda precisa trabalhar com atrasos de milhares de reais em repasses do Estado e cortes frequentes do Governo Federal, inclusive na manutenção da cultura. Deste modo, no momento é impossível para o município dispor recursos para investir no Museu Casa Costa e Silva”.
Como não houve manifestação sobre o PPCI da Casa, na tarde de ontem o jornal questionou o prefeito Emanuel Hassen de Jesus. Ele disse que será providenciado na próxima semana e que houve uma falha.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ