Principal / Variedades / João Tomás de Araújo Quadros e Selma Santiago de Quadros celebrará no próximo 18 de setembro70 anos de casamento

João Tomás de Araújo Quadros e Selma Santiago de Quadros celebrará no próximo 18 de setembro70 anos de casamento

O casal João Tomás de Araújo Quadros, 90 anos, e Selma Santiago de Quadros, 87 anos, celebrará duas datas especiais no próximo 18 de setembro. Além do aniversário de João Tomás, eles comemoram mais um aniversário de casamento: o 70º.
Nesse ano não está programada a realização de festa, embora a família sempre se reúna. O casal diz que tem o que comemorar. “A melhor coisa que tem para um casal idoso é ter uma família sem problemas, porque isso não é fácil. É a melhor herança que a gente pode ter, os filhos todos com saúde e nem um neto que dê problema”, destaca João Tomás.
Morando no Rincão São José há 14 anos, eles residiam na localidade de Beira do Rio. Ele nasceu na região onde tinha a Ponte da Revessa e ela na divisa com Bom Retiro do Sul.
Ele trabalhava na agricultura e no comércio do seu pai. Conheceu Selma e foi para o quartel, onde ficou por um ano. “Vim do quartel em maio e casamos em setembro. Ela ficou esperando eu voltar”, lembra. Alguns anos depois, ele passou a trabalhar no Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais (Deprec). Ficava a semana fora de casa, enquanto Selma cuidava da casa e dos filhos.
Questionados se a vida de casados foi muito difícil, ela responde: “Não. De pobre, mas não faltou comida”.
Pais de quatro filhos, todos deixaram a família cedo para estudar e trabalhar em Porto Alegre. O mais velho foi morar com o tio aos 11 anos. “Naquele tempo não tinha serviço aqui e os filhos saíram de casa cedo. Para ir para a escola era difícil. O transporte era bicicleta ou a cavalo. A escola, a Francisca Calçada, perto da divisa com Bom Retiro”, lembra. Os filhos estão morando em Porto Alegre e um em Santa Catarina. “É só nós aqui, os vizinhos e sobrinhos. Ele tem muitos sobrinhos”, conta Selma. Para ocupar o tempo, ele cuida da horta e ela, das flores. “Pra nossa idade, a saúde é boa. Dormimos bem, sem dor. Isso já é difícil até para uma pessoa mais nova”, avalia João Tomás. “Médico, muito pouco nós vamos. A Unimed tem lucro com a gente, é melhor assim”, completa Selma. O casal têm 11 netos e sete bisnetos, mas nem um trineto. “Agora não é como antigamente, não casam tão novo”, diz Selma.
Sobre as mudanças que viram ao longo dos anos, destacam: “Me criei em época diferente, mas uma coisa que eu, embora com a idade que tô, acho muito certo é o problema do casamento. Tem um juramento fácil, respeitar até que a morte separe. Mas amanhã ou depois, já estão separados. Isso, até a religião deveria tirar. Acho que é muito melhor assim. Antigamente, uma mulher tinha que se sujeitar a viver com um homem que tava decepcionando, mal tratando, com vício de carta e de álcool”, ressalta João Tomás. “Essa de a mulher trabalhar é muito bom”, diz Selma.

Além disso, verifique

Uma noite deslumbrante

O Grêmio Recreativo Alvi Negro promoveu mais um Baile de Debutantes, no último sábado, 21 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ